Dicas para converter mais em landing pages

As landing pages são espaços na web essenciais para quem deseja obter melhores resultados com o universo online, isso porque elas são fundamentais para que você converter mais leads ao seu negócio. 

Quando falamos sobre a conversão, nos referimos a um processo de marketing que se caracteriza pela mudança de status de um usuário, que sai do estado de ser apenas um admirador da sua marca e toma alguma ação que demonstre interesse em consumir o que você oferece. 

É nesse cenário que ele se torna o que chamamos de lead, que também dentro do universo do marketing, diz respeito a uma condição daqueles que tomaram alguma atitude que demonstra interesse no que você oferece. 

Essa atitude pode ser desde colocar alguns produtos da sua marca no carrinho de compras até mesmo preencher um formulário solicitando o contato de algum representante da sua marca, qualquer atitude que parte de livre e espontânea vontade do usuário, o categoriza como um lead. 

Todo negócio possui leads, desde uma empresa que oferece serviços de consultoria em TI até mesmo uma marca que vende artigos de decoração. E com a chegada da era digital, conquistar novos leads nunca foi tão simples. 

Não é novidade para ninguém que o universo digital mudou por completo a maneira como as empresas realizam os seus processos de vendas e até mesmo a forma como captam e se relacionam com seus clientes. 

Nos últimos anos, os sites de vendas, mais conhecidos como e-commerces, tomaram uma grande proporção no mercado e se tornaram um dos principais estilos de negócios dos últimos tempos, fazendo com que o sonho de ter o próprio negócio fosse ainda mais acessível. 

Entretanto, ter um negócio online não se baseia apenas em ter um espaço na internet com produtos e serviços de qualidade, mas também é saber construir espaços que levem os usuários a se interessarem pelo que você oferece. 

Para que uma empresa especialista em manutenção em pabx SP, por exemplo, converta novos leads através de seu site, é preciso saber como fazer isso de maneira eficiente, simples e rápida. 

E foi pensando nisso que as landing pages surgiram aos poucos e foram tomando um grande espaço dentro do mercado, provando que é mais do que possível converter leads de maneira otimizada. 

Sendo assim, hoje iremos conhecer a fundo o conceito de landing pages, assim como sua estrutura e como construir a sua para que consiga converter cada dia mais leads qualificados para o seu negócio. 

Landing pages: Conceito, vantagens e finalidade

A tradução literal para landing pages é página de aterrissagem, sendo assim, entendemos que se trata de uma página na web onde os clientes costumam aterrissar, ou seja, é onde eles vão para quando desejam tomar alguma ação no site. 

Por exemplo, imagine que um sistema de pedidos para restaurante possui um espaço para que o próprio cliente consiga fazer o seu pedido e solicitar o que ele deseja e em quanto tempo irá retirá-lo no local. 

A landing page funciona de maneira semelhante, nada mais é do que uma página onde o usuário poderá preencher um formulário ou deixar os seus dados para contato a fim de receber uma mensagem, ou comunicado da marca. 

É uma ótima maneira de construir um relacionamento saudável com seus potenciais clientes e converter leads que podem, a cada dia mais, se interessar pelo que você oferece no mercado.

Além disso, as landing pages também estão trazendo inúmeras vantagens, entre elas estão: 

  • Facilita o seu Lead Scoring;
  • Segmenta os seus contatos;
  • Diminui o seu custo de aquisição de clientes;
  • Fideliza a sua audiência;
  • Atrai novos potenciais clientes;
  • Engaja o público com a sua oferta;
  • Entre outros. 

O objetivo principal de uma landing page, seja ela no site de uma assessoria financeira ou até mesmo no site de uma marca que venda joias, é auxiliar na conversão de leads e na captação de potenciais clientes qualificados para o negócio. 

E quando falamos de clientes qualificados, nos referimos aqueles que possuem características do seu cliente ideal e que correspondem ao seu público alvo, ou seja, possuem mais chances de comprar de você. 

Sendo assim, entendemos que as landing pages funcionam não só como uma estratégia de marketing, mas como uma aliada das marcas que entendem a necessidade da estrutura de uma página personalizada para atrair novos clientes. 

Conheça a estrutura de uma landing page 

Agora que você já sabe o que é uma landing page e entende como ela funciona nos mais diferentes tipos de negócios, chegou o momento de conferir como é feita a estrutura de uma landing page de qualidade para conversão de leads. Confira: 

Titulo e subtitulo

O título e o subtítulo são essenciais para que os usuários conheçam mais detalhes sobre os  seus serviços de contabilidade em SP e consigam passear pela página de forma otimizada e organizada, conseguindo localizar o que desejam. 

Imagem 

E é claro que não só de bons textos se sobrevive uma boa página, mas também é preciso de um bom conteúdo visual. Nesse caso, as imagens são partes fundamentais para ilustrar o que você deseja reforçar na mensagem da sua landing page. 

Descrição da oferta 

Toda landing page oferece uma oferta ao usuário, por isso, é importante descrevê-la com cuidado e atenção, para que ele entenda sobre o que se trata e ao mesmo tempo se sinta atraído por uma oferta irrecusável. 

Formulário 

Por fim, mas não menos importante, o formulário é de praxe e não pode ficar fora da sua  landing page, pois será através dele que os potenciais clientes irão realizar seus cadastros e você conseguirá manter seus contatos em sua base de leads. 

Essa é a estrutura base para qualquer landing page e que funciona tanto para o usuário que procura por uma consultoria em TI preço acessível quanto para uma marca que deseja converter mais leads ao seu negócio. 

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Dicas de como converter mais leads através das landing pages 

É claro que não poderíamos ficar só na teoria, para te ajudar a converter mais leads através das landing pages, selecionamos algumas dicas que farão toda a diferença nesse processo para você. Confira: 

Crie títulos chamativos 

Os títulos e subtítulos são o que chama a atenção do público, muitas pessoas só acessam um determinado conteúdo na internet por conta do título, que na maioria das vezes desperta curiosidade e senso de urgência nessas pessoas. 

Por isso, você pode até mesmo estudar mais sobre os gatilhos mentais e entender como é possível aplicá-los em seus títulos para que as pessoas sejam atraídas desde o começo pelo que você tem a oferecer naquela página. 

Produza textos de qualidade 

A produção de conteúdo nos meios digitais se tornou algo extremamente importante com o passar do tempo, assim como é necessário a devida organização de documentos em uma empresa para que se tenha tudo muito bem guardado e arrumado. 

Dentro da sua landing page, não basta apenas descrever uma boa oferta ou construir um bom formulário, mas é preciso ter um conteúdo que mostre ao usuário o valor do que você oferece, provando que a sua marca é sinônimo de qualidade desde o conteúdo gratuito até o produto final. 

Tenha uma boa identidade visual 

Hoje, as pessoas estão cada vez mais antenadas na questão visual das marcas, ou seja, na forma como elas constroem toda a identidade dos seus negócios e como isso é aplicado em páginas importantes do site, como as landing pages. 

Sendo assim, além de contar com imagens de qualidade para a sua página, se preocupe também em construir elementos, formatos e paletas de cores que façam com que o usuário se sinta ainda mais atraído pela sua marca. 

Inclua boas CTAs 

A CTA é uma sigla para o termo Call To Action, que em português entendemos como chamadas para ação. Por exemplo: ‘Clique aqui e conheça agora a melhor empresa de equipamentos audiovisuais do país’, esse é um exemplo de CTA. 

Elas servem para influenciar o usuário a tomar alguma decisão na página e são ótimas para esse fim, entretanto, é importante que você crie chamadas personalizadas e que saiam da mesmice, pois isso trará ainda mais certeza para a decisão do potencial cliente. 

Essas dicas são apenas algumas de diversas que você pode buscar na internet e em diversos outros materiais e que te ajudarão a construir uma landing page ótima para o usuário e com muitos resultados positivos para a sua marca. 

Considerações finais 

Converter novos clientes pode parecer um processo quase impossível, mas acredite, com a era digital e bons aliados, como a landing pages, isso pode ser bem mais simples e prático do que se imagina. 

Dessa forma, você garante não só uma página de qualidade para a navegação do usuário, mas também um espaço que irá gerar grandes resultados para a sua empresa e potencializar o que você já possui de melhor. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.