Que tal tornar sua empresa mais produtiva e aumentar seu potencial de sucesso no mercado? Um dos passos que poderá lhe ajudar a chegar nesse resultado é contratar uma Consultoria em Melhoria de Processos.
É provável que você queira saber como e por que você deveria estar se preocupando com isto. Então, continue lendo esse artigo que explicaremos.
Quer conhecer, analisar e melhorar a sequência das atividades da sua empresa? Então descubra “Como realizar Mapeamento de Processos“.
Pra que porte de empresa é indicada uma Consultoria em Melhoria de Processos?
Você pode achar que realizar uma consultoria em melhoria em processos é coisa para grandes empresas. Ou você também pode acreditar não precisa de orientação porque já executa as atividades do seu negócio da melhor forma possível.
Se você está pensando desta forma, saiba que pode estar enganado. Pois, uma consultoria em melhoria de processos pode ser implantada tanto para um micro ou pequeno negócio (MPE) que deseja estruturar e formalizar seus processos quanto para uma grande empresa que deseja avaliar e otimizar suas rotinas empresariais constantemente.
Contudo, se você acredita que já realiza os seus processos das melhores formas possíveis, realmente pode ser que isto ocorra. Porém, vale ressaltar que sempre existe uma maneira melhor de realizar ou produzir algo. Este princípio é conhecido por Melhoria Contínua.
Como se dá a atuação da Consultoria?
Mapeamento dos Processos Atuais
As consultorias em processos costumam iniciar com o mapeamento dos processos (modelagem) , retirando um “raio-x” dos processos da forma como eles estão sendo executados no período atual (AS-IS).
Como resultado da utilização de ferramentas adequadas para cada necessidade e uma boa técnica para realização desse mapeamento com os colaboradores envolvidos na execução, costuma-se desenhar e “espelhar” o fluxo das atividades e outras informações que são inerentes a determinados processos.
Essa é uma fase bem importante, pois os colaboradores passam a revisar, não só mentalmente, mas de modo visual, como e quais processos e atividades executam.
Avaliação dos Pontos Críticos e Gargalos do Processo
Após chegar ao mapa que melhor represente o processo desenhado, chega o momento de entrar na fase de avaliação. Neste momento, consultorias tem tido ótimos resultados com a interação dos próprios colaboradores envolvidos nos processos, pois eles são os que mais conhecem os gargalos e erros que normalmente acontecem durante suas execuções.
Contudo, o consultor especialista também avaliará, de maneira técnica, quais pontos possuem indícios de ineficiência. E com base nisto, irá propor ações para eliminar ou mitigar cada um destes problemas.
Redesign e Melhoria do Processo
A empresa poderá atualizar e redesenhar seus novos processos (TO-BE), agora passados por melhorias, padronizando e formalizando-os junto com os colaboradores. Uma das alternativas de padronizar os processos é criar os Procedimentos Operacionais Padrão (POP).
A partir deste modelo, os colaboradores estarão mais suscetíveis a aceitar as mudanças, uma vez que houve a participação deles no desenvolvimento e execução da consultoria.
Dessa forma, eles se sentirão mais participativos no processo de mudança e melhoria da empresa. E consequentemente, aumentarão o senso de auto responsabilidade e autoconfiança nos seus trabalhos diários.
Padronize os processos da sua empresa utilizando o “modelo de POP” e passe a minimizar desperdícios e otimizar a qualidade das atividades realizadas pelos seus colaboradores.
Sim mas…Quais são os benefícios gerados?
Vamos lá! Os principais Benefícios de uma Consultoria em Melhoria de Processos são:
Eliminação de Erros e Gargalos e Aumento de Produtividade
Através da consultoria, as organizações têm mais chances de aumentarem seus desempenhos empresariais, eliminando gargalos, erros ou inconsistências durante a execução dos processos.
Aumento e Manutenção da Qualidade dos Produtos
Com o ajuste nos processos e com sua padronização, aumenta-se o potencial de manutenção da qualidade na entrega do produto ao cliente. Ao mesmo tempo que o deixa mais satisfeito – maximizando as chances de fidelização.
Alinhamento entre Setores
Muito dos erros e gargalos que acontecem durante a execução de um processo são originados durante a transferência de documentos, materiais ou informações entre setores numa organização.
Redesenhando essas interações, a empresa tem grandes chances de executar melhor os processos que envolvem diferentes departamentos.
Engajamento dos Colaboradores
Por se sentirem participativos e valorizados durante o projeto executado, os colaboradores costumam aumentar seu engajamento no processo de melhoria contínua e trabalhar com mais afinco nas novas práticas propostas.
Integração dos Processos com o Objetivo da Empresa
Muitas vezes existem atividades sendo realizadas que não estão alinhadas com o real objetivo da empresa. E nunca (nem colaborador, nem gestor) pararam para pensar o porquê de estarem realizando-a.
Eliminando estas atividades, a empresa pode direcionar seus esforços para àquelas tarefas que realmente agregam valor.
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