Você já ouviu falar em inteligência do varejo?

Inteligência do varejo você sabe o que é e como se aplica? Mais e mais mundos online e offline estão se fundindo, e não há mais uma linha que limite esses dois meios.

Com isso, o varejo é um mar de possibilidades para essa fusão, principalmente em um momento de mudanças profundas, em que o mercado passa por uma reformulação.

Assim como um shopping não é mais apenas um shopping, mas um centro de convivência e entretenimento, as tecnologias livremente representadas pela IoT (Internet of Things) ou Internet das Coisas, desempenham um papel fundamental nesse contexto.

Isso porque elas permitem diversas análises que levam a ações muito efetivas e conscientes. Logo, a Internet das Coisas não é mais uma tendência, é uma realidade e você pode usá-la para o seu negócio de varejo.

A inteligência na jornada do consumidor

Há alguns anos, a inteligência artificial era vista como algo muito distante da realidade. Hoje ela está presente em algumas atividades cotidianas do varejo e se tornou um fator de inovação.

O uso de recursos de IA traz inúmeros benefícios para clientes e empresários tanto de uma empresa especializada em licenciamento ambiental como para os clientes e empresários dos mais diversos segmentos de varejo.

A IA está ajudando os varejistas a entender as necessidades dos consumidores e prever seu comportamento, tornando a experiência de compra mais flexível por meio da personalização de produtos, entrega, devoluções, trocas e solução de problemas.

Sem dúvida a inteligência artificial pode ser utilizada para analisar todas as variáveis ​​possíveis para melhorar a eficiência operacional, rentabilidade, reduzir custos e aumentar a receita da empresa.

Isso ocorre porque quase todo mundo tem um smartphone no bolso ou um tablet em casa e usa diversos aplicativos todos os dias para:

  • Compras;
  • Redes sociais;
  • Transporte;
  • Localização;
  • Conversas;
  • Troca de imagens e mensagens.

E esses recursos técnicos que acompanham as pessoas todos os dias são fontes de informação muito relevantes para o varejo.

Além disso, são importantes para que os segmentos industriais, como uma empresa de licença ambiental, obtenha mais estratégias e recursos para regulamentar os varejos vigentes e novos que estão surgindo a cada dia de forma prática.

Além disso, no setor de varejo propriamente dito os gerentes de lojas e shoppings já têm acesso a dados sobre o comportamento de gastos das pessoas.

Tudo isso graças à Internet das Coisas, que fornece os principais detalhes relevantes e informações importantes sobre a jornada do consumidor, que podem ser usados ​​para melhorar investimentos, serviços, operações e processos.

Seja de uma empresa de dobra de chapas, uma de logística e em qualquer setor e segmento de negócios de vendas de produtos e serviços.

São dados que podem ser transformados em ações efetivas e que estão transformando a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes.

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Conheça algumas tecnologias usadas no varejo

Além de conseguir uma explicação rápida em segundos, a inteligência usa código e dados. Mas de fato a  IA pode ser mais útil do que isso. Ou seja, além de examinar os dados, ele emite uma série de comandos e é capaz de fazer o que um humano pode fazer.

Imagine que há alguns anos você precisava de uma gestão de serviços TI e talvez tivesse que pesquisar nas listas de discussão para encontrar a melhor opção em sua área. Hoje, as máquinas atendem você em segundos.

Portanto, também é importante entender algumas das técnicas utilizadas em varejos em geral, seja em e-commerces, marketplaces, lojas virtuais, entre outras opções. Confira:

Aprendizado de máquina (ML)

A inteligência artificial usa uma técnica chamada machine learning, ou aprendizado de máquina, na qual os computadores podem evoluir. Nesse uso o processamento de dados e o reconhecimento de padrões são mais rápidos.

Nesse sistema as máquinas monitoram a atividade no local e têm uma forma de saber quais são os padrões. Assim, quando a pessoa faz pesquisas online, o sistema reconhece se ela já fez essa e outras pesquisas nos motores de busca.

Com isso, uma empresa de consultoria tratamento de efluentes, por exemplo, pode mapear quais os padrões de necessidade e pesquisas que as organizações mais procuram ao buscar termos semelhantes aos sérvios ou outros que possam agregar ao serviço.

Isso ajuda a empresa a fornecer de acordo com que as outras empresas mais procuram ao contratar um serviço de consultoria. Isso porque estamos falando de um negócio B2B (Business to Business).

Aprendizado Profundo (DL)

Essa é uma técnica usada pela inteligência que se tornou com sucesso uma evolução do aprendizado de máquina. Assim, o aprendizado de máquina entende como usar e contextualizar bem as informações para o seu negócio.

Com isso, a tecnologia utiliza uma rede bastante complexa para distinguir entre o que é uma busca casual e resultados que podem ser mais relevantes para o usuário. Por esse motivo o aprendizado profundo sabe identificar melhor os pensamentos humanos.

Ou seja, com essa ferramenta você pode aumentar as chances de uma empresa terceirizada de limpeza de escritório, por exemplo, atender exatamente o que o cliente deseja, evitando que ele encontre e compre os serviços com seus concorrentes.

Dessa forma, as chances de obter um resultado maior também são aumentadas. Lembre-se que seu cliente é um ativo muito importante, porque é ele quem ajuda a gerar lucros no negócio.

Processamento de linguagem natural (PLN)

Outro fator relevante na inteligência artificial é o processamento de linguagem natural. 

Ele é responsável por refinar os resultados para ajudar a tornar os dados mais humanos e naturais, seja no planejamento da entrega de pizzas ou em pesquisas de empresas áreas contaminadas, por exemplo.

Isso pode até ser importante para e-commerce que usa chatbots para ajudar os clientes, afinal a tecnologia existe em PLN.

No entanto, os robôs não poderão tirar o máximo proveito da inteligência ou usar a linguagem para ajudar os clientes em algumas situações de atendimento.

Além disso, o bom uso da linguagem e a má utilização dos elementos tornam o bot artificial, independentemente da forma como auxilia o consumidor, mesmo que seja na compra de sucata de alumínio.

Na verdade, humanizar é uma pauta muito importante, então não deixe que isso seja esquecido dentro da sua empresa. Faça com que o cliente se sinta diferente durante o atendimento, por exemplo chamando-o pelo nome em vez de “cliente” ou “usuário”.

Totens de autoatendimento

Este é um exemplo clássico que é muito comum em aeroportos, shoppings e restaurantes. Como o nome sugere, os totens de autoatendimento permitem que os clientes realizem ações por conta própria de forma técnica e dentro de um espaço físico específico.

A maioria dos clientes abraçaram bem essa inovação tecnológica no atendimento, porque simplificam o processo de compra, proporcionam mais autonomia e dão aos consumidores a liberdade de fazer o que quiserem.

Aplicativos e códigos QR

Esses aplicativos são opções convenientes e práticas para os clientes que querem comprar online e receber em casa ou retirar na loja. Eles são práticos, rápidos e otimizados no tempo para empresas e clientes.

Além disso, à medida que as pessoas voltam a fazer compras em lojas físicas, estão mais inclinadas a marcas que oferecem experiências digitais positivas durante a pandemia.

Os códigos QR, por sua vez, economizam papel e permitem a leitura de cardápios ou portfólios de produtos por meio de celulares. Ou mesmo uma forma de pagamento muito mais eficiente, flexível e rápida através do PIX.

Sites e portais de clientes

Sites e portais de clientes oferecem mais do que apenas deixar informações sobre uma empresa. Eles permitem que os clientes executem determinadas ações, como agendar compromissos, reservar produtos, gravar consultas e muito mais.

O ideal é que essas páginas sejam responsivas a smartphones, além de serem completas e intuitivas. A maioria das pessoas usa o dispositivo para suas operações diárias, então nada supera uma empresa que também oferece esse recurso.

Pagamento digital

No auge da pandemia, poucas moedas e notas estavam em circulação. Com a ascensão das compras online, os pagamentos digitais entraram e continuam existindo.

Os bancos digitais conquistam mais clientes, por isso torna-se crucial que empresas de diversos setores adotem novos métodos de pagamento digital.

Os varejistas podem aproveitar essa alternativa para facilitar a experiência de compra e checkout dos clientes. Além disso, quanto mais opções de pagamento estiverem disponíveis, maior a chance de que usuários diferentes façam compras.

Os benefícios da transformação digital no varejo

Sem dúvida, a transformação digital no varejo através da inteligência artificial é algo indiscutível.

Já citamos alguns benefícios práticos nos exemplos, mas, para resumir, vamos listar agora os principais benefícios de implementar esses recursos tecnológicos inteligentes no seu negócio de varejo. Confira:

  • Diminuição de despesas e custos;
  • Aumento perceptível da produtividade;
  • Crescimento escalável das vendas;
  • Melhora na experiência do cliente;
  • Maior engajamentos dos clientes com as empresas;
  • Processo otimizado.

Vale ressaltar que o envolvimento de gerentes e diretores é fundamental para o sucesso na digitalização dos negócios, assim o alinhamento máximo entre tecnologia e estratégia pode ser assegurado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.