Como gerar leads através do Linkedin Ads?

Antes de explicar quais as formas para gerar leads através do Linkedin Ads, inicialmente, é necessário saber o que são os leads, termo este que vem sendo usado diariamente no mundo virtual. 

Dito isso, vamos entender o conceito principal do lead, justamente para contextualizar melhor o tema. 

O que são leads?

Resumidamente, os leads são pessoas que, em algum momento, demonstraram algum tipo de interesse nos seus produtos pela internet. 

O lead também pode ser considerado como um cliente potencial, que em um determinado momento, pode representar alguma oportunidade de negócio. Esse cenário acontece, por exemplo, quando ele pesquisa por “AVCB preço” no Google. 

Na prática, a empresa consegue saber se o usuário possui algum interesse, quando o mesmo baixou um material, fez algum orçamento, ou quis ter a experiência que o produto da companhia pode proporcionar. 

Em troca, as companhias pedem que o usuário deixe algum contato para que posteriormente, a empresa possa construir uma relação com o potencial cliente. 

Para ser mais direto, o lead é um usuário que está ao alcance da empresa, independente do canal digital que ele estiver. Ou seja, o usuário precisa só ter interesse em impermeabilização com manta asfáltica SP, para a empresa já identificá-lo. 

Conforme o Inbound Marketing começou a ganhar mais popularidade, simultaneamente o termo lead ficou mais conhecido também. 

Na verdade, muitas pessoas que fazem parte do mundo dos negócios, e que trabalham diariamente com marketing, sabem a frequência que esse termo é utilizado. 

Para quem não sabe, o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que busca fazer o inverso. 

Mas como assim? Vamos lá. Desde os primeiros anos quando a venda começou a ser praticada, era o vendedor que precisava ir até o cliente para que ele conseguisse realizar a venda do seu produto. 

O Inbound Marketing usa um conjunto de estratégias que busca o inverso do que era praticado. No caso, os clientes vão até à empresa. Esse, é o cenário perfeito para uma loja de tubos e perfis de alumínio, onde os trabalhos são feitos para trazer o cliente até o estabelecimento. 

Através das táticas, o cliente percebe que a empresa tem os produtos que serão fundamentais para sanar suas principais necessidades. 

Esse sentimento pode ser observado em diferentes cenários. Inicialmente, podemos citar a estratégia de SEO, que consiste em uma série de ações que coloca a empresa entre os primeiros da pesquisa no ranking da Google. 

Para que você possa entender melhor, o Google possui por trás, alguns algoritmos que são responsáveis por categorizar cada site. 

Conforme o site produz conteúdos relevantes para o público, a tendência é que o próprio site ganhe posições melhores no ranking da Google. 

Vale pontuar que, o SEO é uma estratégia que busca alcançar clientes de maneira orgânica. Inclusive, é um ótimo modo para que uma loja que vende eliminador de gotas em PVC consiga aumentar suas vendas. 

Em outras palavras, significa que a estratégia não envolve muito investimento para alcançar o público-alvo. Por outro lado, temos o Marketing de Conteúdo, que também envolve uma série de ações que leva a empresa a ter um outro posicionamento no segmento. 

Quando aplicado, o Marketing de Conteúdo busca alcançar mais leads para a empresa, de modo que futuramente eles possam se tornar clientes. Assim, a empresa de conserto em tanque de polipropileno, por exemplo, consegue manter o seu número base de clientes. 

Além da busca por novos clientes, esse tipo de marketing também faz com que a companhia tenha uma autoridade maior dentro do segmento em que atua. 

Sabemos que, nos dias atuais, ter autoridade dentro de um segmento é um fator determinante para os clientes. 

O fato é que estamos em um mercado cada vez mais competitivo, onde várias empresas buscam melhorar os seus resultados. No fim, o consumidor se depara com as seguintes vantagens:

  • Preços mais acessíveis;
  • Produtos melhores;
  • Atendimento melhor;
  • Ambiente mais estruturado.

Nesse cenário, quem acaba ganhando com essa competitividade é o consumidor, que terá acesso a produtos com mais qualidade. 

A busca por novos leads também favorece a empresa diante das outras, isso porque ela terá uma base de clientes que realmente teve uma conexão com a empresa.

 Esses mesmos clientes, dentro de uma empresa de elaboração de projeto de terraplenagem, por exemplo, serão os mais fiéis no negócio. 

Como dito já no início do artigo, essa conexão pode surgir por um simples interesse em um produto ou serviço da companhia. 

Esses mesmos leads passam por um processo que é chamado de funil de vendas. O funil de vendas, resumidamente, é uma jornada de compra em que a empresa e o cliente participam. 

Dentro desse funil, a empresa precisa saber quais abordagens devem ser feitas para não comprometer o trabalho da equipe de marketing. 

Nesse processo, a empresa precisa contar tanto com a equipe de marketing, quanto a equipe de vendas. Como já é de se imaginar, a equipe de marketing fica responsável por desenvolver as estratégias certas a serem tomadas. 

Já a equipe de vendas, precisa ficar em uma posição mais estratégica de modo que eles não atrapalhem os trabalhos dos marketeiros. 

Toda essa sondagem é feita para saber qual abordagem deve ser realizada no cliente, afinal, o cliente pode estar passando por vários sentimentos na jornada de compra. 

Uma hora ele pode estar pronto para comprar um produto, outra hora ele pode nem ter um perfil que possa favorecer alguma compra futuramente. 

Quando você se deparar que conseguiu um lead, tenha em mente que é necessário nutrí-lo para que ele possa permanecer engajado com as propostas do site. 

Trata-se da nutrição, uma etapa fundamental do funil de vendas, onde a empresa pode disparar diversos conteúdos, nos mais variados formatos para os seus clientes. 

Dito isso, já podemos compreender até agora que o lead é um usuário que está ao alcance da empresa de torná-lo um ótimo cliente. Desse modo, podemos entender o que é o Linkedin Ads, que para alguns, é uma rede social corporativa não tão popular como Facebook e Instagram, obviamente. 

O que é Linkedin Ads?

De maneira direta, o Linkedin Ads é um gerenciador de anúncios da rede social. Nesse caso, por mais que o Marketing de Conteúdo use materiais não pagos, você deve considerar a ideia de pagar alguns anúncios. 

Todo esse trabalho vem sendo desenvolvido justamente para melhorar a presença digital da marca na rede social. 

Considerando que o Linkedin possui vários recursos para otimizar o relacionamento com a empresa e seus leads, a rede social disponibiliza outras ferramentas que aumentam a aproximação da marca com os leads justamente para estreitar o relacionamento entre ambos.

Como anunciar no Linkedin Ads? 

Para muitas pessoas, anunciar no Linkedin Ads é um processo complexo, porém, essa complexidade ocorre por conta da desinformação. Desse modo, vamos mostrar o passo a passo que você pode seguir para começar os seus anúncios. 

1. Acesse o gerenciador de campanhas

O primeiro passo que você precisa dar, é acessar o gerenciador de campanhas para escrever o nome da sua respectiva campanha. 

Lembre-se, com esse título você poderá garantir uma maior facilidade de visualização dos usuários na internet. 

2. Defina o seu objetivo

Em seguida, você precisa definir o objetivo da sua campanha. Caso queira gerar mais leads, se atente aos recursos que o Linkedin apresenta nessa parte. Felizmente, a rede social já apresenta uma das metas mais usuais para que você não perca tanto tempo escolhendo. 

3. Escolha o público

Por mais que você já tenha pensado em dar um nome para sua campanha, e definir os seus objetos, é necessário segmentar as mensagens que você pretende passar. 

A ferramenta, por sua vez, é bastante completa, e permite ao usuário fazer uma customização de modo que ele possa detalhar os fatores de uma manutenção hidráulica, por exemplo. 

4. Defina o formato do anúncio

Assim como nas outras redes sociais, o Linkedin também disponibiliza vários formatos para postar. De acordo com o tema do seu anúncio, é preciso escolher o formato que mais se encaixa com a mensagem que deseja passar. 

5. Escreva o seu anúncio

Chega a parte mais prazerosa do anúncio, que é usar todas as ideias que você tinha em mente para construir o formato desejado. Vale apontar que, a mídia precisa atingir o seu público, e não um público aleatório. 

Uma das dicas, é usar o CTA, para que você possa induzir, de alguma maneira, o usuário a clicar no seu link. Coloque algo como “Baixe meu Ebook sobre Cadri” ou algo do tipo. 

O valor também é essencial, visto que muitas pessoas preferem já saber o valor do que entrar em contato com o vendedor. 

6. Escolha a forma de pagamento

Quase finalizando, você precisa escolher a forma de pagamento que irá bancar toda a atividade que será iniciada com o seu anúncio. A própria plataforma irá sugerir alguns planos, portanto, escolha o que te dará mais resultado. 

7. Defina um orçamento e os horários

Antes que você feche qualquer tipo de anúncio na rede social, procure fazer alguns testes para garantir que o engajamento aconteça.

8. Monitore sempre

Após você ter finalizado todo o anúncio, procure monitorá-lo para que você possa saber quais pontos precisam ser melhorados. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.