Quem abre uma nova empresa pode ter vários objetivos, mas sem dúvida um dos principais é fazer com que a sua marca possa crescer. O growth hacking, que é conhecido como marketing orientado a experimentos, é um meio para isso.
Essa estratégia vem ganhando cada vez mais adeptos, e justamente por isso está se disseminando nas mais variadas áreas do mercado.
Para que o growth hacking possa ser colocado em prática com sucesso, é fundamental conhecê-lo mais a fundo, para que a metodologia possa ser absorvida da maneira ideal.
Isso porque ela não se trata apenas de montar uma equipe repleta de profissionais de marketing, ou de implementar processos que não estão sendo entendidos corretamente.
Saber como trabalhar diferentes pontos para que, por exemplo, uma empresa de portaria remota Ribeirão Preto possa crescer, é essencial para o sucesso dela e a aplicação do growth hacking em diferentes processos pode ser indispensável para alcançar o sucesso.
Afinal, é com um trabalho mais direcionado que se pode obter melhorias significativas para o estabelecimento, que é o que vai fazer com que ele possa se desenvolver corretamente.
Sendo assim, entender o que é o growth hacking e quais são as suas principais estratégias pode fazer toda a diferença para a sua empresa.
Por isso, se você se interessa pelo assunto e sabe que realizar o seu trabalho seguindo os pontos principais dessa metodologia é essencial, siga na leitura deste conteúdo e aprofunde os seus conhecimentos sobre o tema.
O que é o growth hacking?
Quem possui uma empresa especializada em construção civil, por exemplo, sabe que para que o negócio possa trazer resultados é fundamental ter um planejamento e lidar com ele da maneira correta.
Ter estratégias e saber quais pontos trabalhar é essencial para que se possa atingir um crescimento expressivo, e que seja eficiente o suficiente para garantir a continuidade do estabelecimento.
Os empresários que atuam no mercado há vários anos certamente já ouviram e tentaram colocar em prática uma série de possibilidades voltadas para o desenvolvimento da sua marca.
O growth hacking surge nesse cenário como uma maneira de aplicar estratégias de crescimento para conquistar a aceleração do negócio, mas considerando os seus pontos críticos para tal.
Mas como colocar essa metodologia em prática? Existem quatro pontos principais no growth hacking que merecem ser citados:
- Objetivo;
- Hipóteses;
- Experimentos;
- Ferramentas.
Na etapa do objetivo, é preciso definir claramente o que se espera com o growth hacking. Na sequência, é preciso elaborar possibilidades de acordo com a intuição dos colaboradores e do conhecimento profissional a que se tem acesso.
Depois, deve-se realizar experimentos, com os quais se pode ter a comprovação do que havia sido considerado nas hipóteses.
Por fim, também é importante saber quais ferramentas que serão utilizadas por uma empresa de aplicação de bona para que ela mensure os seus experimentos com maior facilidade. Elas podem ser de testes, de automação e o Analytics, por exemplo.
Assim, a equipe de marketing da empresa fica responsável por descobrir as brechas que existem na empresa e também as oportunidades, de maneira que possa entender como fazer com que a marca cresça mais rapidamente e com maior eficiência.
Por que marketing orientado a experimentos?
O conceito de growth hacking foi cunhado por Sean Ellis, que o utilizou para expandir startups que são conhecidas atualmente.
Para que seja possível identificar os pontos críticos de um negócio, é preciso identificar e mensurar os seus indicadores de performance (KPIs), que indicam os bons resultados da empresa. Eles podem ser KPIs de vendas, de leads, de volume de tráfego, etc.
Assim, ao selecionar um desses indicadores que apresentam problemas para o estabelecimento, como o de vendas, ele precisará entender o que é necessário fazer para atrair mais compradores, aplicando experimentos para essa finalidade.
O uso do melhor KPI depende necessariamente do objetivo que a empresa quer atingir. Assim, em um site especializado em vendas de motor Garen, por exemplo, pode ter como meta dobrar o seu número de pedidos virtuais.
Portanto, o indicador de performance que vai fazer mais sentido é o de vendas, e entender os desafios e as dificuldades que fazem com que o número de compras ainda não seja satisfatório é o que precisa ser analisado e experimentado.
Em todo caso, o growth hacking merece atenção por ser uma estratégia que se volta para os objetivos da empresa, o que quer dizer que ela será mais rápida em trazer respostas do que outras metodologias similares.
Afinal, aplicar experimentos para validar hipóteses é uma maneira eficaz de entender os processos e o que precisa ser mudado para otimizar o trabalho, e assim atingir as metas com maior facilidade.
Aqui também entra a importância das ferramentas de mensuração e da equipe de marketing, que certamente poderão contribuir para o objetivo de atrair mais tráfego para um site ou de aumentar as vendas de uma bomba de água centrífuga em uma loja virtual.
As estratégias de growth hacking
A melhor estratégia de growth hacking vai depender do objetivo da empresa, e os KPIs podem ser essenciais nesse processo.
A partir do entendimento dessa informação, é preciso considerar de maneira personalizada qual das estratégias faz mais sentido para um determinado estabelecimento.
De qualquer modo, existem ações que podem ser colocadas em prática por qualquer tipo de companhia, pois elas apresentam resultados bastante positivos, independentemente do problema que tenha sido identificado naquele negócio.
Portanto, vale a pena conhecer as principais e entender um pouco mais sobre elas, identificando a partir disso quais delas podem ser úteis para o seu estabelecimento.
1. Marketing de referência
Esta prática pode ser uma das mais interessantes do processo de growth hacking, justamente porque faz com que os clientes da empresa se tornem promotores da marca.
O peso de uma indicação é fundamental no processo de conquista de novos compradores, e saber tratar um atual consumidor da sua empresa é indispensável.
Uma estratégia que ajuda de forma relevante no marketing de referência é o oferecimento de recompensas pela indicação de novos clientes.
Um exemplo disso pode ser o de uma loja especializada em venda de lustre para banheiro, que pode dar ao cliente que fez uma compra na loja um desconto para a próxima aquisição, ou um voucher de crédito como retribuição pela indicação de um amigo.
Muitos estabelecimentos de ensino também apostam nessa prática, concedendo aos seus alunos um desconto especial na matrícula ao trazer amigos para estudar ali.
Esse processo ajuda na famosa divulgação “boca a boca”, que ao mesmo tempo em que oferece um potencial de crescimento mais efetivo, também diminui os custos de aquisição de clientes.
Programas de fidelidade também podem andar em conjunto com o marketing de referência, sendo boas escolhas para o growth hacking.
2. Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais eficazes para aumento de tráfego em um site. Isso porque materiais relevantes postados em uma página na internet têm a capacidade de atrair pessoas de maneira orgânica com eficiência.
Mas há ainda outras possibilidades para potencializar o crescimento do tráfego no blog. Aplicar técnicas de otimização na página (SEO), utilizar backlinks e garantir um formato responsivo do conteúdo é essencial para isso.
Fazer Guest Post com blogs parceiros é outra maneira de trazer cada vez mais pessoas para o seu site, potencializando o tráfego orgânico da página.
De qualquer modo, escrever bons artigos falando sobre a qualidade de um piso autonivelante PU, por exemplo, pode ajudar a trazer visitantes interessados no tema, e que podem acabar acessando a loja virtual da empresa para realizar a compra do produto.
3. Princípio de escassez
Outra estratégia de growth hacking é o princípio de escassez, um gatilho mental que motiva as pessoas a se apressarem para realizar a compra de um item.
Ele ocorre de maneira bastante prática: ao anunciar um modelo de cobertura em policarbonato em Paraná com desconto, o vendedor estipula uma quantidade limitada, e um prazo para o desconto, fazendo com que o cliente perceba a urgência da compra.
Nesse caso, ele reconhece que aquele produto é valioso e merece ser comprado. Para não perder a oportunidade, ele acelera a sua decisão e faz o pedido o mais rápido possível.
Essa estratégia se torna interessante pois cria o senso de urgência no potencial cliente, sem que haja a necessidade de investir altas quantias em publicidade.
4. Testes A/B
Por fim, os testes A/B também podem ser usados dentro da metodologia growth hacking, e são aplicados de forma interessante.
Nesse caso, é preciso pegar um material e fazer pequenas modificações no conteúdo, que sirvam para analisar quais delas trazem maiores resultados.
Um exemplo disso é o envio de uma mensagem por e-mail marketing, onde o título é diferente em ambos. Assim, é possível mensurar qual deles teve maior taxa de abertura, e que deverá ser utilizado para alcançar os objetivos da empresa com maior facilidade.
As estratégias de growth hacking podem ser usadas em qualquer segmento do mercado, e servem para entender os desafios enfrentados pela marca, para que ela consiga modificar um cenário negativo e ter mais sucesso no seu negócio.
Por isso, não deixe de aplicar a metodologia no seu estabelecimento e conquiste os resultados desejados de forma mais eficiente e produtiva.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.