Design de serviços: o que é e como aplicar essa estratégia no seu negócio

Através do design de serviços é possível fornecer uma experiência completa de consumo, melhor o relacionamento e atendimento da clientela.

Entenda mais como sua empresa pode aproveitar dos benefícios do design de serviços.

Quando o assunto é inovação, sabemos que existem diversos meios para otimizar nossas atividades internas e, dessa forma, garantir eficiência e qualidade no oferecimento de serviços e produtos aos nossos clientes finais. Nesse quesito, podemos perceber a importância do Design de Serviços, que atua diretamente em novas implementações para qualificar a oferta ao público.

Apesar de ser um processo importante, muita gente ainda não entende o seu conceito, muito menos as principais etapas para integrá-lo às atividades empresariais. Quer saber como? Confira nosso post de hoje e veja como implementar esse método em sua empresa.

Afinal, o que é Design de Serviços?

Em geral, podemos definir que design de serviços — também conhecido como service design —Design de serviços. A ideia, por trás desse tipo de design, é justamente oferecer serviços de extrema qualidade aos clientes finais.

Com o design de serviços, o posicionamento da corporação fica mais direcionado às etapas de satisfação, indo desde o marketing de atração até os processos de pós-venda. Já sabemos que a relação com nossos clientes não termina somente no ato da venda. Ela só está começando! Por esse motivo, o design de serviços é desenvolvido para oferecer confiança, segurança, e finalmente, a fidelização.

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Como aplicar essa estratégia em minha empresa?

Entendendo o conceito e a importância dessa aplicação para o negócio, está na hora de entendermos como implementá-la de maneira eficiente e estratégica. Confira abaixo os passos necessários:

1. Exploração

Nesse primeiro momento, devemos entender que a jornada do design de serviço inicia-se com a projeção de serviços que possam ser extremamente eficientes para a experiência dos consumidores. A ideia é conseguir solucionar problemas e ter a capacidade de entregar algo valioso a esse cliente. Dessa forma, empresas tendem a explorar diferentes ideias com base naquilo que identificam como necessidades de melhorias.

2. Criação

Depois da etapa de exploração, chegamos no processo de criação — que é onde todas as ideias acumuladas serão transformadas em ações que serão efetivamente funcionais. Vamos citar um exemplo para ficar ainda mais claro: imagine que o principal objetivo da sua empresa é tornar o atendimento ainda mais diferenciado e otimizado.

Tendo como base a ideia da implementação de um chatbot, estamos na fase onde o sistema será desenvolvido e preparado para que possa chegar até os clientes, através das possíveis dúvidas que ele provavelmente possuirá.

3. Reflexão

Em geral, a etapa da reflexão tende a ser o momento onde a corporação passa por intensos ciclos de absorção e prática da utilização do serviço implementado!

Se formos seguir o exemplo do chatbot citado no tópico anterior, podemos presumir que a etapa da reflexão seria a fase de adaptação com base nas informações que os robôs instalados ofereceriam em decorrência de sua relação com os consumidores, e posteriormente, entregando as devidas soluções.

4. Implementação

Por fim, chegamos na parte de implementação! Nesse momento, é aquele em que colocamos todos os processos para funcionar, e da maneira certa. De forma prática, o processo irá começar com os esforços da corporação no desenvolvimento do serviço, e irá estender-se até o momento em que os clientes irão efetivamente usá-lo.

Gostou deste artigo? Agora que você já sabe como incorporar o design de serviços em sua empresa, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o tema? Visite o nosso blog e leia conteúdos exclusivos para o seu negócio.