5 Estratégias Essenciais para Pequenas Empresas

Pequenas empresas muitas vezes enfrentam severos desafios para se manterem no mercado. Com estruturas enxutas e acesso a uma relação limitada de recursos, elas precisam lidar com os problemas complexos da atualidade da mesma maneira que as grandes organizações, sem, muitas vezes, contar com os mesmos meios. E para ajudar você reunimos algumas soluções que vão desde softwares de gestão à consultoria para pequenas empresas.

Diante disso, é essencial encontrar formas criativas de alcançar resultados satisfatórios. Pensar fora da caixa é importante, especialmente quando os custos representam um fator limitante. Em uma economia na qual recursos tecnológicos se tornaram tão acessíveis e barreiras organizacionais foram rompidas em ampla escala, novas oportunidades de desenvolvimento surgem.

Sendo assim, no artigo de hoje trazemos 5 dicas para pequenas empresas que desejam ser bem-sucedidas em um mercado com níveis crescentes de concorrência.

Invista em Consultoria para Pequenas Empresas

Pequenas empresas não devem se preocupar em dominar todos os assuntos envolvidos na gestão de negócios. Com estruturas reduzidas, elas devem se concentrar naquilo que desenvolvem bem e contratar pessoas e empresas capazes de orientá-las. E assim, encurtar caminhos até a forma ideal de desenvolver seus processos e tomar suas decisões.

Isso inclui inúmeros aspectos da organização, partindo desde questões operacionais e chegando às mais complexas, de caráter estratégico. Todas são válidas, desde que haja um objetivo claro e uma dinâmica aderente às operações.

Com as inúmeras propostas de valor das empresas que oferecem serviços na atualidade, é possível encontrar várias soluções especializadas em consultoria para pequenas empresas que vão desde os trabalhos tradicionais de gestão, até projetos focados em tecnologia, como a implantação de um sistema.

Capacite sua Equipe

As pessoas são os elementos mais importantes de qualquer empresa. Qualquer estratégia, metodologia ou sistema operacional depende de indivíduos que atuem de maneira condizente com a estrutura estabelecida para desenvolvimento das atividades.

Isso é especialmente acentuado em pequenas empresas, uma vez que as pessoas acumulam funções diversas e precisam ir além dos modelos tradicionais de hierarquia e atuação.

Sendo assim, desenvolva um programa robusto de preparação e mantenha seus funcionários motivados. É preciso fazer com que eles tenham as ferramentas necessárias para desempenhar suas atividades da melhor forma possível e ajudar seu negócio a crescer. Isso só se torna possível à medida que eles são devidamente preparados para tanto.

Invista em um ERP On-line

Um ERP, basicamente é um sistema de gestão empresarial online projetado para integrar os recursos, processos e setores de uma organização. Trata-se de um software que otimiza as várias etapas que compõem a operação, permitindo interfaces otimizadas e resultados melhores.

Especialmente para pequenas empresas, nas quais o controle se mostra ao mesmo tempo de grande necessidade, mas extremamente desafiador, é essencial investir em recursos que facilitem esse processo para a equipe e para o gestor.

A partir do ERP é possível, por exemplo, integrar suas atividades do controle financeiro com a gestão de estoques e as vendas, além de possibilitar manter o cadastro de seus clientes em dia.

Tudo isso ajuda a elevar o patamar de produtividade da sua empresa, eliminando etapas operacionais, possibilitando à sua equipe se concentrar em processos analíticos e orientados aos resultados do negócio. O foco da organização passa do operacional para o tático e estratégico.

 

 

Trabalhe o Marketing da sua empresa

Nossa última dica para pequenas empresas está no trabalho de marketing institucional que elas constroem. Muitos gestores subestimam esse aspecto, ignorando os benefícios de se estabelecer uma reputação sólida diante do público consumidor e da própria sociedade.

Em uma era na qual as informações são facilmente difundidas, a construção de uma imagem positiva é um fator determinante para organizações em busca de maior rentabilidade e perpetuidade no mercado. A estratégia  de marketing, mais especificamente de Marketing Digital, tem se tornado uma questão de sobrevivência e não mais apenas de diferencial competitivo.

Ser uma pequena empresa não significa que não se deva investir na construção de uma imagem positiva. Nenhuma instituição que espera ir longe deve tratar com displicência a maneira como é vista no mercado, especialmente por seu público consumidor. Ser pequena e uma condição, não um fato e, portanto, pode mudar com o tempo.

Sendo assim, invista tempo em tornar a imagem do seu negócio forte e respeitável, abrindo as portas para uma confiança genuína de todos aqueles que tenham qualquer tipo de contato com seu trabalho, captando, encantando e fidelizando seus clientes.

Quer saber mais sobre Marketing Digital? Separamos alguns conteúdos que vão ajudá-lo.

Próximos Passos…

Identifique qual solução é mais adequada para a sua empresa e invista naquela que tratá maior resultado no curto prazo.

Caso a sua empresa precise de ajudar para trilhar este caminho, existem organizações especializadas em prestar consultoria para pequenas empresas, a Cysneiros e Consultores é uma delas – confira as nossas soluções personalizadas.

 

Conteúdo colaborativo enviado pela Equipe GestãoClick.