Persona para o seu negócio: saiba como definir

A tecnologia e a internet tem andado lado a lado, e juntas são responsáveis por boa parte do desenvolvimento humano dos últimos anos. As pessoas estão sempre buscando novas formas de tecnologia e, para isso, a criação de uma persona para o seu negócio é essencial.

Pensando nisso, o texto de hoje abordará como definir a persona do seu negócio, te contextualizando o que é uma persona, qual o impacto e importância dela em seu dia a dia, além de dicas e orientações de como montá-la de forma efetiva.

O meio digital é o futuro, sendo que a grande maioria das pessoas já entendeu isso. Embora seja normal ter um comércio híbrido, o meio digital tende a crescer cada vez mais e seu impacto para diversas empresas é bastante considerável.

Até mesmo uma fábrica de produtos de limpeza deve se atentar a esse crescimento, afinal, não só o mercado e as empresas estão evoluindo e mudando, mas as pessoas e os clientes também, fazendo com que todos tenham que se adaptar.

A tecnologia chama cada vez mais pessoas para o mundo digital. Além disso, os próprios clientes buscam por soluções mais práticas e simples de realizar tarefas, podendo o seu negócio usufruir dessa necessidade para fazer projetos e planejamentos.

Da mesma forma que é possível que a sua empresa de equipamentos para internet consiga atrair a atenção das pessoas, pode acontecer de perder com a mesma velocidade. Afinal, o mercado de trabalho é dinâmico e rápido, ou seja, aqueles que não se adaptam, perdem oportunidades.

Portanto, é extremamente importante que o seu negócio saiba como chamar a atenção dos leads para captar a atenção deles e de fidelizá-los. Mas para isso, é necessário um grande conhecimento do seu público e estratégias de mercado eficientes.

Por isso que a criação de personas é muito impactante e importante para o seu negócio, te ajudando a dar um norte em todo o seu planejamento e facilitando na compreensão de quem são os seus clientes.

Portanto, caso queira saber mais sobre o que é uma persona para o seu negócio e como ela pode impactar a sua loja de produtos de limpeza, por exemplo, confira o tópico a seguir.

Entenda mais sobre o conceito de persona para o seu negócio

Primeiramente, você deve entender que a persona é diferente de público-alvo por vários motivos, então vamos contextualizá-la para que não fique com essa dúvida em mente ao longo do texto, deixando a leitura mais fluida.

Público-alvo, como o próprio nome já diz, é o nicho de pessoas no qual as suas estratégias de mercado devem ser direcionadas para que façam sucesso, bem como para que valha a pena o investimento da empresa.

Independentemente se o seu negócio comercializa equipamentos para cervejaria ou de tecnologia, o público-alvo tem como objetivos informações e dados que orientam o estudo, vendas, marketing e outros setores da empresa, como no exemplo a seguir.

Mulheres, na faixa dos 25 anos, com renda mensal de aproximadamente R$2.500,00, sem filhos, que trabalham no setor de marketing e moram na zona leste de São Paulo.

Como é possível perceber, as informações são baseadas em categorias que orientam um perfil, ou seja, eles traçam características em comum de diversas pessoas para facilitar na tomada de decisões.

Já a persona é a representação do seu cliente ideal por meio de informações, humanizando-o e contando a sua história, personalizando de acordo com o perfil que sua empresa espera de um cliente.

Sua empresa de acessórios pet atacado pode ter um perfil de público, mas a partir do momento em que humaniza eles, fica muito mais fácil prever os próximos passos dos clientes, fazendo com que suas estratégias agradem, deem retorno e engajamento. Confira:

João Henrique tem 28 anos e é casado, tem uma filha e mora na zona sul de São Paulo. Ele trabalha em um escritório de contabilidade e tem uma renda mensal de R$2.800,00. Seu sonho é se formar em Economia e seu hobby é jogar xadrez com amigos próximos.

Como é possível perceber, a persona detalha de forma muito mais personalizada e intimista quem é o cliente. Isso abre diversas possibilidades para que a sua empresa consiga compreender quem é o cliente dela e o que ele quer.

Veja como criar a sua persona

Seja para vender prateleiras para pet shop ou algum produto tecnológico, é necessário ter em mente algumas reflexões necessárias para criar a sua persona, como:

  • Quem é o seu cliente;
  • Qual produto ele costuma consumir;
  • Quais os seus hábitos de compra;
  • Quais os canais de comunicação mais utilizados;
  • Quais os seus objetivo com a sua empresa.

Sua persona deve ser o mais próxima possível de um ser humano, com um nome próprio, rotina, hábitos de compra e até mesmo qualidades e defeitos. Isso te ajuda a humanizar e personalizar bastante essa representação, te ajudando a ser efetivo com a estratégia.

Sendo assim, confira agora algumas dicas para criar a persona ideal para o seu negócio, sendo elas:

01 – Colete dados de seus clientes

A maior fonte de informações que você pode ter vem dos seus clientes, afinal, são eles que compram as camisetas bordadas que a sua empresa comercializa, assim como qualquer outro produto ou serviço.

Dessa forma, é muito interessante fazer entrevistas com alguns dos clientes mais engajados em seu site, redes sociais e blogs, oferecendo inclusive algum desconto ou brindes especiais pela ajuda, motivando-os a auxiliar com a pesquisa.

Faça perguntas certeiras e que realmente façam sentido para o que você busque. Tente fugir um pouco de perguntas comuns e que já são feitas durante a pesquisa de mercado e definição de público-alvo.

Procure entender o que motiva o cliente a comprar seus produtos, quais os hábitos de compra deles. Porém, tenha sensibilidade para não fazer entrevistas gigantescas e deixar tudo muito monótono, causando o efeito oposto ao proposto pelo convite.

02 – Analise os dados coletados

O cliente que compra sua cesta de alimentos pode ter padrões e comportamentos diferentes daqueles que compram cosméticos, por isso é importante ter bastante cuidado na hora de analisar o que foi coletado, para que as informações não sejam tidas como erradas.

Faça uma comparação entre o que é necessário para compor a informação e as respostas dadas pelos entrevistados, e busque assim um padrão entre o que foi respondido. Caso um número muito grande dessas respostas seja parecido, esse é o caminho para encontrar as características de sua persona.

Se as respostas se diferem muito do que a maioria aponta, já mostra também que é um perfil bastante diferente da persona. Porém, outras respostas desse cliente podem ser parecidas, portanto, nunca descarte informação.

Em outras palavras, toda informação é válida quando bem direcionada e analisada, portanto, sempre utilize os dados coletados ao máximo.

03 – Crie uma estrutura da persona para o seu negócio 

Agora que já tem definido as características de sua persona, falta criar o “corpo” desse cliente ideal, organizando as informações coletadas em um único lugar.

Para facilitar esse processo, enxergue a persona como um ser humano de verdade, com vontades, hábitos, rotina de trabalho e estudos e, até mesmo, história. Quanto mais próxima a um ser humano de verdade, mais real e melhor estruturada será a persona.

Para ajudar, pense em uma pequena história ou até mesmo um dia da vida de persona para o seu negócio. Dessa forma, ficará muito mais fácil de pensar e identificar como ela se identifica com a sua marca, além de possíveis qualidades e defeitos, ajudando na tomada de decisão.

04 – Envolva a sua equipe 

Infelizmente é muito comum que diversas empresas utilizem das informações passadas até o momento para criar uma persona, mas na hora de utilizá-las e colocar em prática junto de sua equipe, não conseguem ou deixam de lado a ideia.

Para tal dificuldade, estruture a empresa para utilizar a persona desde o momento da criação junto da equipe, fazendo com que todos enxerguem a importância e necessidade dessa estratégia, além de se acostumarem mais facilmente com a ideia.

Para ajudar, escolha um avatar para a sua persona e divulgue quem ela é através de murais e e-mails, fazendo com que todos sempre lembrem também da importância de tal prática da empresa.

Considerações finais

O texto de hoje abordou e se aprofundou em como definir uma persona para o seu negócio, qual o impacto que ela pode causar para a sua empresa, além de dicas e orientações de como criá-la e estruturá-la de forma bastante simples e eficaz.

Claro que tudo dependerá também da sua empresa, os métodos utilizados para negociação e se as estratégias fazem sentido para a realidade do seu negócio, mas, conforme visto ao longo do texto, personas são essenciais nos dias atuais.

Busque sempre explorar os pontos positivos da sua empresa e melhorar os que ainda não são tão bons, tornando-se uma organização bastante forte e competitiva no mercado de atuação, ganhando mais autoridade e relevância no meio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.