Investir em Mídias Sociais: Suas Influências no Brasil

Tem se tornado cada vez mais fácil encontrar empresas que entenderam o novo cenário do marketing e já utilizam as mídias sociais como um de seus canais de comunicação com seu público.

Nesse sentido, a presença online tem sido uma ação fundamental para qualquer negócio que almeja o mínimo de destaque diante do atual cenário de mercado. Essa tendência já é motivo para que o empresário, que não tem perfil empresarial nas redes sociais, sinta-se parado no tempo.

O uso das mídias sociais pelas empresas

Mas é tão importante assim investir nessas mídias sociais?

Os números não mentem. Uma pesquisa “Futuro Digital em Foco Brasil 2015” (Digital Future Focus Brazil 2015), divulgada pela consultoria comScore mostra que os brasileiros são líderes no tempo gasto nas redes sociais.

Logo, a nossa média é 60% maior do que a do resto do Planeta! Atrás do Brasil vem Filipinas, Tailândia, Colômbia e Peru. Veja no gráfico:

Gráfico: mídias sociais - Brasil nas redes sociais

Ou seja, simplesmente os brasileiros gastam 650 horas por mês em redes sociais. O 2º lugar ficou com os portais de notícias e entretenimento, com 290 horas.

O medo do empresário em investir em mídias sociais

Mesmo com possibilidade de alcançar uma quantidade de público tão grande assim, infelizmente, algumas empresas diminuem o investimento em marketing. Isso por medo de arriscar em algo novo ou até por contenção de gastos em meio à uma crise econômica.

Porém, o marketing não deve ser visto como um custo, mas sim como um investimento que pode trazer resultados imediatos e a longo prazo.

Assim sendo, deve-se entender que o marketing digital traz oportunidades, identifica possíveis fraquezas e gera novos negócios. Além de tudo, possibilita alcançar o público-alvo de forma mais assertiva com um investimento baixo.

Ainda não está convencido? Saiba por que a sua empresa deve investir em Marketing Digital!

O que você não pode ignorar

O fato é que a Internet, que até outro dia tinha função secundária nos negócios, ganhou papel de destaque. Portanto,  as pessoas estão mais conectadas do que nunca e é no meio digital que elas recorrem quando desejam fazer críticas, elogios ou obter informações sobre os produtos/serviços que lhes interessa.

Então, já que o consumidor abre todo esse espaço para as mídias sociais em sua vida, por que não dar mais atenção às ações online a fim de estabelecer com o público uma relação mais próxima? Não existe motivo para se distanciar de seu cliente, concorda?

mídias sociais - homem confuso com as redes sociais

Maiores vantagens de usar as mídias sociais a favor do seu negócio

Se eu ainda não lhe convenci da importância de investir em mídias sociais, aqui vai alguns bons motivos para uma participação mais ativa no meio digital:

Alcance mais, venda mais

Muito simples. Com o enorme número de pessoas presentes nas mídias sociais, a chance da sua marca conversar com o público é ainda maior. Empresas que estabelecem uma boa comunicação online ganham visibilidade e, com isso, veem suas vendas aumentarem.

Praticidade no Feedback

A comunicação é mais imediata através das mídias sociais. Através das ações da sua empresa numa rede social, por exemplo, seu público tende à produzir um feedback mais rápido. Interagem com reações, comentários e, até mesmo, compartilhando com os amigos algo que gostou.

Funciona como um termômetro: em pouco tempo, mostram o que deu certo e podem indicar o que deve ser melhorado.

cliente e empresário conversando por telefone sem fio

Analisar a concorrência mais de perto

Seus concorrentes também possuem redes sociais. Sempre vale a pena lembrar que a concorrência também está disputando a atenção do público.

Dessa maneira, saber como eles se posicionam e identificar seus pontos fortes e fracos ajuda bastante sua empresa a elaborar estratégias mais eficazes com base nessa análise.

Transforme seu fã num forte aliado

A satisfação do público gera também um forte aliado. Fãs satisfeitos tornam-se divulgadores espontâneos de uma marca, uma vez que eles se sentem estimulados a falar positivamente sobre suas experiências.

Portanto, estabeleça com essas pessoas uma relação de confiança. Seu negócio só tem a ganhar.

Conclusão

Então, não perca tempo! Use as mídias sociais à seu favor, realizando ações junto ao seu público. Venda mais histórias, troque mais experiências e sentimentos! Ao fim de cada interação, note seus produtos e serviços ganhando mais visibilidade. Venda mais com isso.

E você? Já conhecia esses benefícios? Já explorou algum outro benefício que as mídias sociais podem gerar? Deixe um comentário para que continuemos essa conversa.