Como aplicar testes A/B em sua estratégia de marketing?

No marketing digital a realização de testes A/B permite definir quais variáveis deram melhores resultados em suas campanhas, otimizando a conversão das páginas.

Uma das grandes vantagens desse segmento é a possibilidade de medir os resultados de cada uma de suas ações dentro de sua estratégia de marketing. Dessa forma fica mais simples entender o que está funcionando para manter ou repetir no futuro, e aquilo que não funciona, para implementar melhorias.

Uma das formas mais eficientes de refinar sua estratégia de marketing focando em seus objetivos é com a realização de testes A/B.

Assim você não perde tempo com suposições do que deve ou não funcionar da melhor forma com as personas definidas para seu negócio de aluguel de transpaleteira elétrica.

Neste artigo vamos abordar os testes A/B, que podem revelar a necessidade de ajustes em páginas da web ou e-mail marketing, gerando muito mais visitas e novos leads. Continue lendo para saber mais.

O que são testes A/B?

Falamos aqui em testes que realizam comparações entre variáveis de marketing, definindo as melhores estratégias para sua empresa, como o teste de dois formatos de landing page para ver qual gera mais conversões.

Testes A/B são um formato de teste diferente de testes multivariados, que testam mais de uma variável de uma só vez. Eles verificam apenas uma variável, com duas variações por vez, para escolher a melhor entre elas.

Sua organização de lavadora elétrica de piso pode testar, por exemplo, a cor de um botão de call-to-action (CTA) colocando duas variações, como o vermelho e o azul e descobrindo qual converte mais leads.

Dessa forma, é eliminada a necessidade de fazer suposições, permitindo que as decisões sejam tomadas com base em números, o que potencializa as otimizações.

O que testar A/B?

Os testes A/B podem ser realizados em e-mails, calls-to-action e landing pages, visando a otimização das ações de marketing. Talvez adicionar uma imagem em seus e-mails possa gerar mais cliques, e são fatores como esse que você deve testar.

Cuidado com a vontade de testar todas as variáveis possíveis, afinal alguns testes são mais relevantes que outros. Seja criterioso para escolher o que testar, pois algumas variáveis não fazem diferença para aumentar a taxa de cliques ou as conversões.

Em páginas como landing pages de uma distribuidora de calçados de segurança, por exemplo, comece avaliando os tipos de ofertas. Veja quais formatos ou assuntos convertem mais visitantes em leads e leads em clientes reais.

Algumas variáveis que são mais críticas no processo de geração de leads estão listadas a seguir:

  • Títulos;
  • Intertítulos;
  • CTAs;
  • Imagens;
  • Organização dos elementos;
  • URL;
  • Campos de um formulário;
  • Informações sobre um produto numa landing page;
  • Elementos visuais como cores, setas e asteriscos.

Em e-mails você também deve testar diferentes formatos, vendo se seus contatos se engajam mais com promoções ou com newsletters. Outros fatores importantes em e-mails são os CTAs, imagens, assunto e horário de envio, variáveis que podem fazer toda a diferença.

Em uma página de fabricantes de elevadores monta carga é importante testar o local do CTA, além de tamanho, cor, texto e elementos gráficos.

Como fazer testes A/B?

Após você ter entendido o que são os testes A/B e o que eles podem analisar, veja dicas de como conduzi-los.

Aposte em ferramentas especializadas

Para a realização dos testes A/B são empregadas ferramentas especializadas ou softwares de automação de marketing, como por exemplo:

  • Google Analytics;
  • Otimizar;
  • Descarte;
  • educação pré-universitária.

No caso dos e-mails é possível usar a própria plataforma, no entanto o processo não é automatizado e podem ocorrer alguns erros.

Garanta significância estatística

Sua empresa de aluguel de equipamentos para construção civil Fortaleza deve conduzir um teste com uma amostragem de pessoas que dê significância estatística ao teste.

Para descobrir para quantas pessoas você deve conduzir seu teste, como enviar um e-mail ou testar uma landing page, você pode usar uma calculadora de significância, como a calculadora do Kissmetrics.

Crie variações que vão mostrar resultados dos testes A/B

Após determinar o tamanho da amostra necessária, você precisa criar as duas variações que serão testadas.

Não se esqueça que elas devem se diferenciar em apenas um elemento. Por exemplo, se você vai testar a eficácia de uma imagem em seu e-mail, deve criar a mesma mensagem com e sem a imagem.

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Entenda como são implementados os testes A/B

Para sua empresa de camisa de puxamento aberta, a implementação do teste A/B varia dependendo da ferramenta que será utilizada, pois algumas delas separam a amostragem ao meio.

Isso quer dizer que 50% de sua amostragem receberá um formato e o outro 50% receberá outro, de forma que ao fim do teste você poderá identificar qual variação deu mais resultado, e assim repetir no futuro.

Atualmente existem ferramentas de teste A/B muito desenvolvidas, com um componente dinâmico que determina qual variação foi mais bem sucedida conforme uma métrica de sucesso escolhida e já implementa automaticamente: a variação com melhores resultados.

Essas ferramentas são mais voltadas para landing pages, pois assim que detectam que as páginas já receberam o tráfego suficiente para a significância estatística, já o otimizam em 100%.

Isso faz com que a otimização das landing pages ocorra o mais rápido possível, sem o risco de ter visitas em uma página ineficiente.

Como medir seus resultados?

A última etapa é a mensuração dos resultados, e ela é extremamente importante em um teste A/B. Abaixo citaremos algumas dicas para conseguir melhores interpretações.

Dê tempo ao tempo

Ao realizar testes A/B para sua empresa de grade para fechamento de área, pode não ser muito eficiente conferir os resultados a cada minuto. Os verdadeiros resultados podem demorar horas ou até dias para serem revelados com eficiência.

No caso dos e-mails, o período pode ser mais curto, variando entre 1 e 3 horas dependendo de quantas pessoas o receberam.

landing pages e CTAs têm um período bem mais longo de teste, principalmente se suas páginas tiverem um baixo volume de tráfego. Pode demorar de 15 a 30 dias para um resultado, garantindo que suas páginas receberam visitas o suficiente para ter significância estatística.

Caso após 30 dias ainda não houver resultados significativos, significa que sua página não tem um impacto tão grande na sua estratégia.

Utilize apenas uma métrica para escolher o vencedor

Ao esperar o tempo necessário para colher bons resultados, você já deve ter estabelecido uma métrica de sucesso para avaliar se ele foi bem sucedido.

No caso da escolha por testar a melhor cor para um CTA, a métrica de sucesso será a quantidade de cliques nele.

Se sua empresa de inspeção termográfica em painéis elétricos conta com uma ferramenta de teste A/B que identifica sozinha o melhor resultado, não precisa fazer mais nada.

Caso contrário, implemente a variação vencedora, atualizando seus CTAs em suas landing pages

Como otimizar a estratégia e gerar mais resultados?

Uma informação importante é que o verdadeiro potencial do teste A/B não termina quando você decide qual a variável vencedora. Você pode tirar uma série de insights de cada teste, pensando no que aprendeu com ele e quais ações você pode tomar no futuro, melhorando seus esforços.

Uma dica é repetir o mesmo tipo de teste mais de uma vez, o que pode ser muito eficaz para descobrir informações mais aprofundadas. Como você já tem em mãos a estrutura básica do teste, ocorre uma grande economia de tempo.

No caso dos e-mails, você pode realizar testes no assunto diversas vezes para descobrir qual combinação de fatores dão um melhor resultado com seus contatos. A mesma lógica vale para CTAs e landing pages.

Crie uma planilha para organizar seus testes, adicionando informações relevantes, tais como:

  • O tipo de teste;
  • Qual métrica de sucesso vai utilizar;
  • Datas de início e fim;
  • Hipótese;
  • Resultado obtido no fim do teste.

Dessa forma, você evita repetir testes que já foram realizados e estão confirmados, pode aprimorar os que deram certo e descartar aquilo que já foi comprovado como ineficaz, melhorando sempre sua estratégia de marketing digital.

Lembre-se de comunicar os resultados dos testes A/B para os outros setores de sua empresa, pois eles podem ser descobertas relevantes para uma série de departamentos, não sendo exclusivo do marketing.

Considerações finais

Como você viu neste artigo, os testes A/B são uma das melhores formas de otimizar suas taxas de conversão em CTAs, e-mails e landing pages.

Outro fator importante é que esse tipo de teste fornece muitas informações relevantes sobre sua persona e seu comportamento na internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.