Análise SWOT e o planejamento da sua empresa

O planejamento empresarial é uma prática fundamental que todo e qualquer empreendedor deve realizar. Para planejar o futuro de uma empresa é preciso efetuar uma boa análise do ambiente em que ela está inserida, tanto o interno quanto o externo. E é aí que a Análise SWOT pode ajudar você a enxergar com mais clareza quais são as Forças e Pontos a Melhorar da sua empresa, e também, quais são as Oportunidades e Ameaças existentes no mercado.

Assim, portanto, conhecendo os ambientes que compõem o seu negócio, diversas atividades se tornarão menos complexas. Tais como:

  1. Definição do seu público alvo;
  2. Identificação dos seus concorrentes;
  3. Avaliação dos seus fornecedores; 
  4. Levantamento das necessidades do mercado;
  5. Planejamento das suas ações e;
  6. Tomada de decisões estratégicas.

 

Mas o que é a Análise SWOT?

A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para realizar análises de cenários e/ou ambientes, possuindo larga utilização para a área de gestão e planejamento das empresas. Já o seu nome é originado da abreviação das palavras Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Dessa forma, como você pode ver na imagem a seguir, a Análise SWOT permite que você observe os ambientes interno (Forças e Fraquezas) e externo (Oportunidades e Ameaças) da empresa. Vemos a partir disto que as forças e oportunidades são fontes de ajuda para a organização, enquanto as fraquezas e ameaças podem atrapalhar o desempenho da empresa.

Matriz de Análise de Swot

Como fazer a Análise SWOT

A essa altura você deve estar se perguntando:

“Tá, legal, essa ideia de observar a minha empresa através da Análise SWOT é interessante, mas como eu faço isso?”.

Mas não há com o que se preocupar, basta você seguir as orientações a seguir!

Como vimos na figura ilustrativa da Matriz, a análise SWOT é estruturada em 4 quadrantes e para cada um deles você deve listar os aspectos que se enquadram melhor. Vamos começar pelos quadrantes do Ambiente Interno e depois nos aprofundaremos nas Oportunidades e Ameaças (Ambiente Externo).

Com problemas de gestão na sua empresa? Siga estes passos!

Ambiente Interno

No ambiente interno você irá mapear e listar as Forças e as Fraquezas do seu negócio, ou seja, os pontos fortes e os que precisam melhorar. Isto é, nestes quadrantes você deve listar os aspectos que podem ser controlados pela empresa.

Forças

Forças

No quadrante das Forças você deve pensar em quais são os seus diferenciais competitivos. Quais seus melhores processos, seus melhores recursos e quais são as atividades que a sua empresa desenvolve melhor.
Vale lembrar que aspectos ligados ao ambiente externo devem ser enquadrados nas Oportunidades, a exemplo de crescimento do mercado, aumento da renda da população, etc.

Fraquezas ou Pontos a Melhorar

Para analisar as fraquezas você deve se voltar para os pontos que necessitam de melhoria.

  1. Qual setor que recebe o maior número de críticas dos colaboradores?
  2. Quais são os processos que geram mais gargalos?
  3. Quais são os problemas de gestão que enfrento?
  4. Por que alguns clientes optam pela concorrência?
  5. A minha equipe está capacitada para alcançar os resultados que a empresa almeja?

Então, a partir destes questionamentos, você poderá identificar quais são as fraquezas e os pontos de melhoria do seu negócio.

 

Ambiente Externo

Uma vez que vimos o ambiente interno, o Ambiente Externo está voltado para os aspectos que nós empreendedores não conseguimos controlar. Ou seja, os itens ou acontecimentos que não dependem de nós para acontecer ou que não conseguimos exercer influência.

Oportunidades

Oportunidades da Análise SWOT

As oportunidades estão ligadas aos fatores externos que podem aumentar o potencial da sua empresa e fazê-la crescer.

Portanto, para identificarmos estes fatores, devemos olhar sempre para fora do nosso negócio. Ou seja, realizar uma Pesquisa de Mercado ou uma reflexão sobre a economia da nossa cidade, estado e país, sobre as leis que influenciam o negócio, o surgimento de novos mercados, maquinários e tendências, são as ações que contribuirão para o desenvolvimento desse quadrante.

Ameaças

Para finalizar, a Análise SWOT você deve mapear as Ameaças que podem atrapalhar o desempenho da sua empresa. Nesse sentido, você deve atentar para fatores que podem comprometer o diferencial competitivo da sua empresa ou afetar negativamente o seu desempenho.

Sendo assim, os mesmos questionamentos realizados na etapa de Oportunidades deve ser feito aqui, lembrando sempre de relatar apenas os aspectos que impactam negativamente a empresa. Aumento da concorrência, crises econômicas, aumento dos valores de matéria-prima, podem ser alguns destes fatores.

Colocando tudo isso em PRÁTICA

Percebemos que a Análise SWOT é uma excelente ferramenta para aprimorar o planejamento do seu negócio, porém ela deve ser apenas o start (início) do seu planejamento.

Por isso, após finalizar a análise e estudar as combinações entre Forças + Oportunidades (fatores que ajudam) e das Fraquezas + Ameaças (aspectos que atrapalham), você deve montar um plano de ação que reunirá as principais estratégias que você deseja implantar com o objetivo de fortalecer uma força, prevenir-se quanto a uma ameaça, minimizar uma fraqueza ou fazer proveito de uma oportunidade!

Mas e agora, que tal começar a pôr em prática a Análise SWOT da sua empresa? Mas antes, não se esqueça de deixar a sua opinião sobre o texto nos comentários a seguir.