Quem nos acompanha sabe o quanto consideramos importante realizar ações de maneira ordenada e planejada. Acreditamos que o Planejamento Estratégico é essencial, tanto para o seu negócio quanto para a sua vida pessoal, principalmente, na virada de ciclos, como o início de um novo ano.
Através do Planejamento Estratégico, as suas chances de acerto se elevam consideravelmente, permitindo uma maior previsibilidade dos contratempos que venham a surgir.
Quer saber como você pode utilizar essa ferramenta para superar os seus concorrentes? Então, vamos conversar um pouco sobre o tema.
O Planejamento Estratégico é a sua carta náutica!
Vamos iniciar fazendo uma analogia simples: pense na sua empresa como um barco que precisa chegar em um destino. Antes de iniciar a empreitada você apenas definiu o destino final, não se preocupando muito em traçar estrategicamente um plano que pudesse resultar na melhor viagem possível, isso porque para você chegar rapidamente é só o que importa.
O que acontece se você fizer isto?
Você acaba à deriva, sem rumo, com poucos suprimentos e recursos para completar sua viagem. Isso em decorrência do que a maioria das pessoas fazem: querer alcançar um determinado resultado sem focar no percurso existente entre o desejo e a sua efetivação.
Assim, queria te fazer um questionamento:
Quantas vezes você para e planeja o futuro da sua vida? E o da sua empresa?
Voltando a nossa analogia do barco, a situação poderia ser evitada se você tivesse definido a sua carta náutica antes de tudo. Ou seja, o seu Planejamento Estratégico, pois é ele que vai definir os seus passos, objetivos, metas, percalços e resultados.
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Mas por onde começar esse planejamento?
Parta do princípio que as empresas concorrentes são outros barcos que já fizeram aquele caminho antes de você e faça os seguintes questionamentos:
- O que faz os outros barcos serem melhores que o meu?
- O meu barco é competitivo perante os outros?
- Os custos elevados fizeram meu barco deixar de ser competitivo?
Não necessariamente, o que funcionou para eles vai funcionar pra você, até porque são barcos diferentes, mas o caminho deles pode ser utilizado como base para a sua tomada de decisão.
Para o maior sucesso da sua embarcação, você deve estar atento não só aos barcos que fazem o mesmo caminho que você (concorrentes diretos), como também aos que percorrem caminhos alternativos (concorrentes indiretos).
E prestar atenção não só ao que eles fizeram de correto, mas também os pontos que eles falharam: observar se a falha é algo pontual (que você possa corrigir) ou de todos os barcos que navegaram por aquele caminho.
A partir desse estudo dos concorrentes, você pode identificar qual é o diferencial competitivo e/ou a vantagem competitiva do seu barco. Isto é, entender qual é o motivo que leva o seu barco a fazer aquele mesmo caminho de maneira diferente ou melhor que os demais.
Entendendo o Planejamento Estratégico
Pois bem, isso te deu o insight de que a falta de bons resultados pode estar sendo causada pela falta de um bom Planejamento Estratégico?
Este conceito vai te ajudar a organizar um pensamento ou plano de projeto de médio e longo prazo. Justamente porque o Planejamento Estratégico traz, em sua essência, os objetivos, as metas, a criação de planos de ação, o acompanhamento e análise de indicadores definidos para qualquer negócio.
A estratégia é o resumo da ideia principal. Já o plano é a uma análise prévia sobre o que você quer conquistar. Então, a junção de plano + estratégia deu origem ao conceito de Planejamento Estratégico.
A famosa Matriz SWOT
A maneira mais simples e conhecida para definição da estratégia é uma ferramenta de gestão chamada Matriz SWOT.
A partir dela, pode-se definir as relações entre forças e fraquezas da empresa, as ameaças e oportunidades que se encontram no ambiente externo à organização, como por exemplo o mercado global, a conjuntura econômica e as imposições legais.
Entretanto, uma das características desse tipo de análise é não apenas diagnosticar os fatores, mas também tentar transformar as ameaças em oportunidades. Esse é só o início da definição da estratégia de sua empresa.
Quanto mais cedo você colocar o seu Planejamento Estratégico em prática, melhor para o seu negócio
Como vimos, para estar presente nos mercados competitivos e alcançar ótimas oportunidades de negócio, você deve primeiramente embasar seus objetivos em um Planejamento Estratégico sólido – visando o longo prazo.
Logo, você precisa estabelecer as qualidades da sua empresa e como elas podem ajudar o seu negócio, determinar suas fraquezas e como você pode melhorá-las, identificar as oportunidades do mercado que não são aproveitadas pelos seus concorrentes e como elas podem ser aproveitadas por você.
Não tema a mudança. Abrace-a!
Não tenha medo de mudar os seus objetivos e estratégias se elas não estiverem resultando o que você esperava. O importante é definir sua missão, seu propósito e os valores que vão delinear os princípios e a condução da sua equipe.
Por fim, estabeleça as prioridades de suas metas e então acompanhe os resultados e os indicadores de performance.