O Data Driven marketing é o marketing orientado por dados. Esse modelo de ação surgiu nos últimos 10 anos e passou a ser uma chave importante para as estratégias de marketing digital.
Entender como os dados podem orientar as decisões e escolhas estratégicas dentro do marketing digital é o desafio diário dos profissionais que trabalham analisando e definindo os próximos passos de divulgação e posicionamento das empresas.
Para fazer uso dos dados no dia a dia do marketing digital, é fundamental entender como coletar e aplicar os dados que estão disponíveis.
Da análise desses dados e da organização das informações por eles reveladas, é possível elaborar estratégias personalizadas para atender demandas e suprir necessidades específicas.
Então, vamos definir exatamente o que é e como o data driven marketing pode contribuir para as ações de marketing da sua marca e do seu negócio.
O que é data driven marketing
O data driven marketing é um processo que consiste em obter dados dos clientes ou até de fontes externas e analisar esses dados para conhecer melhor o público-alvo de uma empresa.
Esse conhecimento permite ações mais assertivas para alcançar o consumidor e levar as soluções, seja em produtos ou serviços, que ele espera. Os dados podem apontar desde perfil comportamental e de consumo até indicar novas tendências.
Por que investir em análise de dados
Usar o data driven marketing pode ser a diferença entre estagnar ou sair na frente da concorrência em relação às ações que podem suprir as necessidades do consumidor, antecipar ações com foco em novas tendências e alcançar novos mercados.
Para ser mais objetivos, podemos dizer que, entre inúmeras oportunidades, o data driven marketing permite a uma empresa:
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- Definir e atrair o público certo;
- Criar estratégias mais personalizadas;
- Antecipar tendências de consumo;
- Aumentar o ROI (Retorno sobre investimentos).
O data driven marketing é fundamental quando se fala em inovação
Dos rastros digitais que uma pessoa deixa ao navegar na Internet, entre os sites e produtos que busca até a forma como ela usa suas redes sociais: tudo pode gerar dados que vão facilitar o entendimento do perfil do público-alvo.
Mas o data driven marketing não se baseia apenas em dados do ambiente digital: a análise pode ser, por exemplo, a partir de dados demográficos de determinada região que, em cruzamento com outras informações, pode compor um determinado perfil e definir ações voltadas para ele.
Foi o que fez o Alibaba, maior empresa de comércio eletrônico da China, incluindo mais de 222 milhões de pessoas como consumidoras a partir da análise demográfica do país. Essa análise relevou que milhões de pessoas ainda não consumiam de modo digital.
Com base nesses dados, eles ampliaram as pesquisas para buscar entender o que impedia o consumo eletrônico por parte dessas pessoas e descobriram que a maior dificuldade eram as letras miúdas dos aplicativos. Resultado: foi lançado um aplicativo com letras maiores e a empresa incluiu em seu negócio mais 222 milhões de potenciais consumidores.
Isso significa, então, que aplicar o data driven marketing é mais do que uma opção. Com o passar dos anos, isso se tornou vital para marcas e negócios dos mais diferentes segmentos, que desejam inovar ou atuar de modo assertivo junto ao seu público-alvo.
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Um forte abraço e até os próximos conteúdos..