Como o Planejamento Estratégico pode contribuir para a superação da concorrência?

Quem nos acompanha sabe o quanto consideramos importante realizar ações de maneira ordenada e planejada. Acreditamos que o Planejamento Estratégico é essencial, tanto para o seu negócio quanto para a sua vida pessoal, principalmente, na virada de ciclos, como o início de um novo ano.

Através do Planejamento Estratégico, as suas chances de acerto se elevam consideravelmente, permitindo uma maior previsibilidade dos contratempos que venham a surgir.

Quer saber como você pode utilizar essa ferramenta para superar os seus concorrentes? Então, vamos conversar um pouco sobre o tema.

O Planejamento Estratégico é a sua carta náutica!

Vamos iniciar fazendo uma analogia simples: pense na sua empresa como um barco que precisa chegar em um destino. Antes de iniciar a empreitada você apenas definiu o destino final, não se preocupando muito em traçar estrategicamente um plano que pudesse resultar na melhor viagem possível, isso porque para você chegar rapidamente é só o que importa.

O que acontece se você fizer isto?

Você acaba à deriva, sem rumo, com poucos suprimentos e recursos para completar sua viagem. Isso em decorrência do que a maioria das pessoas fazem: querer alcançar um determinado resultado sem focar no percurso existente entre o desejo e a sua efetivação.

Assim, queria te fazer um questionamento:

Quantas vezes você para e planeja o futuro da sua vida? E o da sua empresa?

Voltando a nossa analogia do barco, a situação poderia ser evitada se você tivesse definido a sua carta náutica antes de tudo. Ou seja, o seu Planejamento Estratégico, pois é ele que vai definir os seus passos, objetivos, metas, percalços e resultados.

Conheça “Os 8 principais erros de gestão cometidos pelas micro e pequenas empresas!”

Mas por onde começar esse planejamento?

Parta do princípio que as empresas concorrentes são outros barcos que já fizeram aquele caminho antes de você e faça os seguintes questionamentos:

  • O que faz os outros barcos serem melhores que o meu?
  • O meu barco é competitivo perante os outros?
  • Os custos elevados fizeram meu barco deixar de ser competitivo?

Não necessariamente, o que funcionou para eles vai funcionar pra você, até porque são barcos diferentes, mas o caminho deles pode ser utilizado como base para a sua tomada de decisão.

Para o maior sucesso da sua embarcação, você deve estar atento não só aos barcos que fazem o mesmo caminho que você (concorrentes diretos), como também aos que percorrem caminhos alternativos (concorrentes indiretos).

E prestar atenção não só ao que eles fizeram de correto, mas também os pontos que eles falharam: observar se a falha é algo pontual (que você possa corrigir) ou de todos os barcos que navegaram por aquele caminho.

A partir desse estudo dos concorrentes, você pode identificar qual é o diferencial competitivo e/ou a vantagem competitiva do seu barco. Isto é, entender qual é o motivo que leva o seu barco a fazer aquele mesmo caminho de maneira diferente ou melhor que os demais.

Entendendo o Planejamento Estratégico

Pois bem, isso te deu o insight de que a falta de bons resultados pode estar sendo causada pela falta de um bom Planejamento Estratégico?

Este conceito vai te ajudar a organizar um pensamento ou plano de projeto de médio e longo prazo. Justamente porque o Planejamento Estratégico traz, em sua essência, os objetivos, as metas, a criação de planos de ação, o acompanhamento e análise de indicadores definidos para qualquer negócio.

A estratégia é o resumo da ideia principal. Já o plano é a uma análise prévia sobre o que você quer conquistar. Então, a junção de plano + estratégia deu origem ao conceito de Planejamento Estratégico.

A famosa Matriz SWOT

A maneira mais simples e conhecida para definição da estratégia é uma ferramenta de gestão chamada Matriz SWOT.

A partir dela, pode-se definir as relações entre forças e fraquezas da empresa, as ameaças e oportunidades que se encontram no ambiente externo à organização, como por exemplo o mercado global, a conjuntura econômica e as imposições legais.

Entretanto, uma das características desse tipo de análise é não apenas diagnosticar os fatores, mas também tentar transformar as ameaças em oportunidades. Esse é só o início da definição da estratégia de sua empresa.

matriz-swot

Quanto mais cedo você colocar o seu Planejamento Estratégico em prática, melhor para o seu negócio

Como vimos, para estar presente nos mercados competitivos e alcançar ótimas oportunidades de negócio, você deve primeiramente embasar seus objetivos em um Planejamento Estratégico sólido – visando o longo prazo.

Logo, você precisa estabelecer as qualidades da sua empresa e como elas podem ajudar o seu negócio, determinar suas fraquezas e como você pode melhorá-las, identificar as oportunidades do mercado que não são aproveitadas pelos seus concorrentes e como elas podem ser aproveitadas por você.

Não tema a mudança. Abrace-a!

Não tenha medo de mudar os seus objetivos e estratégias se elas não estiverem resultando o que você esperava. O importante é definir sua missão, seu propósito e os valores que vão delinear os princípios e a condução da sua equipe.

Por fim, estabeleça as prioridades de suas metas e então acompanhe os resultados e os indicadores de performance.