É fato que a globalização acirrou bastante o mundo empresarial, tornando mercados mais próximos e concorrido. O cenário de mudanças induziu às Micro e Pequenas Empresas (MPEs) buscarem ações diferenciadas para se manter competitivas. Ações de inovação com marketing digital, por exemplo, foram evoluindo ao longo dos anos e o que vemos ultimamente é uma febre pelas mídias sociais. Com isso, a inovação com marketing digital passou a ser a bola da vez.
Desta maneira, para se destacar em meio à concorrência é preciso inovar. Assim, indo ao encontro desta afirmação, existe uma série de ferramentas online que podem ser utilizadas por empresas para gerar novos negócios e identificar novos clientes/mercados.
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Por onde começo a Inovar no Marketing Digital?
Inicialmente, é preciso entender que estratégias de inovação com marketing digital divergem do modelo de Marketing Tradicional e que podem ser introduzidas nas MPEs de maneira gradativa e com baixo investimento.
SEO (Otimização dos Mecanismos de Busca)
O SEO é uma técnica de recuperação de informação orgânica, e alguns exemplos de ações de SEO podem ser:
- utilizar links internos no seu site que levam o usuário para páginas internas do mesmo site com apenas um clique;
- há também os links externos, mas neste leva você para um site ou blog diferente do que você está navegando;
- é inteligente também usar palavras-chave de destaque (identificadas no Google Trends – veremos abaixo) no link da página, bem como, no título da página e conteúdo.
Essas técnicas auxiliam usuários que procuram por determinado termo (chocolate, vestidos, por exemplo) a encontrem seu site com menos dificuldade.
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Links Patrocinados e Impulsionamentos
Além destas ferramentas, também existe o marketing digital pago, no qual o próprio Google oferece um serviço de venda de palavras-chave, anúncios incorporados em sites e links patrocinados, permitindo que sites sejam encontrados com mais facilidade.
Estas técnicas são as SEMs (marketing de mecanismos de busca), que podem gerar um grande retorno para quem opta por elas.
Criação de Conteúdo
Temos também os Materiais Educativos, como eBooks, webinars, planilhas, entre outros, que são ferramentas de publicação para socializar o conhecimento, sendo interessante para profissionais que trabalham com educação ou instituições de ensino (faculdades, universidades) que queiram ganhar mais notoriedade.
Consultores, palestrantes e coaches também podem criar seus conteúdos através de plataforma como a Livros Digitais, a Papyrus ou o My Ebook Maker.
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Soluções do Google para o seu negócio
Google Trends
Já o Google Trends, se destaca por ser uma ferramenta que informa os termos mais buscados em determinado tempo. Essas informações podem ser muito valiosas para o planejamento de uma campanha de inovação com marketing digital, uma vez que podem indicar o potencial de uma palavra ou frase com relação a outras.
Por exemplo, uma pessoa que deseja impulsionar suas vendas online com uma campanha de links patrocinados ou palavras-chave, pode decidir sobre quais termos investir por meio de uma pesquisa no Google Trends, descobrindo quais palavras são mais utilizadas ou pesquisadas e em qual período.
Dessa mesma forma, é possível descobrir quais assuntos são mais procurados dentro do segmento de atuação e, assim, criar conteúdos para sites, blogs, redes sociais de acordo com essa procura, aumentando as chances da empresa ser encontrada.
Google Alerts
Por outro lado, o Google Alerts detecta conteúdos relacionados às frases ou termos escolhidos e envia uma lista com tais conteúdos para o e-mail do usuário.
Por exemplo, ao selecionar o termo “Vestido”, sempre que alguma notícia for publicada na internet, você receberá um e-mail de notificação.
Consequentemente, é possível identificar conteúdos interessantes para postar em mídias sociais, ficar de olho na sua marca e nos lançamentos dos concorrentes, acessar assuntos relacionados ao segmento de negócio, como novos produtos e serviços lançados, tecnologias diferenciadas.
Estratégia de Inovação com Marketing Digital voltada ao seu Público
Apesar destas ferramentas agregarem valor aos negócios digitais das MPEs, é necessário estar chamando atenção para seu produto. Ou seja, fazer seu público interagir, por meio de perguntas lançadas nas redes sociais (como o facebook). Isso, levando em consideração que a linguagem utilizada deve ser adequada para que todo seu esforço não seja em vão.
Preste atenção nos horários que seu público-alvo está online, pois você pode agendar o compartilhamento de postagens e interagir no momento de maior atividade deles. Apresente informações educativas sobre algum novo assunto, como entretenimento, saúde, utilização e benefícios dos seus produtos.
Aproveite que o Instagram e o Facebook têm ferramentas de criação de vídeos ao vivo e produza conteúdos de qualidade para obter um bom alcance. Você também pode investir no Facebook Video Ads para aumentar sua audiência.
Diferentes Redes Sociais e suas possibilidades
Sendo assim, experimente as redes sociais e observe qual é mais aderente ao seu negócio. Se for o twitter, trave conversas interessantes com o público. No LinkedIn gere contatos qualificados com profissionais. Tendo uma página corporativa com um perfil premium, que oferece mais possibilidades de interação com a rede. No caso do Facebook, o público adulto busca informação, educação e entretenimento, e por isso, diversifique sua comunicação nessa plataforma.
Crie uma página corporativa e compartilhe conteúdos coerentes com os interesses do seu público, estimulando o diálogo com campanhas chamativas, interagindo com as pessoas e direcionando o tráfego de suas publicações para seu site ou blog (por meio dos links externos), aumentando, assim, suas chances de conversão.
Leia este texto e descubra se é melhor investir no Instagram ou no Facebook!
Cause impacto visual no YouTube, com vídeos como tutoriais, webinars, cursos on-line, entrevistas e assim por diante. No Pinterest, inspire seu público com o “faça você mesmo”. Utilize as imagens alimentícias, de moda, turismo e design. Já no Instagram ganhe o público jovem com o uso de hashtags para dar alcance para a suas postagens.
Dica Importante…
Não se esqueça de otimizar suas imagens e textos com as técnicas de SEO. Já que os descritivos podem chamar atenção do seu público e facilitar a recuperação da sua página ou rede social. Lembre-se também de que um ponto chave para o sucesso é acompanhar as ferramentas empregadas para a análise de dados, já que elas podem melhorar a experiência dos seus seguidores.
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