Tendências do marketing digital para esse ano

Atualmente, utilizar o marketing digital é uma ação essencial dentro das empresas para garantir competitividade em um mercado tão dinâmico como é o digital, onde comportamentos estão em constantes mudanças e tecnologias surgem a cada ano.

Para te ajudar nesse processo, preparamos esse conteúdo com algumas das principais tendências do marketing digital para 2023 que você deve considerar aplicar em seu negócio para não ficar para trás!

Vídeos liderando interações do marketing digital

Os vídeos já têm ganhado relevância nos últimos anos e é uma tendência que será ainda mais intensificada em 2023. Um especialista da empresa americana SDA Holding reforça isso, lembrando que as pessoas gastam 50% do tempo na internet em conteúdos desse formato.

Esse formato de produção de conteúdo, seja orgânico ou pago, é essencial para atingir os consumidores com um posicionamento mais humanizado, criando conexões reais com seu público e garantindo visibilidade, já que a maioria das plataformas usadas na internet tem priorizado esse formato, inclusive pelos algoritmos.

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Conversational Marketing

Tanto em relacionamentos com clientes finais ou no segmento B2B, o Conversational Marketing crescerá muito em 2023 como forma de atender a demanda do público por contatos de retorno mais imediato e em tempo real.

No Brasil, a ferramenta de maior destaque para isso tem sido o WhatsApp, que já possui mais de 120 milhões de usuários ativos. Através dessa ferramenta, as empresas conseguem oferecer um marketing conversacional mais efetivo, usando o canal inclusive para criar vínculos mais fortes com o público.

E essa tendência não pára só no uso da ferramenta, mas ao oferecer a melhor experiência possível através desse canal para realizar compras, tirar dúvidas, ter acesso a conteúdos e até realizar pagamentos.

Um braço dessa tendência é incluir o uso de chatbots humanizados que agilizem o atendimento e permitam que leads sejam convertidos com mais eficiência.

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Eventos híbridos ou remotos

O formato de eventos híbridos foi muito intensificado com a pandemia e continua sendo uma ferramenta para que marcas consigam acessar uma gama muito maior de público do que os exclusivamente presenciais, combinando esse formato com conteúdos em vídeos (seja ao vivo ou on demand).

Eventos remotos também funcionam muito bem para atingir consumidores em nível nacional, sem as limitações geográficas, funcionando com uma maneira versátil de engajar o público e aumentar conversões de venda em contatos pós-eventos.

Marketing Data Driven

O marketing digital orientado por dados continua sendo uma tendência para maximizar os resultados frente aos investimentos realizados, seja em modelos de divulgação pagos, quanto para colaborar no mapeamento do comportamento dos consumidores.

Assim, é possível traçar tendências de ação, elaborando estratégias mais assertivas que impactam os prospects em momentos mais decisivos dentro da jornada de compra.

Somente com a análise de dados é possível alcançar um conhecimento aprofundado para criar essas jornadas cada vez mais personalizadas, obtendo melhor retorno possível.

Essas são algumas das principais tendências do marketing digital para 2023, dentre muitas outras que já vem ganhando visibilidade nos últimos anos, como o uso do UGC (User-generated Content) e a intensificação de conteúdo orgânico.

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