Como criar um relatório de análise de concorrência?

de Análise de concorrência é um documento completo de pesquisa que identifica os objetivos de sua empresa, bem como seus concorrentes para obter as informações necessárias para obter uma vantagem competitiva.

Isto é para realizar uma análise competitiva, existem várias etapas, e se você estiver se perguntando por que fazer um relatório sobre isso, ele é o cerne da pesquisa de mercado de qualquer negócio. 

Ou seja, antes de desenvolver uma estratégia de marketing eficaz para orientar as campanhas na direção certa, o relatório de concorrência entra como base para construir as estratégias de forma assertiva.

Ou seja, independentemente da natureza do seu negócio, seja ele digital ou industrial, como uma empresa de elaboração de projeto de terraplenagem, o relatório de análise de concorrência será importante. 

O que é análise concorrência?

As análises de concorrência consiste em identificar a concorrência direta e indireta com pesquisas que revelam seus pontos fortes e fracos em relação à sua empresa ou seu negócio. 

Os concorrentes diretos comercializam o mesmo produto para o mesmo público, enquanto os concorrentes indiretos vendem o mesmo produto para um público diferente.

Uma vez que você identificou seus concorrentes, é possível utilizar essas informações para implementar as melhores estratégias de marketing.

Por que você deve fazer o análise de concorrência?

Afinal, por que é importante fazer um relatório de análise competitiva? 

Basicamente, porque se sua empresa não souber o que eles fazem e as estratégias que eles seguem, ela não conseguirá vencê-los.

Ou seja, a análise competitiva ajuda em diversas questões. Por exemplo, ela ajudará sua equipe a criar melhores estratégias de marketing, como também ajudará a identificar oportunidades de mercado que atualmente não são atendidas.

Além disso, permitirá que você aproveite as fraquezas de seus concorrentes para aumentar sua reputação e autoridade no mercado. Bem como, ajudará a tomar decisões informadas sobre sua estratégia e garantirá que você possa criar vantagens competitivas sustentáveis.

E sem dúvida, fazer essa análise de forma minuciosa também lhe irá ajudá-lo a planejar investimentos futuros. São vantagens inimagináveis e realmente incríveis para quem quer ter sucesso no seu negócio. 

O que se deve incluir em uma análise de concorrência? 

O objetivo desse tipo de análise de concorrência é ganhar competitividade no mercado e melhorar a estratégia de negócios. Assim com um inventário físico ativo imobilizado que é de extrema importância para dar andamento aos projetos. 

Ou seja, sem análise competitiva, é muito difícil saber o que os outros estão fazendo para ganhar clientes ou sair na frente com seu público-alvo.

Para tomar como guia, um relatório de análise competitiva deve incluir as seguintes informações:

  • Descrição do mercado-alvo da sua empresa;
  • Detalhes sobre seu produto ou serviço em relação à concorrência;
  • Participação de mercado atual e projetada, vendas e faturamento;
  • Comparação de preços;
  • Uma análise da estratégia para o marketing de mídia social;
  • Diferenças de classificação do cliente.

Todas essas informações são essenciais para avaliar a eficácia estratégica do seu marketing e suas campanhas em geral. 

Logo, ao comparar as medidas de sucesso de diferentes empresas, você poderá agir com base nesses dados precisos.

Vamos abordar agora o passo a passo de como construir o relatório competitivo do seu negócio em alguns passos. Confira:

Encontre seus concorrentes

Um concorrente é qualquer empresa que resolva o mesmo problema que a sua empresa, ou ofereça o mesmo serviço que o seu.

Por exemplo, a empresa de refrigerante X e a empresa de refrigerante Y são concorrentes porque vendem a mesma coisa para o mesmo público. No entanto, nem todos os negócios semelhantes são concorrentes diretos, o que é um erro comum que as pessoas cometem.

Ou seja, vamos tomar como exemplo os restaurantes e cafés. Ambos são lugares para comer, mas não competem entre si. 

Isto é, os restaurantes são para refeições, jantares e almoços, enquanto os cafés são para lanches leves ou para encontros casuais. 

A mesma coisa vale para empresas de soluções de porta paletes convencional independentes versus corporativas. Os produtos podem ser semelhantes, mas as mesmas soluções não agradam a ambos os grupos demográficos.

São variadas opções no mercado, mas toda e qualquer empresa tem suas particularidades que podem servir bastante nessa estratégia de análise de concorrentes. E o relatório não precisa ser algo definitivo, ou seja, o relatório pode ser atualizado sempre que necessário. 

Outro exemplo são as empresas de manutenção em condomínios, existem várias que oferecem diversos serviços. E elas irão agradar dependendo do condomínio, dos produtos oferecidos pela empresa. 

Faça pesquisas de mercado

Uma vez que você já sabe quais são os seus concorrentes, se torna necessário iniciar com uma pesquisa de mercado mais aprofundada. Esse passo é uma mistura de pesquisa primária e secundária.

Ou seja, a pesquisa primária vem diretamente dos seus clientes ou da sua própria empresa que pesquisam sobre assuntos que abordam sobre a empresa, serviço/negócio em geral. 

Enquanto que a pesquisa secundária são informações coletadas sobre outras empresas, sobre o que as pessoas procuram ou esperam encontrar sobre o que outra empresa oferece. 

Por exemplo, uma empresa de manutenção hidráulica pode coletar dados sobre outras empresas que procuram esse tipo de serviço para implementar. Geralmente são prédios ou empresas coletivas que precisam fazer esse tipo de manutenção periodicamente. 

Ou seja, a pesquisa de mercado tem o objetivo de rastrear os dados coletados com um padrão dos usuários.

Para a pesquisa de mercado primária, é importante:

  • Comparar produtos ou serviços competitivos;
  • Entrevistar clientes;
  • Realizar pesquisas on-line para os clientes;
  • Organizar grupos de discussão.

Estudos de mercado secundário podem incluir os elementos:

  • Navegação pelos sites dos concorrentes;
  • Avaliar a realidade econômica atual;
  • Identificar desenvolvimentos tecnológicos;
  • Ler sobre as diretrizes da empresa.

Para realizar essas pesquisas de mercado de forma bem assertiva, existem ferramentas tecnológicas de análise de pesquisa como SEMrush que podem ser muito úteis para examinar sites concorrentes em busca de informações cruciais de SEO

Além disso, podem informar quais palavras-chave são mais buscadas além do número de sites concorrentes neste segmento, podendo ter uma noção de onde seu site está inserido na internet.

E de fato conseguir saber qual o objetivo das pessoas que estão buscando ao escrever nos sites de busca “conjunto brim azul”, por exemplo. 

Por conta disso se torna necessário realizar suas pesquisas de mercado com bastante precisão para atingir de maneira assertiva o seu consumidor.

Pense na matriz de destaque de seu negócio 

O mapeamento de componentes é aparentemente a parte mais significativa da análise competitiva. Como também, entender seu negócio e saber o diferencial dos seus serviços e seus produtos, pois é crucial para construir uma atitude de destaque entre os concorrentes.

Ou seja, se você souber passar a mensagem certa ao mercado, demonstrando o que diferencia sua empresa das outras, isso certamente fará você se destacar entre a concorrência.

Analise todos os pontos importantes que a sua empresa tem como estrutura, além também pontos que você deve lembrar para uma estrutura de mapeamento de itens:

  • Custo;
  • Gerenciamento;
  • Qualidade dos seus produtos/serviços;
  • O que se destaca em sua empresa;
  • Garantia oferecida;
  • Suporte ao cliente;
  • Marca/estilo/imagem.

Ao fazer uma análise minuciosa de seu negócio nessas questões, será mais fácil para a realização de campanhas e estratégias de marketing. 

É sem dúvidas uma estratégia para construir a boa reputação de qualquer negócio. Até mesmo para empresas de outorga de uso de água subterrânea, para assim poder se destacar em seu ramo. 

Examine sua estratégia de SEO

Search Engine optimization (SEO) é um conjunto de medidas destinadas a melhorar a visibilidade nos resultados de mecanismos de busca como Google, Yahoo, Bing.

Mas, por que é importante e por que também entra na análises de sua concorrência? Primeiramente, quando um cliente pesquisa uma palavra-chave em um mecanismo de busca, ele tende a visitar a página da empresa que está nas primeiras posições.

Por isso, quanto mais uma empresa investe em SEO, e em fazer com que sua empresa apareça nas primeiras páginas de busca, maior a probabilidade dos potenciais clientes encontrá-lo, e consequentemente, maiores possibilidades de vendas e lucros. 

Isso significa que a estratégia de SEO é de vital importância para qualquer negócio. 

Por exemplo, uma pessoa que está organizando um evento ao ar livre e precisa instalar banheiros químicos, ela pode procurar no Google como banheiro móvel preço, por exemplo, e certamente vai entrar em vários sites que aparecem nas buscas. 

Ou seja, só depois ela irá identificar em que se diferencia de outros fornecedores. Não só no preço, mas em outras questões como garantia de qualidade, suporte, higienização, certificação ambiental.

Por isso, toda a estrutura para estar de bem com o SEO é importante, desde as palavras-chave, até a escalabilidade, a riqueza de conteúdos disponibilizados, o design e logotipo, pois tudo tem seu valor. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.