Você já ouviu falar em growth hacking? Bem, se você está procurando um método para impulsionar o crescimento rápido para a sua empresa, está na hora de saber mais sobre o conceito.
O termo foi cunhado pelo CEO da GrowthHackers.com, Sean Ellis, ao descobrir que a empresa estava sofrendo com a falta de crescimento dos profissionais de marketing tradicional.
Daí, o método visa justamente o desenvolvimento dos colaboradores, com foco na inovação, escalabilidade e conectividade com os usuários. Difícil de entender?
De início pode parecer até complicado, mas o principal objetivo do growth hacking é encontrar oportunidades para resultados de crescimento rápido. Por isso, a estratégia é orientada ao marketing de experimentos.
Por exemplo, uma empresa de gerenciamento de resíduos sólidos pode descobrir uma “brecha” no mercado e transformá-la em oportunidade.
Assim, o empreendimento pode perceber que há uma demanda para transformação de lixo eletrônico e “experimentar” atuar também nessa vertente, gerando uma nova chance de lucratividade.
O growth hacking utiliza a criatividade, o pensamento análitico e métricas sociais para vender produtos ou serviços, conquistando uma boa exposição.
Quer dizer que esses experimentos em marketing não são feitos assim “do nada”. Ao contrário, o método foca nos indicadores de performance, para perceber quais são as falhas, as brechas e como configurá-las em oportunidade.
Não é à toa que vários empreendimentos têm adotado o growth hacking como uma cultura dentro do seu negócios – e isso vale para os mais diferentes ramos do mercado, desde uma empresa de usinagem CNC, até outro segmento.
Nesse sentido, dentro da cultura do growth hacking, a intenção é perceber como uma atividade do negócio pode ser feita em escala, dentro de processos repetíveis e de maneira otimizada, tanto em tempo quanto em dinheiro.
O método é essencialmente aplicado no marketing, como uma forma de conquistar melhores resultados, alavancar a marca e conquistar reconhecimento no mercado.
No artigo de hoje, vamos conhecer 5 ações em growth hacking que podem impulsionar o crescimento sua empresa e como o método é aplicado na prática. Quer saber mais? Então, continue a leitura!
1 – Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais valiosas para o crescimento das empresas.
Tanto que, de acordo com a Econsultancy/Adobe, em 2013 o método se tornou prioridade de investimento para os profissionais de marketing B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer).
A ideia do marketing de conteúdo é nutrir o público com materiais ricos e informativos, seja em texto, vídeo ou áudio, com o objetivo de educá-lo e criar um relacionamento duradouro, para que fidelizar os clientes à marca.
Um bom exemplo pode ser a elaboração de postagens em blogs. Dessa forma, quando um usuário procurar por materiais para laboratório, por exemplo, ele poderá encontrar o seu conteúdo e, assim, ter confiança na sua empresa, pois ela oferece conhecimento útil.
Além das postagens em blog, o marketing de conteúdo pode usar outras estratégias, como:
- Otimização para os mecanismos de busca (SEO);
- Emprego de palavras-chave ao longo do conteúdo;
- Artigos de convidados e especialistas;
- Aprofundamento dos materiais (e-books, webinários, etc.).
De acordo com um relatório da Ascend2, 72% dos profissionais de marketing consideram a produção de conteúdo como uma das estratégias mais relevantes para conquistar um bom posicionamento nos mecanismos de busca, em especial o Google.
Por isso, vale a pena investir em SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, já que a estratégia, em conjunto com o marketing de conteúdo, é capaz de melhorar a classificação do seu site ou blog e, com isso, aumentar o tráfego orgânico de usuários.
No growth hacking, o marketing de conteúdo surge como uma das principais ações para impulsionar o crescimento das empresas, já que ele é capaz de melhorar o reconhecimento da marca no mercado, ampliar o número de leads (potenciais clientes) e aumentar as chances de vendas.
2 – CTAs (Call to Action)
O CTA, ou chamada para ação, é qualquer elemento dentro de uma página, que pode ser um recurso imagético ou textual, que influencia o leitor a realizar alguma atividade.
Desse modo, é uma ferramenta fundamental para a promoção das ofertas de marketing digital e geração de leads.
Por exemplo, é possível colocar um CTA que convide o leitor a se cadastrar na newsletter de uma empresa de comunicação visual. Ou então, recomendando que o usuário faça o download de um e-book.
Os CTAs ajudam a impulsionar o crescimento e, por esse motivo, é uma dos recursos mais usuais dentro do growth hacking. A ideia é integrar as chamadas em várias plataformas de mídia social, sendo uma forma de motivar a ação dos clientes.
Ao escrever um CTA, lembre-se de usar verbos no imperativo e construir uma frase chamativa, objetiva e clara, para que os usuários entendam facilmente a oferta e, assim, possam agir da maneira apropriada.
3 – Retargeting
O retargeting consiste em uma estratégia de exibição de anúncios segmentados para usuários que já interagiram com a sua marca, seja no site, blog, ferramentas de busca ou redes sociais.
Imagine que um usuário buscou por uniformes profissionais SP e encontrou o seu e-commerce. Mas ele abandona o site e resolve visitá-lo somente alguns dias depois.
Ao realizar essa ação, a sua página instala um cookie no navegador e, dessa forma, consegue coletar dados de navegação do cliente.
É claro que o seu site precisa estar corretamente configurado para essa estratégia, com o trabalho de programadores e desenvolvedores web.
Mas após a instalação do cookie, o seu e-commerce pode enviar anúncios personalizados de uniformes, que no caso, foi o produto de interesse do usuário.
Ou seja, as ferramentas de anúncios como o Google Ads e o Facebook Ads sabem exatamente qual propaganda mostrar ao lead, de acordo com as informações obtidas e um comportamento previamente demonstrado. Isso aumenta a eficiência do anúncio e pode ajudar nas vendas.
4 – Navegação para dispositivos móveis
Pare e pense: quando você quer encontrar uma informação sobre manutenção de compressores, mas não está na frente de um computador, onde irá fazer a busca?
É provável que você tenha pensado no celular. Essa situação é bastante lógica, levando em conta o crescimento exponencial dos dispositivos móveis, principalmente dos smartphones, nos últimos anos.
Em todo o mundo, mais de 5,1 bilhão de pessoas usam celulares, o que equivale a 67% da população mundial. Só o Brasil, conta com 210 milhões de smartphones em funcionamento.
Diante dessa realidade, não dá para ignorar a importância de otimizar a navegação do seu e-commerce, loja virtual, site ou blog para os dispositivos móveis, com o desenvolvimento de plataformas responsivas ou mobile friendly.
Além do mais, 61% dos usuários de dispositivos móveis afirmam que não visitam novamente websites com problemas de acessibilidade e carregamento lento.
Considerando essa importância, o próprio Google incluiu a responsividade como um dos fatores de rankeamento de SEO, desde 2015.
Por isso, ao pesquisar por roda para andaime, por exemplo, os primeiros resultados de pesquisa certamente serão de sites responsivos ou com tecnologia mobile.
As empresas que almejam o crescimento devem considerar os dispositivos móveis como uma parte importante das ações de growth hacking, já que a dificuldade de navegação pode prejudicar a imagem da marca e o alcance de ótimos resultados.
5 – Aplicativos
Ter um aplicativo é uma forma de se destacar da concorrência, ainda mais em um cenário de expansão dos smartphones.
De acordo com pesquisas em growth hacking, os usuários passam 89% do tempo navegando em apps por dispositivos móveis e, por conta disso, esses programas se tornaram uma opção bastante vantajosa para as empresas.
Os aplicativos oferecem a possibilidade de encontrar um aluguel de gerador sem precisar procurar no Google.
Portanto, desenvolver um programa com recursos avançados é uma maneira de investir no crescimento da sua empresa, cativar o público e ganhar reconhecimento no mercado.
Além disso, é uma maneira de aumentar as vendas, já que muitos usuários preferem realizar as suas compras diretamente pelos apps.
Conclusão
O growth hacking é uma estratégia que visa encontrar atalhos para expansão dos negócios e atração de clientes, com foco no crescimento da empresa.
Apesar de não ser restrito ao marketing, sua concepção tem tudo a ver com a elaboração de planejamentos assertivos e direcionados de divulgação, como forma de construir uma boa imagem dos negócios.
O artigo de hoje trouxe algumas ações de growth hacking em marketing que podem ajudar no impulsionamento da sua empresa, mas é possível encontrar muitas outras iniciativas.
Como a cultura do growth hacking é baseada na análise e experimentação, vale a pena dar uma olhada nos indicadores do seu negócio e, em seguida, fazer alguns testes. Dessa forma, é possível avaliar, na prática, os resultados de cada ação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.