Como o inbound marketing é essencial para empresas B2B

Numa era de atenção curta e informações abundantes, ninguém quer perder tempo lendo ou assistindo anúncios. É um comportamento que desafia as empresas a criar novas formas de falar com seu público, e o Inbound Marketing é uma das melhores ferramentas para te ajudar nessa missão.

Ele permite desenvolver maneiras de atrair os consumidores, ganhar sua confiança e a partir daí lançar uma oferta, evitando o desânimo que a maioria das pessoas sente ao ver um anúncio tradicional e fazendo a sua organização se posicionar como uma referência que merece ser acompanhada.

 

O que é Inbound Marketing?

A transformação digital fez com que as pessoas tivessem mais poder sobre a produção e o consumo de conteúdo. Hoje podemos identificar e pular anúncios em questão de segundos – e quando isso não ocorre, gera apenas frustração.

Essa dinâmica fez com que as empresas tivessem de reinventar seu marketing, usando o próprio conteúdo – e não apenas a publicidade – como uma forma de chamar atenção, e dando origem ao Inbound Marketing.

De forma resumida, o Inbound Marketing é uma estratégia baseada em conversar com seus consumidores, ao invés de apenas tentar vender para eles.

Ele se baseia na entrega de valor para seu público-alvo, através de informações que o ajudem a ter melhores resultados, entretenimento com base nos seus interesses específicos, conteúdos interessantes para eles compartilharem com os amigos e assim por diante.

Na prática, um profissional ou uma equipe de Inbound Marketing vão publicar materiais atraentes em sites, blogs, redes sociais, fóruns e outros espaços frequentados pelos seus potenciais consumidores, atraindo sua atenção. 

O Inbound marketing faz com o que o consumidor vá até a empresa, de forma orgânica, e não que a empresa interrompa a experiência do usuário com um anúncio em uma rede social por exemplo. É um marketing mais passivo, onde não há prospecção em busca de negócios, mas sim geração de valor.

Por que o Inbound Marketing é importante para empresas?

O Inbound Marketing é contrário ao marketing de interrupção, no qual as pessoas estão lendo ou assistindo algo por vontade própria e, de forma inesperada, surge uma propaganda. Esse modelo se tornou cada vez menos tolerável conforme ganhamos mais poder sobre a comunicação.

A maior parte das pessoas vai fechar uma propaganda no Youtube ao final dos 5 segundos, mas não terá problemas em assistir 10 minutos de vídeo que apresentem um conteúdo útil e, de forma discreta, falem sobre os produtos e serviços da sua empresa, por exemplo.

Além de permitir um contato mais natural entre a organização e o público, o Inbound Marketing também possibilita uma ampla coleta de dados, em espaços como o site da empresa e as suas redes sociais.

O modelo favorece uma estratégia de Inteligência de negócios, ao mostrar quantas pessoas leram um certo artigo no seu site até o final, ou como elas responderam a determinada foto que você postou no Instagram, por exemplo.

Como aplicar o Inbound Marketing numa empresa B2B?

O Inbound Marketing tem um grande aprofundamento estratégico, mas pode ser visto superficialmente como uma abordagem informal, e por isso negócios B2B nem sempre reconhecem o potencial das suas ferramentas.

Ainda que a relação entre B2B e Inbound Marketing seja um pouco mais complexa, é possível fazer os dois trabalharem de forma conjunta – para isso basta lembrar que, numa empresa, as decisões são tomadas por pessoas.

Um exemplo disso é o trabalho que muitas organizações realizam através do LinkedIn, encontrando diretores, vice-presidentes, empreendedores iniciantes e vários outros líderes com quem podem fazer negócios.

Mesmo nesses casos, é normal que o negócio B2B precise ter mais cautela em sua entrada no Inbound Marketing, já que há vários fatores envolvidos na decisão de compra da outra empresa. É importante pensar numa equipe qualificada, seja organizando o trabalho internamente, seja formando parceria com uma das muitas startups que oferecem produtos e serviços na área.

Um modelo como o Design Thinking, que se baseia na coleta constante de informações e adaptação às necessidades do mercado, pode ser a chave para manter a comunicação alinhada com o que está acontecendo no mundo e os interesses da sua audiência.

O Inbound Marketing é sobre conversas, e as pessoas gostam de conversar sobre questões atuais. No marketing B2B, os temas podem envolver mudanças na tecnologia, políticas econômicas e comportamento do consumidor, por exemplo.

São tópicos onde sempre há algo novo; e a sua organização pode se posicionar enquanto uma autoridade na área ao entregar informações recentes e análises qualificadas sobre o que fazer em seguida.

Além de seguir as tendências, também é possível investir algum tempo na criação de conteúdo evergreen; materiais que continuarão relevantes daqui a 5 ou 10 anos.

Lembre-se de trabalhar com temas que são importantes para os clientes em potencial, mesmo quando não tiverem relação absoluta com os seus produtos.

Assuntos como liderança, gestão e estratégia sempre vão interessar os tomadores de decisão numa empresa, e podem ser coringas na comunicação B2B. Você pode realizar algumas sessões de brainstorming para encontrar formas variadas de abordar esses temas.

O Inbound para empresas B2B também é fortalecido pela atuação de colaboradores em diferentes áreas. Estes profissionais podem trabalhar com o time de marketing para criar conteúdos sobre finanças, atendimento, RH, vendas, e assim por diante.

Para isso, é importante que o ambiente da companhia favoreça a criatividade e a inovação, assim os colaboradores estarão sempre descobrindo e formulando novas ideias, as quais podem ser aplicadas na estratégia de Inbound Marketing.

Nesse caso, é interessante construir uma linha de conteúdos que ajude os profissionais de outras empresas a fazer uma venda interna, para quem vai tomar a decisão de compra.

Digamos que você oferece um software de RH e está produzindo alguns conteúdos para falar com quem trabalha na área. É possível que essas pessoas tenham de convencer um diretor da empresa a adquirir sua ferramenta, e você pode facilitar esse processo criando materiais para elas apresentarem aos responsáveis.

Conclusão

O Inbound Marketing é uma ferramenta versátil e capaz de atrair novos clientes para organizações de todos os portes – a sua estratégia pode envolver centenas de conteúdos em diversas plataformas, ou começar com um perfil e algumas postagens no LinkedIn, por exemplo.

O mais importante é entregar conteúdo de valor, algo que desperte o interesse dos seus consumidores e faça eles pensarem na sua empresa como uma fonte confiável de informação e uma referência no mercado onde atua!

Esse artigo foi escrito pela AEVO, a maior plataforma de Gestão de Inovação da América Latina.