No mundo digital e conectado em que vivemos, o atendimento pelo WhatsApp tem sido cada vez mais comum na rotina de inúmeros restaurantes, tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo.
Afinal, o APP permite uma maior proximidade com os clientes, fornece um canal simples e prático para fazer pedidos, possibilita o envio de ofertas, novidades, cupons… e muito mais!
Porém, para que todo o potencial do aplicativo seja aproveitado, é de suma importância atentar-se ao atendimento, pois ele é um aspecto fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
Portanto, se você tem um restaurante e quer saber como oferecer o melhor atendimento pelo WhatsApp, é só conferir as dicas que separamos a seguir.
E, após terminar a leitura, não deixe de implementá-las em seu estabelecimento! Vamos lá?
Atendimento pelo WhatsApp: 7 dicas essenciais para restaurantes
O WhatsApp é um aplicativo de mensagens que surgiu em 2009 e que nos últimos anos vem sempre marcando presença nas listas de “apps mais populares”.
Portanto, se você está em busca de mais clientes e vendas para o seu negócio, você precisa utilizá-lo! E isso vale para qualquer tipo de estabelecimento gastronômico, desde uma hamburgueria até um restaurante peruano.
E para obter os benefícios que o WhatsApp tem a oferecer, é essencial que você leve em consideração as seguintes dicas:
1. Prepare a sua equipe para o atendimento pelo WhatsApp
Se o seu restaurante faz ou pretende começar a fazer o atendimento pelo WhatsApp, é fundamental que você e sua equipe estejam preparados para isso.
Afinal, o atendimento realizado será em nome da sua empresa. Não é a mesma coisa que ter uma conversa informal com um amigo.
Portanto, é importante que você invista em alguns treinamentos para que você e seus colaboradores estejam atualizados sobre as melhores práticas de atendimento pelo WhatsApp.
Até porque, é preciso saber como abordar o cliente, como explicar de maneira clara sobre um determinado prato, como tirar dúvidas, como responder críticas, elogios ou sugestões, e assim por diante.
2. Tenha cuidado com a linguagem
Como dissemos anteriormente, ao utilizar o WhatsApp para fazer o atendimento em seu restaurante, na maioria das vezes você não está conversando com amigos e pessoas que tem intimidade.
Portanto, é muito importante que ao fazer o atendimento pelo WhatsApp você ou sua equipe tenha cuidado com a linguagem utilizada.
Isso porque, ela pode ser a diferença entre fidelizar um cliente ou perdê-lo para sempre.
É claro que isso não significa que você e sua equipe precisem ser formais 100% do tempo.
Não. O ideal é que vocês falem a linguagem do público-alvo de vocês e sempre os trate com muita educação, respeito, cordialidade, gentileza e transparência.
Além disso, tenham muito cuidado com erros de português e de pontuação, pois uma mensagem confusa, difícil de entender, pode gerar problemas e mal-entendidos.
3. Responda rapidamente
Ninguém gosta de ficar esperando, ainda mais nos dias de hoje em que tudo é bastante acelerado e dinâmico.
Portanto, ao realizar o atendimento pelo WhatsApp seja rápido. Não deixe os clientes esperando, até porque, se isso acontecer, eles simplesmente buscam outras opções de restaurantes, e isso você não quer, certo?
Então, tenha agilidade e praticidade ao atender pelo WhatsApp. E para isso, é fundamental ter tudo bem organizado e estruturado para que você ou seus colaboradores respondam o mais rápido possível.
A dica de ouro aqui é: crie respostas padronizadas para as perguntas mais comuns e deixe-as salvas. Assim, é possível diminuir o tempo de resposta. Além disso, utilize o recurso de mensagens automáticas presente no WhatsApp Business (falaremos dele mais abaixo).
4. Tenha um número exclusivo para o restaurante
Hoje em dia é difícil encontrar uma pessoa que não tenha o WhatsApp instalado no celular, não é verdade?
Porém, quando se trata do seu restaurante, é fundamental que você tenha um número exclusivo para ele, afinal, assim você passa muito mais credibilidade e profissionalismo.
Portanto, nada de usar o seu número pessoal, ok? Compre um chip exclusivo para o seu estabelecimento.
5. Utilize o WhatsApp Business
Grande parte da população utiliza a versão tradicional do WhatsApp, porém, tratando-se de negócios, é de suma importância que você baixe e utilize o WhatsApp Business – que é a versão comercial do app.
Isso porque, ela possui mais funcionalidades e ferramentas disponíveis para você utilizar em prol do seu restaurante.
Por exemplo, nela você pode colocar informações como horário de funcionamento, endereço, link para o seu site ou suas redes sociais, etc.
Além disso, você pode também categorizar as conversas por meio de etiquetas como “novo pedido”, “pedido entregue”, “aguardando pagamento”, etc. O que já ajuda e muito na organização e controle das vendas.
6. Disponibilize imagens de qualidade no atendimento pelo WhatsApp
Quando estamos com fome, uma característica marcante que nos atrai (ou não) para comer em um determinado lugar é o cheiro, não é verdade? Porém, como sabemos, pelo WhatsApp isso não é possível.
Sendo assim, outra dica importante ao fazer o atendimento pelo WhatsApp é sempre disponibilizar aos consumidores imagens de qualidade, isto é, que despertem o desejo, a vontade deles.
Então, invista nesse aspecto e tenha sempre belas imagens de pratos, sobremesas e bebidas ao fornecer o seu cardápio digital.
7. Invista no pós-venda
Por fim, após atender o consumidor, fazer o pedido e entregá-lo em sua residência, procure investir no atendimento pós-venda para saber como foi a experiência dele, se a comida estava boa, se tem alguma crítica ou sugestão para fazer, etc.
Isso porque, ter esse tipo de feedback é importante para buscar melhorias e também para mostrar ao cliente que o restaurante se preocupa com ele, e valoriza a opinião e a satisfação dele!