Atualmente, o Brasil vive uma recessão econômica e pequenas empresas vêm fechando as portas. Por conta deste panorama, os empresários buscam realizar ações de marketing de baixo custo, investindo ainda menos. Neste contexto, inserir inovações de marketing podem ser uma prática de baixo investimento e que pode resultar na conquista de novos clientes.
Força do capital Intelectual para as inovações de marketing
Captar novos clientes para nossos negócios não é uma tarefa trivial, e por isso as estratégias em inovações de marketing devem ser bem planejadas e implementadas com coerência. Um passo inicial para alcançar tal objetivo é ter uma equipe de trabalho comprometida. Se você possuir ou participar de um verdadeiro time, siga estes passos antes de inserir inovações de marketing:
Pesquisa sobre o segmento
Se for um cabeleireiro, identifique o que grandes salões vêm fazendo de diferente, que produtos e equipamentos usam. A inserção de alguma ideia na sua empresa pode não ser uma inovação para o mercado, mas podem te gerar bons frutos e por isso é importante descobrir boas práticas;
Reuniões com sua equipe
Leve algumas destas ideias para uma reunião com sua equipe, pois ela poderá modelá-las, descartá-las ou validá-las. As ações escolhidas devem focar em novos posicionamentos dos produtos/serviços, dando ênfase na busca de novos clientes e fidelização de antigos;
Pesquisa de Mercado
Faça uma pesquisa de mercado antes do lançamento da ideia. Alguns chefs de cozinha costumam chamar grupos de pessoas para validar o sabor de algum novo prato. Assim obtêm informações diretamente do público-alvo.
Depois de passar por estas etapas, está na hora de você avançar na ideia escolhida e aceita pelo público e adotar algumas estratégias de marketing e começar a inovar.
Identidade visual e Marca
Antes de iniciar uma campanha de marketing, você deve analisar se sua empresa possui uma marca e identidade visual consistente e se ela está adequada para o modelo e segmento de negócio, quer seja indústria, comércio ou serviços.
Seja crítico e peça a ajuda de formadores de opinião, especialistas e outros colegas empresários. É necessário avaliar as cores da marca (se não há tons pastéis), bem como analisar se o nome da marca ou produto tem sonoridade (fácil de pegar).
No entanto, uma boa marca não é o único fator a ser considerado. É preciso que a fachada do seu estabelecimento esteja congruente à marca. Ainda deve-se verificar todo tipo de material utilizado na empresa, como materiais de papelaria, brindes, embalagens, uniformes, etc.
Marketing direto e vendas diretas exclusivas
Observa-se atualmente que diversas empresas vêm adotando ações de marketing direto, como:
a) programas de fidelização de clientes – como os que ofertam cortesias a partir de certa quantidade de uso de serviços/compras (ex.: hotel que oferece uma diária gratuita após dez hospedagens, ou troca pagamentos por pontos/créditos);
b) marketing de relacionamento e de comunicação – para direcionar uma campanha ou realizar uma boa estratégia de relacionamento, é importante ter o público-alvo definido, já que a possibilidade de venda aumenta consideravelmente.
Aprenda a diferença entre o “Marketing de Conteúdo e o Marketing Tradicional“.
Além disto, ter um serviço de pós-venda é uma forma de identificar o nível de satisfação do cliente, bem como verificar se há alguma sugestão de melhoria a ser feita no produto/serviço ou para ser aplicada na própria empresa.
Novos conceitos de exposição temática de produtos/serviços
A forma de apresentação de produtos é um aspecto importante da sua empresa. Ao chegar ao estabelecimento, seu cliente buscará algum ponto para visualizar e se ancorar. Por isso, é importante pensar e repensar a disposição de produtos.
Lembre-se que lojas que comercializam roupas colocam sempre um conjunto de produtos complementares próximo do principal. Esta é a lógica que os planogramas fornecem, como caso da Empresa Zara.
Para ilustrar a situação, analisarei a empresa Courage B, que possui lojas em diversos locais nos Estados Unidos. Para sair de dificuldades financeiras, a empresa introduziu conceitos e estratégias de marketing, como ações de merchandising e criação de planogramas.
Inicialmente, a empresa identificou seus produtos principais (bolsas, calças, tops, vestidos e casacos) trabalhou a apresentação do produto. Então, a loja que era bastante poluída visualmente, modificou sua disposição de produtos, ficando mais clean (limpa). Isso deu destaque aos produtos principais na entrada da loja e criando um visual diferente de feirão.
Sistemas de informações
No mercado há um conjunto de sistemas integrados de informação que auxiliam fortemente a gestão organizacional. Uma das maiores redes de varejo dos Estados Unidos descobriu, em seu gigantesco armazém de dados, que clientes do sexo masculino costumavam levar fraldas e cervejas em suas compras.
Para alavancar as vendas, identificou inicialmente que os produtos eram comprados por pais de recém-nascidos e logo em seguida aproximou os expositores de cervejas das gôndolas das fraldas. Os sistemas devem identificar quanto cada cliente gasta, sua assiduidade, formas de pagamento mais procuradas, etc.
Estas informações são importantes, uma vez que propicia uma avaliação da efetividade da ação de marketing realizada, redirecionando campanhas para específicos nichos de clientes (ex.: melhor idade, LGBTS, entidades privadas, etc.).
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Mídias sociais para divulgação
Atualmente há uma enormidade de mídias sociais, cada uma com sua especificidade. Portanto, para uma campanha obter sucesso nas mídias, é preciso entender a qual público quer atingir e de que maneira. E o segredo não está na prática de realizar campanhas e promoções, e sim, na observação do comportamento do cliente.
Há consumidores de todos os tipos nas redes e é preciso lidar com cada um deles. Os comentários, curtidas e compartilhamentos que postam nas redes são relevantes, pois podem representar críticas, sugestões e elogios.
Busque se aprimorar
Pois bem, estas estratégias representam um caminho para a implementação de uma inovações de marketing. Contudo não é uma receita de bolo. Sendo assim, você deve pesquisar bastante sobre seu segmento de atuação e saber se desapegar de ideias suas. O mercado é muito dinâmico e acelerado, por isso seu produto deve ser constantemente aprimorado.
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Confira quais são os primeiros passos para começar a inovar.