10 Ferramentas para o processo de inovação

O processo de inovação é fundamental para qualquer empresa, afinal, no que diz respeito ao universo comparativo, investir no novo é buscar incansavelmente o aperfeiçoamento. Sendo assim, essas ações são essenciais para um desenvolvimento sustentável.

Independentemente se a sua empresa é de pequeno ou grande porte, é muito importante que ela acompanhe as mudanças do mercado, principalmente para não ser engolida pela concorrência e acabar perdendo oportunidades de crescimento.

Por exemplo, uma empresa de manutenção de fachadas prediais sabe que o ideal é abandonar práticas atrasadas de negócio e investir em ideias inovadoras e que ainda não foram exploradas no mercado. Alguns tipos bons são os seguintes:

  • Uma nova tecnologia;
  • Um novo sistema;
  • Um novo meio de comunicação com os seus clientes;
  • Um novo modelo de negócio;
  • Entre muitos outros.

Enfim, é importante pensar à frente dos seus concorrentes. Com isso, essa empresa conseguirá se destacar e atingir um diferencial no mercado que está inserida. Do contrário, ficará estagnada esperando que clientes, vendas e tudo mais, caiam do céu.

Seja uma empresa de barreira acústica ou uma clínica veterinária, é importante que se mantenha em constante inovação, só assim você vai conseguir, de fato, alavancar suas vendas. Ademais, quanto antes você entender isso, melhor será para o seu negócio.

Importante ressaltar que inovação empresarial é o processo de organização para introduzir, por exemplo:

  • Novas ideias;
  • Metodologias;
  • Fluxo de trabalho;
  • Serviços variados;
  • Produtos dos mais diversos.

Ou seja, uma estratégia inovadora, orientará as decisões sobre como os recursos serão usados. No mercado dos negócios, para que uma ideia inovadora seja realmente útil, ela deve ser replicada e resolver as necessidades específicas do público-alvo.

Sendo assim, a inovação é alcançada por meio do fornecimento da originalidade. Lembre-se, sua maior eficiência é quando a ideia inovadora afeta de forma positiva a sociedade toda.

Vantagens da inovação para sua empresa

Para uma empresa que investe em inovação, por exemplo, do ramo de elaboração de projeto de combate a incêndio, e utiliza ferramentas variadas, acabará desfrutando de inúmeros benefícios e, com isso, obtendo ótimos resultados de forma rápida.

Entre todos que podemos destacar sem dúvidas, está um específico, que é o aumento da produtividade, pois uma empresa que pensa no seu público e inova para que seus produtos e serviços sejam sempre os melhores do mercado, consegue isso facilmente.

Além do que já foi citado, uma outra vantagem é a qualidade do atendimento, pois a empresa investirá em estratégias e tecnologias para sempre atender seus consumidores com excelência, tornando-os cada vez mais satisfeitos e fiéis.

Outra frente interessante é a redução de custos, pois seus processos serão automatizados, perdendo menos tempo, fazendo com que as equipes aproveitem melhor o trabalho, produzindo mais e gerando menos prejuízos.

E com todos esses processos, você também terá a satisfação dos funcionários, afinal, quando se trabalha em uma empresa que olha o colaborador com mais humanidade, ele trabalha disposto e bem mais engajado em seus afazeres gerais.

Inclusive, ainda sobre o aspecto anterior, essa motivação pode ocorrer por alguns fatores, seja porque o chefe entendeu o seu problema ou porque realizou uma manutenção predial empresa, tornando o ambiente de trabalho mais seguro e confortável.

Pois bem, é importante ressaltar que o processo de adequação às tecnologias é algo um pouco demorado e que exige constante manutenção. Desse modo, os gestores precisam sempre ter a mente aberta para as novas ideias e propostas que surgirem.

Por mais que aquilo pareça mirabolante, é importante levar em consideração, pois toda ideia pensada junto pode se tornar incrível. A junção do que foi dito, é essencial para incorporar a cultura da inovação na sua empresa e entre seus funcionários.

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10 ferramentas principais de inovação

Conheça agora as ferramentas que vão te ajudar em todo processo de inovação, principalmente para você conseguir implantar na sua empresa e fazer até, por exemplo, um cliente Comprar elevador comercial ou qualquer outro do seu segmento mais facilmente.

1 – Design thinking

Este é um método formal para a resolução prática e criativa de problemas ou questões. Isso porque, essa é uma metodologia para atualizar conceitos e ideias, pois ela utiliza elementos como experimentação e empatia para chegar a soluções.

Assim, você toma decisões com base no que os possíveis clientes querem realmente, não confiando apenas em históricos disponíveis. 

2 – Benchmarking

Essa ferramenta permite medir o desempenho e analisar as tendências para possibilitar o aprendizado e a melhoria constante. Ademais, sua metodologia é basicamente comparar seu negócio com os da concorrência.

Por exemplo, uma fabricante de tubo de silicone compara os padrões do setor e o desempenho passado da sua organização com empresas que têm processos semelhantes. Com isso, ela cria um parâmetro e enxerga o que pode melhorar no seu negócio.

3 – Brainstorming

Nessa estratégia a equipe se junta e começa a buscar ideias e soluções para os problemas da empresa, assim os funcionários expressam suas percepções e todos trabalham juntos para resolver os problemas.

Exemplo, uma empresa de manutenção de aquecedor de água a gás senta com os seus funcionários periodicamente para saber o que eles têm a falar sobre inovações e melhorias, ou seja, podendo colher ótimos frutos dessa reunião.

4 – Comunidades de prática

Essa é uma estratégia que é uma unidade básica de inovação sustentada, e isso acontece devido a pessoas engajadas com ideias e percepções diferentes, mas que se juntam.

Com isso, elas criam receitas e maneiras de misturar ideais e recursos que já existem, com itens atuais. Isso dá origem a novas tecnologias e soluções para os produtos e serviços, por exemplo, um novo método de isolamento acústico para janelas de vidro.

5 – Prototipagem acelerada

Essa estratégia permite que as empresas desenvolvam suas inovações de forma rápida e com custo baixo, criando protótipos de novos produtos. Dessa maneira, ajudando a nutrir o design inovador do negócio.

Com essa ferramenta, podem ser feitos inúmeros testes para saber se aquele produto é realmente bom para o segmento, fazendo com que o item final chegue mais rápido ao consumidor.

6 – Mapa de empatia

Com esse mapa, você consegue visualizar de forma colaborativa e articular o que sabe sobre determinado tipo de usuário. Assim, é possível criar um entendimento sobre seu público de modo geral, traçando um perfil e ajudando nas tomadas de decisão.

Por isso, levante os seguintes questionamentos sobre seus usuários: como eles pensam? como eles veem? como eles fazem? como eles sentem? Assim será mais fácil entender suas necessidades.

7 – Intraempreendedorismo

Nessa estratégia os colaboradores passam a ser ferramentas de inovação, assim todas as pessoas são empreendedoras, principalmente para que seja possível estimular seus funcionários.

Para que isso dê certo, primeiramente crie um plano de carreira crescente e invista em bonificações. Lembre-se, o incentivo é a chave do sucesso.

8 – Análise SWOT

Essa é uma importante ferramenta para identificar seus pontos fortes e fracos, além das oportunidades e ameaças. Por isso, faça uma análise e tenha em mente os seguintes questionamentos:

  • Qual é o seu diferencial?
  • Qual a desvantagem da empresa?
  • O que pode te favorecer?
  • Qual o obstáculo que se enfrenta?

Ao conseguir responder esses questionamentos, você conseguirá criar soluções para seus problemas.

9 – Grupo Focal

Essa estratégia entrega uma pesquisa qualitativa, levantando informações que podem ser externas ou internas.

Sendo assim, é possível dizer que um líder faz a mediação dessas pessoas para que, juntas, elas criem soluções. Ou seja, o foco principalmente é definir o objetivo da entrevista e traçar perguntas certas.

10 – Teste de conceito

Essa é a última estratégia, mas é essencial para uma empresa inovadora. Esse teste consiste em um tipo de pesquisa realizada para analisar se uma ideia é boa o bastante e, com isso, captar a reação de um grupo pequeno de pessoas.

Dessa maneira, você compreende os sentimentos e impressões subjetivas sobre seu produto ou serviço. Ou seja, com esses resultados você consegue entender qual impacto causará nas pessoas.

Ainda dentro do teste de conceito, existe uma relação desenhada por Philip Kotler que passa pelos principais assuntos que envolvem a criação de novos produtos, que são os seguintes:

  • Comunicabilidade: a mensagem é clara?
  • Credibilidade: os consumidores aceitam o produto/serviço?
  • Nível de necessidade: mais necessidade = mais atenção;
  • Nível de lacuna: menos alternativas = mais chance de sucesso;
  • Valor percebido: teste do preço escolhido pela empresa;
  • Intenção de compra: quem usaria e quando?
  • Usuário-alvo: avaliar como o consumidor enxerga essa questão;
  • Ocasião de compra: avaliar como o consumidor enxerga essa questão;
  • Frequência de compra: avaliar como o consumidor enxerga essa questão.

Pois bem, para finalizar, é certo dizer que a inovação está cada vez mais presente, então cabe às empresas se atualizarem e irem em busca da aplicação das ferramentas, tanto as que foram citadas neste artigo quanto às diversas outras que ainda existem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.