Como Saber se é hora de Reformar seu Site

Seja através de um site, redes sociais ou outro canal online, entendemos o quanto é fundamental estabelecer uma presença na web como meio de relacionamento com seu público. Sendo assim, discutiremos mais especificamente sobre como saber se está na hora de reformar seu site.

Reformar seu site - triângulo parecido como um átomo cheio de ferramentas

Por que ter um site atualizado?

Assim como as empresas precisam evoluir com o tempo para se manter vivas no mercado, a mesma lógica serve para um site, essa ferramenta necessita se manter atualizada, como qualquer item ligado à tecnologia. Reformar seu site corretamente pode ser um aspecto-chave para o aumento nas vendas da sua empresa.

Todavia, para ter um site atualizado, muitas vezes é preciso uma reformulação geral para que ele não se torne obsoleto e inferior ao de seus concorrentes.

LEIA TAMBÉM: Atualizar conteúdos antigos pode fazer uma grande diferença em sua estratégia de marketing

Parece óbvio? Vamos com calma!

Então, pode acabar parecendo meio óbvio, mas nem sempre é fácil de perceber para quem não tem familiaridade com o tema. Reformular um site que já está no “ar” é como começar tudo do zero: é preciso pensar na funcionalidade, navegação, usabilidade/facilidade e na rapidez.

Por outro lado, deve-se levar em consideração o que há de mais atual, seja no layout, nos recursos, nos efeitos, integrações, funcionalidades, etc.

Os sintomas que indicam a hora de reformar seu site

Está em dúvida? Querendo saber se seu site realmente precisa de uma reforma? Pois bem, analise alguns sintomas que podem te ajudar a descobrir:

#1 Você tem dificuldades para atualizar o seu conteúdo

Se após uma dedicação mínima, você sente que as ferramentas disponíveis no seu site não facilitam, ou até mesmo causam uma certa dificuldade, para adicionar fotos, textos, vídeos e outras informações necessárias para deixá-lo atualizado, fique atento: ele já está defasado.

#2 Seu site não é compatível com dispositivos móveis

Ter um site responsivo agora é uma das maiores exigências do mercado atualmente. Eventualmente, se seu site não se adequa perfeitamente aos dispositivos móveis, está mais que na hora de reformar seu site.

61% dos usuários deixam um site que não é otimizado para dispositivos móveis quando estão no celular ou tablet. (Google Think Insights)

 Reformar seu site conversando com smartphone através das mídias sociais

#3 Não existe integração entre seu site e suas mídias sociais

A melhor forma de marcar presença na web é estar nas redes sociais se relacionando-se com seu público. Assim sendo, se seu site não conversa com seus perfis sociais, definitivamente é hora de repensar e integrá-lo às suas mídias o quanto antes.

#4 Seu site não está bem posicionado nos mecanismos de busca

Em um site, uma série de fatores podem influenciar nesse posicionamento: tempo de carregamento das páginas, URLs amigáveis, palavras-chave, etc.

Nesse sentido, muitos fatores ajudam a posicionar bem sua marca na internet. Um deles é o SEO (Search Engine Optimization – conhecido em português como “Otimização para dispositivos de Busca”), que prepara seu site para os mecanismos de buscas.

LEIA TAMBÉM: A importância de seu site estar nas primeiras posições do Google

#5 Você não utiliza a plataforma WordPress em seu site

WordPress é o CMS (Content Management System, o equivalente à “Sistema de gestão de Conteúdo”) gratuito para desenvolvimento de sites mais famoso do mundo. Personalização rápida, liberdade e acessibilidade, são alguns dos maiores benefícios da utilização.

Ainda mais, sua estrutura é excelente para os mecanismos de busca. E, ainda mais, se você precisa de recursos avançados pode facilmente adicioná-los por meio de plug-ins.

Utilizando a plataforma WordPress para reformar seu site

Conclusão

Em resumo, reformar seu site e mantê-lo atualizado é de vital importância para sua empresa se manter ou se colocar em destaque no mercado para atrair ainda mais seu público. Por isso, investir em melhorias é tão importante, pois seu site estará melhor ranqueado, com um design e um conteúdo mais atual envolvendo o que seu cliente necessita e oferecendo de uma forma muito melhor seu produto ou serviço.

Pois então, este conteúdo lhe ajudou a identificar alguns problemas que podem estar no site da sua empresa? Já pensa em reforma-lo? Comente o que achou na sessão de comentários.