Automação de marketing: algumas ações que você pode fazer

A automação de marketing é um conceito que, embora possa não ser tão conhecido quando pensamos no termo em si, é constantemente aprimorado e desenvolvido dentro das empresas que buscam atrair mais clientes e ser mais efetivo com as estratégias.

Pensando nisso, o texto de hoje irá abordar e explorar algumas ações que podem ser feitas para implementar esse conceito no dia a dia das mais variadas empresas no mundo, mostrando como utilizar a tecnologia a favor dos negócios.

A internet e a tecnologia andam lado a lado nos últimos anos, promovendo novas facilidades na vida de todas as pessoas, buscando sempre um meio mais otimizado de realizar uma ação, seja ela ou não relacionada a empresa de soluções em TI (Tecnologia da Informação).

Em outras palavras, a vida de todos melhorou muito em algum nível desde que tudo começou a ser mais otimizado. 

Até mesmo realizar o pagamento de um boleto, que antes podia demorar uma hora inteira além de estresse em uma fila, hoje, é feito em pouco menos de alguns minutos através de um smartphone.

Se ajudou pessoas comuns, com toda certeza ajuda também as empresas que oferecem produtos e serviços para a sociedade em geral. 

Desde uma empresa que vende curso de capacitação online a uma grande logística, são diversas as frentes de trabalho que, com toda certeza, foram afetadas por ambas de forma positiva.

Portanto, entendendo um pouco melhor todo esse contexto, não é muito difícil de imaginar como o marketing também foi afetado e como é extremamente importante realizar a sua automação, principalmente quando a empresa está em crescimento e tem de lidar com tantas demandas diárias.

Como o próprio conceito de automação já nos ensina, podendo ser ele até mesmo automação de processos RPA, podemos entender que toda vez que se tenta encurtar processos, otimizar o tempo gasto neles e torná-los mais eficientes, está sendo aplicada a ideia de automação.

Porém, como esse processo inteiro pode afetar o marketing digital da sua empresa, tanto de forma positiva quanto negativa, pode ser encontrado nos tópicos a seguir, onde o assunto será melhor abordado 

O impacto da automação de marketing

Agora que entendemos um pouco melhor o conceito de automação, é importante entender um pouco mais a fundo o impacto que pode ser causado no dia a dia do negócio, além das repercussões que ocorrem no marketing digital.

De forma simples e direta, seja ela aplicada em software de call center ou em uma marca de impressoras, a automação de marketing é entendido como o uso de tecnologia, estratégias e práticas para tornar o processo de marketing mais produtivo, trazendo mais resultados e mantendo uma certa estabilidade.

Quando se pensa em automação, é qualquer ação que por meio de tecnologia consegue otimizar o tempo da empresa. Pode ser a análise de uma base de dados, agendamento de posts em redes sociais e até mesmo o disparo de e-mails promocionais para os leads.

Entretanto, as ações automatizadas nas redes sociais não são recomendadas por ser muito mais produtivo e valioso a interação humana, mas ainda sim é uma possibilidade. 

Ainda assim, quando se pensa em um sistema de automação comercial, deve ser pensado em todas as possibilidades que estão ao alcance da marca.

Alguns dos benefícios que podem ser usufruídos ao se investir na automação de marketing são:

  • Otimização do tempo;
  • Colaboradores podem realizar outras demandas;
  • Maior produtividade;
  • Maior alcance da marca;
  • Maior possibilidade de expansão.

Tudo isso pode variar bastante de empresa para empresa, de ramo para ramo, de mercado para mercado, mas em um aspecto geral, os benefícios acima listados são essenciais para qualquer empresa que deseja se tornar competitiva e atual no mercado.

Através da automação robótica de processos, por exemplo, o tempo que alguns colaboradores precisam para extrair um relatório, verificar se tudo foi colocado no mesmo, realizar toda a burocracia necessária, é feito automaticamente pelo próprio sistema.

Com isso, o colaborador pode utilizar do tempo disponível para realizar outras demandas que necessitam de um pouco mais da sua atenção. Em outras palavras, ele consegue otimizar melhor o tempo, além de não correr o risco de errar no processo, o que é completamente comum, pois humanos podem cometer erros.

Dessa forma, a chance da empresa expandir e crescer é alta, pois haverá maior efetividade e assertividade em seus processos otimizados, mostrando mais uma vez porque a automação para empresas é tão importante e necessário nos dias atuais.

Assim, é preciso ter algumas ideias de como colocar tudo isso em prática e saber como lidar com a automação em marketing. Em outras palavras, é preciso de um certo direcionamento e algumas dicas que podem ser úteis.

Sendo assim, os tópicos abaixo estarão disponibilizando algumas delas, podendo ser a diferença no sucesso ou fracasso da implantação. 

  1. Realize um bom planejamento

Toda ação importante ou grande mudança dentro do seu negócio precisa ser planejada com cautela, afinal, ela reflete em diversos outros setores da empresa e pode ser muito benéfica, mas também muito prejudicial. 

Os danos, dependendo de como foi feito, podem ser irreparáveis ou, ao menos, levariam um bom tempo para serem corrigidos.

Você pode solicitar a ajuda de outras empresas para implantar os sistemas, como uma terceirização em TI, mas a verdade é que precisa se perguntar quais ações serão automatizadas, qual a real necessidade e quais áreas serão envolvidas, quais produtos e serviços são afetados pelo processo.

Novamente, um planejamento bem feito é mais do que necessário e, nesses casos, consulte outros especialistas no assunto para que, todos juntos, pensem em soluções que sejam boas para a empresa de forma geral.

  1. Utilize a tecnologia a seu favor

Como já observamos ao longo do texto, a automatização só acontece realmente quando implantamos a tecnologia no meio dos processos para garantir uma maior eficiência e otimização do tempo de determinadas ações e tarefas dentro da empresa.

Isso significa que é possível atacar de várias formas possíveis os problemas. A automação de e-mails é uma alternativa para atrair mais leads e clientes, já a automação de relatórios traz informações mais precisas e rápidas, dando oportunidade da marca reagir a mudanças e se adaptar ao ambiente.

Sem mencionar que existem diversas ferramentas de gestão e automação de marketing que podem ajudar no processo, como por exemplo HubSpot Marketing Hub e o RD Station Marketing. Cabe à empresa decidir qual melhor atende às suas necessidades e investir.

  1. Qualifique e segmente sua base de leads

A automação de marketing somente será funcional quando bem aplicada para as pessoas certas. 

Isso significa que é preciso tomar cuidado com a sua base de dados e saber quem é o seu público-alvo, quais as suas características e quais informações são melhores de serem trabalhadas.

Com isso, é possível entender quais os canais de comunicação preferidos de sua base de contatos, quais assuntos as pessoas mais engajam e quais que são mais ignorados, qual é o tipo de comportamento que eles têm e como reagem a determinados tipos de estratégias e propagandas.

Tudo isso é importante para que a automação na frente de marketing que será decidida pela sua empresa seja mais efetiva e realmente funcional. 

Lembrando que esses dados muitas vezes precisam ser atualizados de tempos em tempos, portanto, utilize a tecnologia ao seu favor, conforme descrito no tópico anterior.

  1. Produza conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das ferramentas de marketing que mais funcionam nos tempos atuais e faz com que os leads e clientes venham até seu site ou blog por vontade própria atrás de conteúdo de qualidade e relevante.

Porém, quando começar a automatizar os processos dentro da sua marca, é importante já ter alguns conteúdos no site para começar a enviá-los ou indicá-los através do processo de automação. Isso facilita um pouco o começo e mostra uma direção com a estratégia.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou o conceito de automação de marketing, explorando o que ele é, os benefícios e vantagens de se investir nessa frente de trabalho e algumas ações que podem ser realizadas para conseguir aplicá-lo no dia a dia de sua empresa.

A automação é um processo de extrema importância para as empresas se manterem competitivas nos dias atuais, principalmente em uma era tão tecnológica e digitalizada. 

Por isso, as que não se adaptam ao mercado correm o risco de se tornarem irrelevantes e perderem espaço.

Portanto, estude bastante e comece desde já a pensar em diferentes maneiras de como utilizar a automação de marketing e de como se tornar uma empresa que, além de rápida, é irresistível.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.