Como transformar sua empresa com a Inovação

O que empresas como Google, Amazon, Tesla e Apple têm em comum? Como é que elas conseguem surpreender positivamente seu público cada vez que lançam um novo produto ou serviço? E como você pode seguir este exemplo e transformar a sua empresa? Independentemente de qualquer resposta, é inevitável atrelar tal sucesso a forte Cultura de Inovação que elas possuem.

Por trás de toda tecnologia e know-how existentes nessas organizações, também existem profissionais responsáveis em criar e aperfeiçoar mecanismos com o objetivo de facilitar a busca pela inovação.

Então, quer saber como a inovação pode transformar sua empresa? Continue a leitura.

Como transformar sua empresa através da inovação

O departamento de Gestão da Inovação é responsável por avaliar ideias e projetos, analisando desta forma os riscos, aplicabilidade, retorno sobre investimento e outras variáveis. Sempre sendo feitos através de uma sistemática que torne o processo otimizado.

Diante de tantas definições acadêmicas sobre o que é Inovação, podemos simplificar dizendo que é a exploração com sucesso de novas ideias. Por outro lado, de nada adianta estimular sua equipe a dar ideias se elas, por sua vez, nunca são colocadas em prática.

Acelere o seu aprendizado

Tom Peters, também conhecido como “Pai da empresa moderna”, deu o seguinte conselho “Teste rápido, falhe rápido e ajuste rápido”. Ou seja, é indispensável entender como o mercado reage àquela novidade, quais os pontos de melhoria, qual a sua aceitação e assim por diante.

Logo, uma ideia que aparentava possuir pouco potencial pode também ser lapidada e utilizada posteriormente.

As mudanças econômicas, sociais e políticas de hoje acontecem em uma velocidade nunca antes vista. Da mesma forma, as tecnologias evoluem tão rapidamente que chega a ser difícil acompanhar as últimas novidades disponíveis.

Por isso, os empreendimentos que vão sobreviver ao século XXI são aqueles que melhor irão se adaptar a essa nova realidade. Pois, não é à toa que a cada dia surgem novas Startups que conseguem solucionar os problemas dos clientes ainda melhor até mesmo que multinacionais com investimentos robustos em direcionados a P&D.

Inovação e Startups

A inovação está presente no DNA das Startups, que surgem buscando sempre desenvolver e escalar seu negócio. É válido, portanto, aprender com elas as práticas que estão sendo utilizadas para conseguir chegar ao topo e como podemos replicar no mercado em que atuamos.

Inserir a inovação dentro das estratégias pode transformar totalmente a dinâmica existente, sendo então, possível levar a organização a um próximo nível à medida que o processo criativo está sendo estimulado em todos os departamentos, mesmo assim, havendo a possibilidade que o resultado não seja favorável todas as vezes.

Correr riscos calculados faz parte do jogo e deixa o time sempre alerta para buscar os melhores resultados. Além disso, ainda pode gerar diversos benefícios para seu negócio, como:

  • Aumento da lucratividade;
  • Melhoria no atendimento;
  • Uso eficiente dos recursos;
  • Eliminação de gargalos, e;
  • Maior engajamento de todos.

Como inovar em Micro e Pequenas Empresas (MPEs)?

A Inovação é, sem dúvida alguma, elemento essencial para sobrevivência das organizações na atualidade. Contudo, esse termo traz consigo alguns clichês que precisam ser repensados, como, falar que é privilégio de grandes empreendimentos ou que é necessário desembolsar uma quantia considerável de dinheiro.

Na realidade, negócios de todos os portes são capazes de inovar. E existem métodos simples que podem ser adotados de imediato sem sacrificar as finanças.

Criar inovações em pequenos negócios pode não ser uma tarefa simples, pois existem diversas limitações externas que dificultam a implantação. Além disso, é comum haver resistência interna por parte da equipe, já que muitos colaboradores preferem continuar na zona de conforto.

Então, cabe aos gestores a tarefa de mostrar a importância de tal processo, uma vez que a inovação é algo extremamente colaborativo.

Dicas para começar a explorar as possibilidades e inovar

  • Migre o Marketing Tradicional para o Digital – Recursos serão economizados, o público certo será atingido e você vai conseguir mensurar através dos vários indicadores disponíveis nas plataformas digitais.
  • Automatize o que for possível – Deixe as pessoas trabalharem naquilo que nenhuma máquina consegue copiar: a criatividade humana e nossa capacidade de se relacionar. Toda função que for repetitiva e padronizável logo será substituída por robôs.
  • Crie canais para melhorar a comunicação interna – Ouvir os colaboradores pode levar a novos negócios, melhorias nos processos e criar o sentimento de pertencimento em cada um, fortalecendo o time. Lembre-se: eles possuem informações valiosas, pois estão em contato direto com a clientela.
  • Lance novos produtos ou serviços – Os consumidores de hoje são ávidos por novidades. Experimente versões diferentes, customizações, linhas exclusivas e serviços agregados.
  • Pesquise tendências de mercado – Diversos sites e aplicativos oferecem gratuitamente informações sobre o que está sendo mais pesquisado pelo seu público. Sair na frente da concorrência pode fazer toda diferença, por isso, use estes dados ao seu favor.

Inove ou morra tentando!

Alguns anos atrás ninguém cogitaria a possibilidade que gigantes como Blockbuster e Kodak quebrassem. Pois, elas eram referências mundiais nos seus respectivos segmentos.

No entanto, o mercado é tão competitivo que perder o timing pode gerar consequências irreparáveis, como aconteceu com essas duas companhias.

Blockbuster e Kodak

Escolhas erradas podem resultar em jornadas desastrosas. A Blockbuster optou por não comprar a Netflix demonstrando incapacidade de antecipar a demanda do seu público. Isto foi pelo motivo dos diretores não acreditarem que a internet se tornaria um canal de distribuição.

Já a Kodak, por sua vez, foi a criadora da câmera digital. Porém, o receio em perder as vendas com papéis fotográficos e filmes tardaram sua entrada na onda das fotos digitais. O fim dessa história nós já conhecemos, mesmo com diversas tentativas de se reinventar, nenhuma estratégia foi suficiente para salvá-las.

Comece mudando a sua mentalidade

Infelizmente, os empresários brasileiros são muito imediatistas. Pois, eles são acostumados a visar apenas o curto prazo, descartando as possibilidades que não deram certo de primeira.

É fundamental mudar essa mentalidade e buscar desenvolver ambientes favoráveis à inovação. Sendo assim, aqueles que tiverem essa percepção e então agirem a favor desta tendência, vão colher bons frutos.

E aí…?

Gostou do assunto? Quer saber como começar a inovar e poder você mesmo transformar a sua empresa?

Confira quais são os primeiros passos para começar a inovar.