Como aplicar data driven marketing?

O marketing digital, assim como a tecnologia, evolui a cada década. As novidades vão surgindo e melhorando nossa relação com o que é digital. E uma das técnicas mais importantes é o data driven marketing, em tradução livre, é o marketing baseado em dados.

Essa nova técnica mudou toda a maneira como coletamos e processamos os dados e informações dos usuários, principalmente para se obter um alcance cada vez maior do público-alvo desejado. 

Após uma década toda de crescimento exponencial, essa técnica chegou para ficar, então, os profissionais do marketing precisam aprender a lidar com ela. Vamos entender, por exemplo, como aplicar esta técnica em empresas de contabilidade e diversas outras.

Como dito, o segmento não importa, não há uma regra para estes casos, o importante é identificar os dados e trabalhar em cima deles. Neste artigo vamos entender melhor sobre este conceito e como aplicá-lo na sua estratégia de marketing digital.

Primeiramente, entenda o que é Data Driven 

Indo direto ao ponto, o data driven marketing coleta dados de usuários por meio de interações que a marca tem com o cliente, e depois processa essas informações para entender o público da empresa em questão. 

Ou seja, ele praticamente traça o perfil das pessoas que estão circulando pela sua página, site ou rede social. Com isso, podemos dizer que será assim que você conseguirá entender melhor o seu público, além da forma como as campanhas devem ser levadas.

Inclusive, uma vez, em uma aula há anos, um professor previu essa tecnologia, dizendo que nossas preferências seriam armazenadas para serem utilizadas para propaganda, para fazer com que comprássemos mais e mais. 

Ele estava certo, nossas preferências, motivações e comportamentos estão sendo utilizadas o tempo todo, para que sejam capazes de ter influência sobre nosso comportamento de compra, bem como de desejo.

Ademais, isso inclui tudo, mídias, mensagens, campanhas e vídeos, ou seja, é uma tendência mundial. O principal objetivo do data driven marketing, sem dúvidas, é aprimorar a experiência de usabilidade e aumentar o ROI nos canais de marketing. 

Como já foi dito neste conteúdo, o data driven marketing existe muito antes da internet. Porém, ele foi se adaptando, infiltrando e trazendo para as empresas todas as vantagens para quem quer lucrar nas redes. 

Entretanto, essa técnica ganhou destaque, realmente, com o surgimento dos softwares de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM).

Com a segmentação na classificação de clientes, a contribuição que fez o data driven marketing foi na criação de perfis de marketing, ou os chamados de personas – perfil de clientes individuais – com base em interações de site e e-mail. 

Desse modo, podemos citar a seguinte situação hipotética: você tem uma marca e está organizando uma campanha envolvendo uma distribuidora de areia, assim, é possível direcionar o anúncio para empresas de materiais de construção. 

Por isso, por conta dessa forte segmentação, bem como pelo fato de tantos dados circulando e sendo utilizados, foi necessário o surgimento de plataformas especiais para gerenciar estes dados, as DMPs. 

Assim, o marketing, sem dúvida, ganhou um poder quase ilimitado, pois seu acesso aos dados e preferências das pessoas começou a crescer tanto que se tornou um dos negócios mais lucrativos do mundo. 

Não é à toa que plataformas como o Facebook lucram tanto com propagandas. É tudo pensado com o data driven marketing, ou seja, personalizar a publicidade se tornou negócio. 

Inclusive, foi realizado um estudo, cinco anos atrás, que dizia que mais de 75% dos consumidores tinham suas vidas impactadas por conteúdos que consideravam pessoais. E isto afetava diretamente na decisão de compra deles. 

Pense só na seguinte situação: uma pessoa que está em busca de tratamentos alternativos e se depara com um conteúdo sobre saúde oferecido por uma clinica de acupuntura. Isso, certamente, vai fazer com que ela se sinta muito mais disposta a contratar uma sessão. 

Ou seja, fica cada vez mais claro que o data driven marketing é o futuro, e, é claro, que diversos executivos já sabem disso. Ademais, é óbvio que não é possível mais fazer negócio na internet sem a utilização desse conceito e de muitos outros.

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Conheça os diversos benefícios da estratégia

Com tantos dados circulando e entregando informações necessárias, ficou mais fácil na hora de definir as questões que antes não eram tão óbvias. Desse modo, entender o comportamento do usuário é fundamental.

Pensando em tudo o que foi dito anteriormente, abaixo listamos algumas situações que apenas comprovam essa teoria, bem como que demonstram as vantagens de utilizar o data driven em sua empresa.

1 – Onde comprar

Antes dos dados estarem disponíveis, era difícil entender e saber quais os lugares os clientes compravam, ou encontrar esses consumidores para que eles, de fato, efetuassem as compras.

Entretanto, atualmente, com tantas informações, essa questão é tão simples quanto mapear o comportamento dos usuários nas redes sociais. 

Pense só, se você sabe como é o comportamento de um cliente que trabalha com plantas, por exemplo, é muito mais fácil produzir conteúdo de distribuidor adubo – caso esse seja o seu ramo de atuação. E isso acontece em muitas outras frentes do mercado. 

2 – Público certo

Ademais, com o data driven foi possível trabalhar campanhas de marketing levando em conta a segmentação do público-alvo. Afinal, as pessoas têm interesses diferentes e, com isto, os nichos também mudam. 

Dessa forma, fazer propaganda para o seu público específico faz toda a diferença na hora de vender mais. Além disso, a análise de dados permite que você consiga divulgar os seus fornecedores de caçambas, por exemplo, para quem, realmente, está em busca disso.

3 – Criar o conteúdo mais relevante

Atualmente, podemos dizer, sem muitas dúvidas, que o marketing de conteúdo é a estratégia que mais gera engajamento e compra no universo da internet. Além de ser extremamente necessário. 

Porém, como saber o que o seu cliente vai querer ler e consumir? Para responder essa dúvida, podemos, novamente, trazer a utilização do data driven marketing, seja em uma assessoria contabil ou em qualquer outra empresa.

4 – Boas experiências

Hoje em dia, o principal diferencial é que o marketing quer criar experiências novas para seu cliente, ou seja, não apenas uma propaganda para vender algo. Claro que o objetivo é sempre vender, entretanto, cativar o cliente fará com que as vendas sejam recorrentes. 

Vamos pensar em uma situação, onde o seu cliente está em busca de, por exemplo, um fornecedor de piso tátil. Se você oferece o serviço, conta um site agradável e conteúdo relevante, você conseguirá captá-lo, certamente.

5 – Melhore o seu produto

Se você sabe exatamente do que o seu cliente gosta, é claro que a possibilidade de produzir algo melhor é maior. Por isso, com o marketing de dados, é possível aprimorar suas ações e os itens que são vendidos, sempre pensando no seu consumidor final.

Lembre-se, quanto mais você o entende, melhor consegue atendê-lo, e isto pode ser direcionado a toda e qualquer experiência de compra, seja um produto ou um serviço. 

6 – Aumento do ROI

Por último, em qualquer estratégia empresarial, certamente, o objetivo principal é aumentar o ROI, ou seja, o Retorno sobre Investimento. Para facilitar o entendimento, isso se trata do quanto você lucra com as ações que coloca em andamento.

Como implementar uma estratégia de data driven marketing?

Pois bem, depois de entender vários detalhes sobre a temática do data driven, aqui estão alguns passos para auxiliar na implementação da sua estratégia de marketing digital baseada nas coletas de dados:

Faça análises 

Para começar sua estratégia de marketing, é preciso fazer uma análise minuciosa sobre o público-alvo, seu comportamento dentro da internet, o que ele gosta de consumir e o tipo de conteúdo que ele gostaria de ler.  Dessa forma, é possível definir os KPIs e as metas. 

Automatize alguns processos

Não tenha receio de utilizar ferramentas que ajudam no processo da sua campanha de marketing. Seja ele de coleta de dados, tráfego pago, análise de perfis, entre outros pontos, você pode usar e abusar. 

Observe a concorrência

Como o data driven não é uma ciência nova, outras marcas já estão utilizando a estratégia há muito tempo. Portanto, não se limite apenas às informações da sua marca, expanda seus horizontes.

Por exemplo, se sua empresa vende tintas, fique de olho nas outras empresa de tintas e verniz, afinal, é muito provável que a campanha delas também utilize o data driven. 

Utilize os KPIs

Os KPIs, indicadores de performance, são necessários para bons resultados. Então utilize todos que forem possíveis. Lembre-se, acompanhar os resultados garante sucesso a sua marca, principalmente no seu e-commerce. 

Quais dados são relevantes para sua estratégia 

É muito importante e necessário que você esteja consciente dos dados utilizados, pois eles devem ser exatos, afinal, caso isso não aconteça, podem prejudicar sua campanha de marketing digital. 

Para isso, confira os dados e informações que você precisa utilizar, bem como que podem te auxiliar em toda a ação:

  • Completude;
  • Precisão;
  • Oportunidade;
  • Relevância;
  • Formato.

Por fim, reforçamos que empresas são diferentes, por isso, o dado que pode ser importante para uma, pode não ser para a sua. Dessa forma, pense sempre em um amplo planejamento, observando todos os detalhes da sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.