Como montar sua campanha de ADS em redes sociais

Os social media ADS são uma das maneiras mais rápidas e eficazes de se conectar com seu público. Através de uma campanha de ADS em redes sociais, esses anúncios oferecem oportunidades e são uma ótima maneira de impulsionar suas campanhas.

Esses anúncios usam informações que os usuários compartilham em redes sociais para disponibilizar um conteúdo enfaticamente personalizado. Em última análise, expande as oportunidades de conversão e apresenta sua marca a mais clientes em potencial. 

Entretanto, é importante entender como esse meio de publicidade funciona, principalmente porque ele é incrivelmente lucrativo e versátil e permite que as marcas atinjam diferentes objetivos de negócios a custos relativamente baixos.

Uma empresa de cabeamento de rede, por exemplo, pode utilizar uma campanha de anúncios em suas plataformas sociais para potencializar seu hall de clientes. Os resultados tendem a ser incríveis e capazes de expandir até além das fronteiras.

Definir metas de campanha de mídia social

Uma campanha de mídia social é um esforço de marketing coordenado para reforçar ou auxiliar em uma meta de negócios usando uma ou mais plataformas de mídia social. As campanhas diferem dos esforços diários por causa de seu maior foco, segmentação e mensurabilidade.

Uma campanha de mídia social deve se concentrar em um objetivo comercial único para todas as redes sociais envolvidas. Objetivos comuns para campanhas de mídia social incluem:

  • Obter feedback dos usuários;
  • Construir listas de e-mail marketing;
  • Aumentar o tráfego do site;
  • Melhorar o engajamento geral da marca;
  • Impulsionar as vendas diretamente.

Além disso, as metas devem ser discretas e mensuráveis. Antes de uma campanha, obtenha uma medida base de sua métrica para que você possa acompanhar as alterações e o desempenho ao longo da campanha e além dela. 

Os objetivos são moldados pelos meios sociais, pela mensagem e pelo público-alvo. Diferentes demografias também têm preferências variadas para plataformas de mídia social, então escolha a plataforma adequada ao seu público-alvo.

Antes de iniciar uma campanha, tenha todas as ferramentas para acompanhar as métricas. Existem vários aplicativos de marketing de mídia social que rastreiam compartilhamentos, curtidas e palavras-chave associadas à sua marca. 

Depois que uma métrica for estabelecida, defina metas e programe um cronograma definitivo para a campanha. Ter datas de início e término firmes é importante, tanto para manter os custos e a missão sob controle, como para comparar o desempenho pré e pós-campanha.

Práticas recomendadas para campanhas de mídia social

Peça aos usuários que interajam com postagens de mídia social. Convide-os para fazer perguntas, fazer enquetes, fornecer avaliações, participar de concursos e participar de listas de discussão.

Dê a eles um motivo para fornecer informações sobre si mesmos. Ofereça prêmios, descontos e conteúdos exclusivos em troca de sua atenção e informação. Faça prêmios relevantes para o negócio se estiver usando um concurso. 

Pensando nisso, uma industria de paineis eletricos, por exemplo, pode oferecer como prêmio em uma campanha um o lançamento de um painel com tecnologia de titânio. 

Envolva-se proativamente durante toda a campanha, responda e aborde as críticas rapidamente e reforce as interações positivas com atenção pessoal. Promova em todas as contas de mídia social, mesmo que a campanha seja focada em uma plataforma específica.

Adapte a aparência e as mensagens de toda a sua presença online para reforçar a campanha. Inclua a marca e o idioma da campanha nos cabeçalhos, páginas iniciais e de destino. Monitore cuidadosamente o desempenho e ajuste a estratégia, se necessário.

O que considerar ao montar sua campanha?

Existem muitos aspectos a serem considerados em sua campanha. Não apenas o planejamento e táticas, mas também o design, segmentação, público-alvo, entre tantos outros. 

Veja abaixo os principais destaques:

Design

Ao criar uma campanha de mídia social com o objetivo de obter o máximo de visibilidade,  trabalhe com imagens diferenciadas, contrastes fortes e cores marcantes. A ideia é que você procure destacar cores diferentes das usadas pelas redes sociais que você está publicando. 

Não abuse dos filtros. Certifique-se de que todos os elementos da imagem estejam claramente legíveis. Evite logotipos e textos sobrepostos cobrindo partes importantes da imagem de fundo.

Uma empresa de projetos elétricos pode acabar oferecendo descontos nas campanhas e, por isso, acaba por colocá-los nas imagens publicitárias usando cores associadas às vendas, como vermelho e azul.

Filtros de localização aprimorados

Algumas ferramentas permitem que seus anúncios tenham um alcance maior, indo além de sua segmentação. Você também pode excluir sites, aplicativos ou conteúdo nos quais não deseja que seus anúncios apareçam.

Você pode restringir a exibição de seus anúncios em:

  • Sites de namoro;
  • Sites de partidos políticos;
  • Sites de jogos de azar;
  • Sites religiosos;
  • Domínios de URL e aplicativos.

Isso fará com que você direcione o seu alcance para onde deseja e, ao mesmo tempo, evita se envolver com públicos que não deseja em um momento específico. 

Públicos semelhantes em outros países

Você poderá pesquisar por públicos semelhantes ao seu público-alvo em outros países. Até recentemente, essa função só podia ser usada para procurar usuários no mesmo país. 

No entanto, agora você pode usar a ferramenta para buscar usuários com características comuns em outros países, tornando as estratégias internacionais muito mais fáceis de colocar em ação. 

Uma empresa de automação industrial iniciou seu processo de internacionalização dessa maneira. Há algumas coisas a ter em mente, no entanto. Para criar um público semelhante, o banco de dados original deve ter pelo menos 100 pessoas do mesmo país.

Você não precisa ter ninguém do país que está tentando segmentar em seu público original. Por exemplo, se seu público original for composto por 5.000 pessoas nos Estados Unidos, você poderá usá-lo para criar um público semelhante no Canadá ou no Reino Unido.

Inclusive, um centro de comando de motores multinacional usou uma estratégia de anúncios em vídeo nas redes sociais para chamar a atenção do público. Os vídeos são conhecidos por terem uma alta taxa de engajamento.

LEIAM: DICAS PARA MONTAR UMA CAMPANHA DE ADS

Como melhorar seus anúncios de mídia social

Qualquer estratégia de mídia social que também não inclua conteúdo robusto para ajudar a orientar os consumidores no processo de pesquisa perderá clientes em potencial. 

Os usuários de mídia social são muito variados e como um cliente em potencial usa a mídia social varia de acordo com sua idade, região do mundo e até mesmo os tipos de contas que ele segue. 

A geração Z e a geração do milênio representam a maior parte dos que usam as mídias sociais para a descoberta de produtos. Isso não é surpreendente, já que eles estão entre os usuários mais pesados ​​de mídia social globalmente. 

Ao contrário de seus colegas mais velhos, que usam as mídias sociais de forma mais moderada. 

Isso representa uma grande oportunidade para os profissionais de marketing de mídia social que visam consumidores mais jovens, principalmente em mercados emergentes.

Quanto mais ricos forem os consumidores, maior a probabilidade de eles usarem as mídias sociais para seguir marcas e clicar e compartilhar conteúdo promovido. 

Além disso, a natureza hiper segmentada dos anúncios de mídia social significa que as marcas podem direcionar anúncios para grupos que já demonstram interesse em sua oferta. 

Quem clica em anúncios de mídia social não clica apenas em qualquer anúncio que vê. Afinal, eles estão expostos a todos os tipos de publicidade em seu dia a dia e, como resultado, estão bastante cansados. A chave para obter cliques é a relevância e a personalização.

Entender isso significa compreender as diferenças nas preferências de cada geração em relação às marcas. Na maioria das vezes, os consumidores mais jovens querem que as marcas sejam mais divertidas, inteligentes e relevantes para sua identidade.

Por outro lado, os consumidores mais velhos tendem a preferir marcas mais confiáveis. Essas preferências podem informar os tipos de anúncios que as marcas exibem dependendo de quem elas estão segmentando. 

Por exemplo, uma empresa de elevadores se apresenta como inteligente e moderna para usuários de mídia social mais jovens, assim ela pode focar seus anúncios em como sua marca melhora a vida de seus clientes. 

Para marcas que visam consumidores mais velhos, vale a pena considerar as campanhas sociais que se concentram nas soluções personalizadas que estão oferecendo, como fez uma empresa de recepção, eles são a geração que querem marcas que ajudem a organizar suas vidas e ouvir feedback do cliente.

Entretanto, quando se trata de aumentar a eficácia de seus anúncios de mídia social – ou sua presença online mais ampla – entender o que os consumidores desejam enquanto pesquisam produtos é fundamental

Uma empresa de locação de guindaste tinha o objetivo principal de conhecer o comportamento de compra dos usuários, já que estávamos segmentando um público móvel que ainda finalizava a maioria de suas compras em seus computadores.

Os anúncios de mídia social são uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento da marca, mas quando a estratégia é vender, é necessária uma abordagem holística. 

Muitos consumidores recorrem a plataformas sociais ao pesquisar produtos, então as marcas têm uma grande oportunidade de atrair consumidores fora dos próprios anúncios. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.