udam reA modalidade de trabalho presencial sofreu uma grande transformação nos últimos anos, em grande parte devido à pandemia de Covid-19, mudando a dinâmica, no Brasil e no mundo, para um formato híbrido ou remoto.
Com essa alteração, surgiram desafios e benefícios para as empresas. Entenda abaixo como as organizações podem aproveitar esse momento de mudança e se resguardar contra possíveis dificuldades.
Crescimento do trabalho remoto e híbrido
O crescimento desses modelos de trabalho é evidente no Brasil: em 2022, 56% das empresas já adotavam o modelo híbrido, contra somente 25% atuando completamente em formato presencial. E a tendência é que esses números continuem mudando.
Isso se dá principalmente pelos benefícios que as empresas encontraram na redução de investimento em estruturas físicas e gastos associados ao modelo 100% presencial, tudo sem ter um impacto negativo em operações que podem ser realizadas remotamente.
Além disso, os benefícios se estendem aos colaboradores, que preferem esses modelos. Uma pesquisa da IDC Brasil mostrou que 73% das pessoas acreditam que os formatos híbridos e remotos são os melhores para si e para os negócios.
Além de ter mais flexibilidade no cotidiano, acreditam que favorece a capacidade de adaptação a mudanças e oferece um ambiente mais favorável para aumentar a produtividade.
Ainda que os dois lados tenham encontrado benefícios, existe uma série de desafios que ainda ronda esses modelos de trabalho que se intensificaram em grande escala em um curto período, exigindo atenção para adaptações mais rápidas e altamente necessárias.
A produtividade que aumenta no curto prazo, provavelmente, cairá ao longo do tempo. A modalidade de trabalhos digitais irá moldar o futuro do trabalho, no entanto, é importante que as pessoas tomem medidas importantes para um trabalho produtivo e que não cause problemas no futuro. Os silos são uma evolução natural, ocasionado devido a pouca interação com outros integrantes do trabalho, fazendo os empregadores ainda resistem em deixar os escritórios por completo. Comunicação síncrona será diminuída e assíncrona aumentada. O período pandêmico causou um senso de urgência nas plataformas de mensagem, ao enviar uma mensagem, o remetente deseja rapidamente uma resposta.
Confira alguns dos desafios desse cenário logo abaixo, e como as empresas têm encontrado soluções para contorná-los.
Investimento em recursos físicos e ferramentas tecnológicas
Ainda que em menor volume, houve a necessidade de investir em recursos físicos para que os colaboradores se adaptassem ao ambiente de trabalho em casa, como computadores, monitores e móveis que garantem a ergonomia.
Porém, o maior desafio ficou na forma de gestão remota que passou a exigir um acompanhamento digital de processos, trabalhos realizados e índices de produtividade das equipes.
Nesse cenário, muitas ferramentas tecnológicas passaram a ser utilizadas, seja para gestão de equipes, comunicação em voz e vídeo, controle de processos e fluxos de trabalho, como ERPs, Microsoft Teams, Zoom, Trello e muitas outras.
Foco na segurança de dados no trabalho remoto
A segurança de dados também é outro desafio acompanhado de perto, superado com algumas das ferramentas citadas acima e outras que gerem os dados através de redes seguras e criptografadas, evitando o vazamento de informações e ataques externos, seja de hackers, vírus e suas variações.
Inclusive os armazenamentos centralizados em nuvem cresceram muito, optando por servidores seguros que garantem o acesso imediato a informações compartilhadas, facilitando o trabalho em equipes.
Incentivo à documentação e comunicação alinhada
A documentação também ganhou mais relevância através dessas ferramentas, garantindo um acompanhamento mais próximo de processos e tarefas realizadas pelas equipes, permitindo que gestores tenham acesso a tudo que é desenvolvido e um melhor controle da produtividade dos colaboradores.
Através de softwares que permitem o contato entre todos via chat e de painéis colaborativos para planejamento e acompanhamento do trabalho desenvolvido, também é possível garantir uma comunicação mais alinhada e livre de falhas. O Slack e o Google Meet são ferramentas também muito usadas pelas empresas nesse ponto.
Ainda que com muitos desafios sendo constantemente superados, as mudanças nos modelos de trabalho dificilmente voltarão a ser como eram anos atrás, impulsionando ainda mais o mundo empresarial para um formato cada vez mais digital.
Confira também outro conteúdo interessante aqui no Blog da Cysneiros sobre como a transformação digital impacta as empresas e as oportunidades que esse novo cenário oferece aos negócios.
Ferramentas auto hospedadas que ajudam no trabalho remoto
Para trazer uma maior segurança e controle por parte da empresa, existem soluções auto-hospedadas, executadas na própria infraestrutura da empresa ou dispositivo do responsável por tal. É importante levá-las em consideração, já que, a médio e longo prazo pode ser mais econômico e trazer muitas funcionalidades em comparação com ferramentas pagas ou até mesmo gratuitas que pedem muitos dados dos usuários para disponibilização dos serviços. As soluções auto-hospedadas precisaram de recursos para executar os serviços que serão armazenados e gerenciados localmente. Isso significa que a organização tem maior controle sobre o serviço, como o acesso aos dados, o processamento dos dados e o acesso ao serviço por usuários externos. A situação da segurança dos dados, também, é maior, pois ela pode controlar quais usuários têm acesso aos dados e como os dados são processados. O serviço auto-hospedado oferece maior flexibilidade às organizações, pois podem ajustar e alterar os serviços de acordo com suas necessidades. Abaixo você confere algumas das nossas sugestões:
NextCloud – Permite a hospedagem de arquivos (Google Drive), ferramenta de calendário (Google Agenda), ferramentas de blocos de notas (Notepad), aplicativo de vídeo e chamadas (Google Meet, Zoom), contatos, e-mail e etc.
Wekan – Ferramenta de Kanban com muito mais funcionalidades que o Trello. Para aqueles que desejam uma ferramenta mais parecida com o Trello, existe o Planka.
Jami – Semelhante ao Google Meet para realização de chamadas de áudio, vídeo e possibilidades de chat (Facebook Messenger).
TagSpaces – Organizador de arquivos por tag. Suporta a linguagem de marcação Markdown, para permitir a organização dos textos de uma forma simples e rápida.
Penpot – Ferramenta para design e prototipação estilo o Figma que utiliza padrões abertos como o SVG.
Calibre-web e Komga – Gerenciador de livros, biblioteca suportando PDF, ePUB, CBZ, CBR.
Piwigo e Photoprism – Biblioteca para organização de fotos e vídeos
Redmine – Utilizada para gerenciamento de projetos com, gráficos de gantt; monitoramento de tempo para atividades; gestão de noticias, documentos e arquivos, wiki e fóruns.
Docusaurus, Docute, Ignite e MkDocs– Criação de documentação para gestão da informações e dos melhores processos que devem ser adotados para realização de alguma tarefa. Serve como uma guia para que os demais padronizam processos dentro da organização.
Flarun, MyBB, Vanilla – Locais para discussões e debates, funcionando como um fórum, estilo o Reddit.