Quais as melhores plataformas Omnichannel para sua empresa?

As plataformas omnichannel podem ser muito importantes para trabalhar com efetividade, conquistando um espaço qualificado no mercado e explorando melhor este conceito que tem se integrado a novas tecnologias.

O público tem se tornado cada vez mais exigente, em grande parte pela facilidade de acesso a informações e canais de comunicação que o processo conhecido como transformação digital tem proporcionado para as pessoas.

Hoje, a maioria dos avanços tecnológicos está altamente popularizado, permitindo um engajamento muito maior para sua estrutura de ação. Isso permite uma personalização do atendimento, focando-se em oferecer uma experiência qualificada para o usuário.

O perfil do cliente mudou consideravelmente com o tempo também. Não há mais espaço no mercado de telha com isopor valor para ações rasas e sem conteúdo, que antes conseguiam atingir um cliente mais reativo e passivo.

Atualmente, os consumidores estão constantemente buscando experiências satisfatórias e informações relevantes para sua comunicação, e quanto melhor for a experiência que você proporcionar, maiores as chances de fechar negócios.

A experiência do consumidor já tem se tornado um dos focos de vendas há algum tempo, mas é importante ter em mente que a facilitação da comunicação acabou ajudando muito esse processo a se tornar mais viável.

É muito comum que os usuários utilizem diversos dispositivos ao longo de seu processo de compra de um climatizador evaporativo portátil ou de qualquer outro produto

Isso significa que não é incomum um cliente ligar para sua loja perguntando sobre um determinado produto ou serviço, depois procurar por ele no computador e decidir efetivar a compra usando seu smartphone ou tablet.

Para garantir que o consumidor seguirá com este processo sem ter problemas de compatibilidade e sem precisar ficar repetindo passos, o conceito de omnichannel surge como uma solução perfeita para esse tipo de ação.

Uma plataforma omnichannel é criada especificamente pensando no uso de vários canais de comunicação de maneira integrada, onde não importa qual método o consumidor use, ele terá acesso às mesmas informações.

Essa estratégia tem como principal objetivo a integração de seus canais de vendas, seja sua loja física ou digital. A ideia é integrar o máximo possível de canais em um só lugar, para facilitar o contato com o consumidor de um motor para porta automática.

Dessa maneira, você consegue unificar as informações contidas em ambientes online e offline, tendo uma estrutura mais adequada para falar sobre a companhia e como ela pode ajudar a identificar elementos importantes de sua estrutura.

Além disso, dependendo do caso, o consumidor também tem acesso a importantes informações que podem ajudá-lo a definir o momento certo de efetuar uma compra, como a disponibilidade de estoque de um produto em particular, horário de funcionamento e outros.

O conceito omnichannel se espalhou pela maioria das companhias, que começaram a aplicá-lo em outros setores com mais efetividade, ganhando novas possibilidades e oportunidades de fechar negócios para venda de bebedouro de coluna, como:

  • Pagamentos;
  • Marketing;
  • Atendimento;
  • Varejo.

Todos estes setores aplicam o omnichannel como uma forma de estruturar melhor a cultura organizacional da empresa e trabalhar com o foco do cliente como prioridade máxima, aplicando com qualidade e sabedoria seus recursos de negociação.

Usando plataformas omnichannel

Usar uma plataforma omnichannel é dar liberdade ao usuário de trabalhar com múltiplos canais durante toda a jornada de compra. Imagine a seguinte cena:

Um cliente estava navegando na internet e encontrou um produto que realmente precisava, e que resolveria seu problema. Entretanto, ele não pode receber o item em sua residência, e prefere ir até a loja comprar o produto.

Ele então faz um pré-cadastro na internet, mas ainda fica com algumas dúvidas e resolve ligar para a empresa e conversar a respeito.

Depois de um atendimento de qualidade, ele decide efetuar a compra para retirar no estabelecimento físico, solicitando um aviso de recebimento através das redes sociais.

Com isso, ele consegue trabalhar em uma mesma compra com diversos canais de comunicação para comprar estruturas metálicas SP ou produtos de limpeza.

Esse tipo de jornada é muito importante para melhorar o atendimento como um todo, gerando uma satisfação muito maior nos consumidores e fazendo-os se fidelizarem com a marca, o que acaba possibilitando uma série de recursos.

Para conseguir esse alcance, entretanto, é fundamental que a empresa consiga entender as necessidades do consumidor e esteja sempre atenta a esse tipo de detalhe, trabalhando com análises constantes e dados relevantes para qualquer tipo de interação.

Por isso, saber com qual tipo de material trabalhar é fundamental para conseguir resultados nesse tipo de ação, seja para a venda de guarda corpo de inox ou outros materiais de construção.

Principais plataformas omnichannel

Para utilizar as plataformas omnichannel com qualidade, é importante saber quais são as melhores ferramentas disponíveis no mercado para que você possa se estruturar de maneira mais adequada.

Além disso, é importante ter em mente que nem todas as plataformas funcionam para todas as empresas, uma vez que cada uma delas tem seus focos em determinados tipos de serviços, que podem ser mais ou menos importantes para sua empresa.

Portanto, adaptar estes recursos a sua realidade é um dos passos mais importantes para você trabalhar nesse tipo de plataforma, conquistando uma estrutura mais adequada para suas vendas de forro acustico para auditório.

Zendesk

A Zendesk é uma das plataformas mais utilizadas de omnichannel no mundo, por conta de suas possibilidades de trabalho e da qualidade de suas ações. A empresa oferece um software completo de atendimento, com sincronização de comunicação entre vários canais.

A Zendesk trabalha com elementos diretos que podem ser usados por sua equipe, desde um chat para mensagens em tempo real, até integração com suporte ao cliente e softwares necessários para uma central de telefonia.

Assim, seus atendentes terão muito mais qualidade nas informações que receberem e começarem a passar para os consumidores, conseguindo uma padronização nesse tipo de atendimento.

Diante disso, a Zendesk também possibilita análises e relatórios em tempo real da utilização de seus recursos, para que você esteja sempre atualizado e pronto para lidar com esse tipo de recurso quando estiver buscando melhorias em seu atendimento.

Movidesk

O Movidesk é uma excelente alternativa para a utilização de plataformas omnichannel. Seus recursos são similares aos da Zendesk, com suporte de qualidade e um atendimento que possibilita recursos de diversos canais.

O foco principal do Movidesk é especificamente centralizar as informações em um único lugar, permitindo que você consiga trabalhar com dados assertivos e atualizados quando receber um cliente que já estava em atendimento por outro canal.

Além disso, dentro do Movidesk é possível verificar o nível de satisfação de seus clientes, identificando quando há algum problema ou atraso que esteja gerando um resultado não tão positivo.

Dessa maneira, você consegue antecipar mudanças de pensamento e desistências, mudando a forma de atender e tentando resgatar este cliente antes que algum problema maior ocorra.

O Movidesk possui uma agenda nativa, que garante que você consiga agendar compromissos e atendimentos dentro da ferramenta, ideal para marcar reuniões de equipe e para ações que todos precisam saber do que se trata.

Com estas informações relevantes colocadas junto, é muito mais fácil para os atendentes identificarem problemas e soluções dentro do sistema de suporte, otimizando este processo e gerando uma experiência melhor para o consumidor.

Maplink

O Maplink é um serviço que permite que você utilize elementos de geolocalização para auxiliar o usuário. Este tipo de recurso é muito importante para otimizar o atendimento com o consumidor, e ele pode ser trabalhado com qualidade.

Trata-se de uma plataforma omnichannel indispensável para quem possui uma loja física e deseja que os consumidores cheguem até ela. Dessa forma, você consegue ampliar consideravelmente suas oportunidades de negócios para venda de portão basculante preço, por exemplo.

Com o Maplink, é possível ainda procurar rotas alternativas e oferecer um resultado atualizado que mostre o caminho mais rápido para o consumidor chegar até seu endereço, conquistando assim seus clientes com muito mais qualidade.

Este é o melhor meio de trabalhar com compras online com retirada em lojas, uma vez que ele agiliza todo o planejamento logístico no momento da compra. Em muitos casos, esse serviço fica completamente automatizado.

Considerações finais

Os recursos de plataformas omnichannel conseguem ser muito importantes para que a maioria das companhias consiga se estruturar adequadamente para conseguir resultados mais efetivos em suas ações.

Por conta disso, é muito importante que você consiga lidar com estes recursos de maneira inteligente, otimizando suas ações e ganhando mais espaço no mercado, com uma estrutura de atendimento integrada que ajuda a otimizar seu processo de vendas.

Quanto mais você trabalha com estes recursos, maior é sua chance de se destacar em seu nicho de atuação, uma vez que você estará em dia com as necessidades de um mercado cada vez mais integrado e digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.