Como o marketing pode auxiliar as empresas em tempos de crise?

Diante desses tempos de crise causada pela pandemia de Covid-19, muitas empresas deixaram de priorizar o investimento em marketing digital. Isso porque o cenário não é nada amigável – de acordo com a Organização Mundial do Comércio (OMC), deve haver uma queda de 13 a 32% do comércio mundial em 2020.

Entretanto, as estratégias de marketing são responsáveis por atividades fundamentais para existência de um negócio no mercado, tais como: estreitar a relação entre empresa e cliente, acompanhar tendências e as mudanças causadas no pós pandemia.

Por esse motivo, traçar estratégias no ambiente digital, principalmente em um momento onde o distanciamento é estimulado, torna-se fundamental para a sobrevivência dos empreendimentos durante a crise mundial do novo coronavírus.

No artigo de hoje, saiba como o marketing pode auxiliar as empresas em tempos de crise e confira algumas dicas de investimento em campanhas de divulgação. Acompanhe a leitura!

A crise da Covid-19 e as estratégias de marketing

Antes de começar o investimento em marketing em tempos de crise, o primeiro passo é compreender como o Covid-19 impactou os diferentes segmentos de varejo.

De acordo com o Boletim Cielo, o setor menos impactado é o de Bens Não Duráveis (-0,2%), como alimentos, produtos de limpeza e medicamentos. Já os Bens Duráveis (-42,2%) e Serviços (-53,7%) seguem em queda.

Isso mostra que alguns empreendimentos podem se reinventar, para não sofrer tão profundamente os efeitos da crise.

Ao mesmo tempo, é possível refletir novas estratégias de marketing, como uma maneira de mostrar ao público a importância de alguns produtos ou serviços.

Por exemplo, um dos efeitos da Covid-19 é a adoção do isolamento social, para evitar a disseminação e contágio da doença.

Nesse sentido, uma empresa de cabeamento estruturado pode ampliar suas ações, oferecendo tecnologias e serviços de comunicação para um trabalho mais eficiente em casa.

Além disso, também é necessário compreender o comportamento dos consumidores em tempos de crise. De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, os setores de alimentação e serviços de streaming foram os que mais tiveram modificações.

Houve um crescimento de 40% nos pedidos de delivery, ao mesmo tempo em que se registrou uma queda de 17% no número de pessoas que vão ao supermercados. Ao mesmo tempo, a crise desencadeou um aumento na procura de serviços de streaming pagos (58%) e gratuitos (53%).

Embora o estudo faça referência a setores bem específicos, já é possível ter uma ideia de como a crise tem afetado o consumo das pessoas.

A análise desses impactos pode ser um indicativo do que vem dando certo nesta nova realidade, permitindo refletir sobre novas estratégias de marketing.

Por exemplo, uma empresa pode desenvolver um novo app para condomínio, que permite a realização de entregas, sem que as pessoas tenham que sair de casa.

As possibilidades são inúmeras, mas é preciso fazer uma avaliação dos cenários reais, para a elaboração de estratégias assertivas e otimizadas.

5 estratégias de marketing para os tempos de crise

A crise do novo coronavírus exigiu mudanças disruptivas nos modelos de trabalho, bem como nas formas de relacionamento, com a adoção de medidas de distanciamento social e um uso exacerbado das TICs (tecnologias da informação e da comunicação) para o home office, entre outras atividades em casa.

Ou seja, um escritório de contabilidade em SP, por exemplo, teve que se adaptar à modalidade de teletrabalho, oferecendo suporte aos colaboradores para continuarem suas tarefas em casa, intermediados por aplicativos de comunicação digital.

De acordo com o Panorama das PMEs (Pequenas e Médias Empresas), da Endeavor, 76,4% das empresas adotaram o trabalho remoto ou o uso de horários flexíveis no período da pandemia.

Mas como esse cenário reflete nas estratégias de marketing? Abaixo, separamos as principais tendências de divulgação durante a crise da Covid-19, e que prometem continuar mesmo após a pandemia. Confira!

1 – Marketing de Conteúdo

Segundo o Panorama das PMEs, 85,6% das empresas concordam que o Marketing de Conteúdo será mais representativo na retomada das atividades pós-pandemia.

Muito disso, deve-se às próprias características da estratégia, voltada à criação de materiais relevantes ao público-alvo, gerando confiança e um bom relacionamento com os clientes.

No marketing digital, a produção de conteúdo é um dos carros-chefe, visto que os usuários não estão interessados somente em um anúncio invasivo de uma loja de móveis planejados, por exemplo.

Mas sim, querem conhecer mais sobre o empreendimentos, seus serviços, curiosidades e assuntos do nicho.

Os benefícios do Marketing de Conteúdo são inúmeros, incluindo:

  • Aumento do tráfego orgânicos dos sites;
  • Alta capacidade para geração de leads;
  • Maior interação do público com a marca;
  • Maior fidelização do público.

Não é de hoje que o Marketing de Conteúdo faz parte das principais estratégias de marketing digital, porém com mais pessoas usando a internet e recursos digitais, o seu potencial para impulsionar vendas na internet tem sido cada vez mais reconhecido.

2 – Redes sociais

Durante o isolamento social e a crise do novo coronavírus, as pessoas passaram a usar mais as redes sociais.

É o que mostra um estudo que reuniu mais de 25.000 usuários, em 30 mercados, entre os dias 14 e 24 de março, indicando que o Facebook, WhatsApp e Instagram tiveram um crescimento de 40% no período.

Nesse contexto, as marcas podem aproveitar o exponencial destaque das redes para investir em ações de marketing para esses canais, incluindo anúncios no Facebook e Instagram Ads, bem como criação de conteúdos relevantes para os aplicativos.

Por exemplo, as empresas de engenharia em SP podem usar o Facebook para compartilhar conteúdos, artigos, links do site ou blog, ou até mesmo patrocinar uma propaganda, pois se espera que mais pessoas vejam o material.

Outra rede que tem se destacado muito é o Tik Tok. Durante a quarentena, o aplicativo de criação de vídeos alcançou a marca de 1 milhão de downloads. A rede social tem a vantagem de trabalhar com o audiovisual, um dos recursos mais eficientes no marketing.

No entanto, é fundamental conhecer o perfil dos usuários de cada rede social. No caso do Tik Tok, a predominância é de jovens, entre 14 e 24 anos.

Por isso, para uma empresa de confecção de uniformes profissionais, com uma audiência mais velha, pode não ser uma boa opção o investimento no aplicativo.

3 – Conteúdo educativo

A pandemia da Covid-19 trouxe muitas dúvidas a respeito de como se prevenir contra a doença, disseminação, contágio, entre outros questionamentos comuns ao público leigo.

Nesse sentido, as empresas podem ajudar na orientação da audiência, com conteúdos educativos sobre o novo coronavírus.

Por exemplo, uma empresa de consultoria organizacional pode mostrar aos colaboradores que continuam frequentando normalmente os estabelecimentos, pois fazem parte da categoria de serviços essenciais, como se proteger e evitar ser contaminado(a).

Isso também aproxima os potenciais clientes da empresa, pois as pessoas sentem mais confiança em empreendimentos que se portam com consciência diante do cenário atual.

4 – Trabalho delivery

Se o negócio não oferece um serviço essencial, como é o caso de supermercados, farmácias, empresa de coleta de lixo e afins, ele provavelmente está fechado ou com funcionamento limitado, conforme decretos de cada região do território nacional.

Então, se for o caso, veja se não é possível oferecer um serviço delivery, mesmo que seja algo simples, como entregas por telefone ou diretamente pelas redes sociais.

Caso o serviço dê certo, há a possibilidade de abertura de um e-commerce, com início do investimento em lojas virtuais.

Delivery em tempos de crise

5 – Cupons de desconto

Os cupons de desconto podem ser muito eficientes para impulsionar as vendas online. Durante os tempos de crise, as pessoas tendem a conter mais os gastos e procuram por ofertas, com a possibilidade de pagar menos por produtos ou serviços.

Além disso, os cupons de desconto oferecem boas oportunidades para a geração de leads, pois as pessoas podem oferecer um contato por e-mail, em troca de descontos.

Conclusão

Desde que a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou a pandemia do novo coronavírus, com recomendações de isolamento social, muita coisa mudou para as empresas e para os consumidores.

Muitos negócios foram obrigados a fechar suas portas para cumprir decretos de quarentena e, em contrapartida, houve um amplo crescimento das vendas online e do setor de e-commerce.

Diante desse cenário, em conjunto com a desaceleração econômica, muitas empresas passaram a deixar de lado o investimento em marketing. Contudo, essas estratégias são fundamentais para a manutenção e sobrevivência dos negócios em tempos de crise.

O artigo de hoje buscou trazer algumas dicas de como o marketing pode auxiliar as empresas durante a pandemia do novo coronavírus, mas as recomendações são válidas para qualquer época mais conturbada, especialmente economicamente, visto que essa não será a primeira nem a última crise do mundo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.