Glossário dos Termos de Inovação

Effectuation? Hackaton? Growth Hacking? Se você está inserido no ecossistema de inovação (ou tem estudado sobre o tema), já deve ter ouvido alguns destes termos. Mas afinal, quais são os seus significados? Então, que tal seria um glossário dos principais termos de inovação?

Para facilitar a sua vida, reunimos os principais termos que permeiam o ecossistema inovador e fizemos uma breve explicação de cada um. Assim, criamos o Glossário dos Termos de Inovação. Aproveite a leitura!

Dicionário de Termos de Inovação

Conceitos e Modelos

Networking – Networking se refere a sua capacidade de construir e manter uma uma rede de contatos e conexões. Portanto, tal rede é um sistema em que indivíduos ou grupos têm um interesse em comum, fundamental para quem quer gerar novos negócios e parcerias.

Effectuation – Segundo Saras Sarasvathy, idealizadora deste conceito: o effectuation nada mais é do que um processo dinâmico e criativo que tem por objetivo desenvolver novas ideias em um ambiente empreendedor.

Crowdfunding – Modelo de financiamento realizado por meio de plataformas colaborativas, onde os empreendedores cadastram seus projetos e buscam apoio de diversos colaboradores para realizar projetos – que em muitos casos ainda estão no papel.

Design Thinking – Design Thinking é uma abordagem criativa, focada no ser humano que se baseia na multidisciplinaridade, colaboração e tangibilização de pensamentos e processos, para propor alternativas e soluções inovadoras para empresas e/ou problemas da sociedade.

Growth Hacking – é um modelo de trabalho que busca o crescimento do seu negócio com base em práticas melhores, que são construídas a partir de hipóteses e experimentos. Assim, procura encontrar oportunidades/brechas (hacks) para o sucesso e criar estratégias específicas visando resultados rápidos para o crescimento (growth) da empresa.

Inscreva-se no curso sobre Growth Hacking e aprenda como as estratégias de Growth Hacking podem impactar a sua empresa.

Eventos e Ferramentas

Business Model Canvas – O Método criado por Alexander Osterwalder, conhecido como CANVAS, como uma alternativa para modelar e gerenciar um plano estratégico de forma mais lúdica, direta e ilustrativa. O Canvas é um quadro que resume de forma objetiva 09 etapas necessárias para modelar uma ideia de negócio.

Baixe o Modelo do CANVAS. Ferramenta pronta para uso!

Coworking – é um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, com o objetivo de gerar networking e crescer de forma mais rápida e colaborativa.

Hackaton – Composta pelas palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona). Busca atender um fim específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis.
Geralmente uma competição em formato de maratona com objetivo de criar soluções específicas para um ou mais desafio, reunindo equipes multidisciplinares!

Landing Page – é uma página de site com estrutura e elementos voltados à conversão do visitante em Lead (cadastro de prospect), oportunidade ou cliente. Portanto, o objetivo desta ferramenta é coletar dados importante do seu visitante.

KPIs (Key Performance Indicator) – KPIs é a sigla usada para definir os Indicadores-chave de Desempenho das empresas. Estes indicadores são definidos e utilizados para mensurar o desempenho do seu negócio.

Startups

Startup – São 3 as principais características de uma Startup: uma organização temporária com um modelo de negócio repetível e escalável, em um ambiente extremamente incerto.

Lean Startup – Eric Ries, autor do livro ‘Lean startup’, define startup como ‘um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza’.

Pitch – É uma apresentação breve (de 3 a 5 minutos) para os investidores para convencê-los de que vale a pena o investimento em sua empresa. Geralmente possui sua estrutura definida da seguinte forma: apresentação, problema, implicações geradas pelo problema, ênfase na solução, diferenciais da solução e a chave de ouro.

Elevator Pitch – como o próprio nome sugere, o elevator pitch trata-se de uma apresentação da ideia do negócio feita no tempo que um pessoa passaria dentro do elevador para ir do térreo a cobertura. Por isso, em geral, possui de 30 a 60 segundos de duração.

O que os empresários falam sobre inovação?  Leia aqui os 10 insigths sobre inovação que você pode aprender com um empresário.

Incubação

Incubadora – são instituições que possuem infraestrutura favorável à inovação que auxiliam empresas nascentes, ou que estejam em operação. Ou seja, ajudam a desenvolver suas ideias e projetos – através dos seus processos de incubação ou pré-incubação. Em geral essas incubadoras estão filiadas à Universidades e, em sua maioria, são mantidas através de recursos públicos.

Aceleradora – são focadas em empresas que tenham o potencial para crescerem muito rápido. Ou seja, aceleradoras buscam startups escaláveis (e não somente uma pequena empresa promissora).

CERNE – é o Centro de Referência para Apoio aos Novos Empreendedores (CERNE). Um modelo de gestão para atuação das incubadoras brasileiras, desenvolvido pela Anprotec e o SEBRAE. Portanto, seu objetivo é promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos.

Quer saber qual é o seu Perfil Empreendedor? Faça o teste e descubra.

MVP (Minimum Viable Product) – Um dos termos de inovação bem conhecido, sendo uma prática da administração. Seu objetivo é testar sua ideia ou seu negócio com um lançamento com menor investimento possível. Ou seja, testar o negócio antes de aportar grandes investimentos. Portanto, o MVP é uma versão mínima daquilo que se pretende inserir no mercado. Isto considerando as funcionalidades necessárias para que ele cumpra o seu objetivo. A partir do MVP pode-se ter uma noção inicial sobre a eficiência do produto, usabilidade e aceitação do mercado.

Investimentos

termos de inovação

Mentor – profissional de mercado, com experiência em diversas áreas do conhecimento. Ele busca impactar positivamente o desempenho da startup, por meio da orientação, discussão de ideias e estímulo ao empreendedor. Assim, uma empresa pode ter mentores específicos para cada estágio do seu desenvolvimento.

Investidor – Pessoa ou empresa interessada em investir recursos financeiros em startups. Para tanto, busca troca de quotas de participação na constituição da empresa, com o objetivo de obter rendimentos futuros.

Investidor Anjo – O investidor anjo (angel) é um profissional experiente. Ele realiza investimentos com seu próprio capital em empresas nascentes com um alto potencial de crescimento, como as startups.

Capital Semente (Seed capital) – é aquele recurso captado quando o negócio está em sua fase inicial. Por isso, será aquele que possibilitará que primeiros passos de um ideia sejam dados.

Capital de Risco (os Venture Capital) – Apoiam empresas de pequeno e médio porte já estabelecidas e com potencial de crescimento. Assim, tem um duração média de 5 a 7 anos, os recursos investidos financiam as primeiras expansões, possibilitando novos patamares no mercado.

Gostou da leitura? Deixe seu comentário!

Então, procuramos reunir os principais termos de inovação que envolvem o ambiente das startups e empresas inovadoras. Sentiu falta de algum conceito que permeia este ecossistema? Por favor deixe seu comentário e colabore com atualização deste dicionário dos Termos de Inovação.