Como fazer Pesquisa de Mercado em Poucas Palavras

Você sabia que, com a aplicação de uma pesquisa de mercado, é possível entender as expectativas e desejos do seu público-alvo, a fim de formular estratégias que impulsionem as vendas dos seus produtos e serviços?

Pesquisa de mercado inpulsionando vendas

Pois bem, independente do seu segmento e tamanho, empresas precisam tomar decisões e se posicionar em relação aos seus produtos, preços, canais de distribuição e promoções.

Mas como saber, portanto, entre todas as possibilidades de investimento, quais decisões são as mais eficientes e eficazes? Quais são as estratégias capazes de alcançar os objetivos de marketing, com o menor dispêndio possível de esforço a um menor grau de risco, e maior retorno sobre o investimento?

Então, a resposta para essas perguntas podem ser respondidas através do conhecimento da dinâmica do mercado, por parte do empreendedor. Isso nos leva a outra questão: como podemos conhecer melhor o mercado para atingir os resultados desejados? Uma das formas,  largamente utilizada e que pode contribuir significativamente para o aumento do conhecimento e estreitamento do relacionamento entre o empresário e o público alvo, é a Pesquisa de Mercado.

DEFININDO PESQUISA DE MERCADO

Assim, uma pesquisa de mercado vai muito além da simples aplicação de questionários. Ela, por sua vez, deve contribuir para: um método para coletar informações; uma gerência e implementação do processo de coleta de dados; uma analise dos resultados e uma comunicação dos achados e suas implicações.

Ainda mais, segundo a Fundação Getúlio Vargas, a pesquisa de mercado pode ser uma ferramenta poderosa, tanto de análise, quanto de tradução das percepções do público-alvo pesquisado. Bem como, tem como principal objetivo o suporte a resolução de questões relevantes para os empreendedores e a perenidade do negócio.

Calculadora do tamanho da amostra da pesquisa

PESQUISA DE MERCADO REALMENTE FUNCIONA?

Ainda não está convencido que a pesquisa de mercado pode ser uma ferramenta poderosa de negócio? Então, você deve analisar atentamente os questionamentos feitos a seguir. Caso não tenha resposta para uma das 5 perguntas abaixo, talvez você precise realizar uma pesquisa de mercado.

  • Qual o potencial do mercado em que você está inserido para o produto ou serviço que sua empresa comercializa?
  • Quais são os diferenciais competitivos dos seus concorrentes, aquilo que faz os clientes irem comprar no vizinho, ao invés de adquirir os seus produtos ou serviços?
  • Você consegue identificar, de forma ágil, novas oportunidades de negócio?
  • O que faz os clientes valorizarem o seu negócio?
  • Os clientes estão satisfeitos com a sua empresa?

FAZENDO O TESTE

pesquisa-de-mercado-funcionaDessa maneira, as perguntas feitas representam questões que todo empreendedor deveria saber responder caso queira se manter no mercado, o que, infelizmente, nem sempre acontece.

Todavia, caso você não tenha respondido sem achismos algumas dessas perguntas, você não passou no teste e talvez você precise realizar uma pesquisa de mercado.

A IGNORÂNCIA TEM UM ALTO PREÇO

O desconhecimento de aspectos críticos para o negócio implica em uma falha estratégica que pode resultar em diversos problemas. Sendo assim, alguns deles são: custos desnecessários; incerteza na tomada de decisão; campanhas de marketing mal direcionadas; perda de clientes para a concorrência; entre outras consequências desagradáveis; e totalmente evitáveis com a simples utilização de uma pesquisa de mercado.

PESQUISA DE MERCADO E ESTRATÉGIA

Nesse sentido, as informações contidas na pesquisa poderão direcionar toda a estratégia da empresa, fazendo com que ela mantenha o foco no seu cliente. Logo, a pesquisa de mercado deve ser realizada periodicamente. Essa prática garante que as informações estejam sempre atualizadas e alinhadas com a dinâmica do mercado.

QUAIS OS PRÓXIMOS PASSOS?

Pesquisa de mercado - solução

Por conseguinte, você deve estar pensando: “tudo bem, já entendi a importância de realizar uma pesquisa de mercado, mas como posso fazer? Por onde começar?”

CONCLUSÃO

Assim, como conversamos, um trabalho de pesquisa de mercado, estruturado e conduzido de forma correta. Fazendo isto, você irá produzir uma base sólida de estratégias de marketing focadas nas necessidades do público alvo. E com isto, gerar clientes mais satisfeitos, aumento do faturamento e redução de custos, entre outros benefícios.