Você sabe o que é persona, como ela é criada e como ter uma persona impacta no seu negócio?
Se você não faz ideia, nesse post nós vamos te ajudar a entender melhor, construir a sua e como a falta dela traz consequências negativas para o seu negócio. Muitas pessoas confundem persona com público-alvo. Os dois são parecidos, mas na prática é diferente sim.
O que é uma Persona?
Persona é a representação do cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características dos clientes, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A persona é o norte da criação de conteúdo e do Marketing Digital.
A persona representa o perfil de compradores reais, é um desenho imagético de como o seu futuro cliente é, se comporta, o que ele consome e quais são as prioridades de vida.
Qual a importância de se ter uma Persona?
As personas estão diretamente relacionadas ao sucesso do seu negócio. Vamos imaginar que você é um restaurante que usa como base de todos os seus pratos, carne vermelha. E você agora deseja vender o seu produto para uma pessoa vegetariana ou vegana, mas você não tem nenhum prato que contemple o estilo de vida dessa pessoa. Faz sentido? Não!
Essa é a importância da persona, quando se sabe com quem se está conversando, entendendo suas necessidades, fica relativamente mais fácil obter resultados.
Como criar a sua Persona?
Entendendo essa importância, o próximo passo é criar a sua. E para definir como vai ser, você precisa desenhar as características principais do cliente detalhadamente. Saiba mais sobre o seu cliente, conheça ainda mais o que NÃO é o seu cliente, crie uma jornada de compra, por onde você quer que a seu cliente comece conhecendo o seu negócio e parta para a criação dela.
Crie a sua| Perguntas principais
Aqui, você vai investigar e coletar informações que vão te permitir desenhar o seu cliente ideal. Você deve responder essas perguntas conhecendo bem o seu negócio e quem você quer converter como seu cliente. São elas:
- Nome (fictício, de preferência);
- Sexo;
- Idade;
- Local de origem;
- Estado civil;
- Cargo/Ocupação;
- Ramo de atividade;
- Nível de escolaridade;
- Meios de comunicação;
- Valores e objetivos de vida;
- Objetivos do personagem fictício;
- Desafios do personagem fictício.
É importante lembrar que a definição da sua persona vai ser dada pelo maior percentual de características de cada cliente e que caso o seu nicho de atuação seja mais específico, você pode incluir perguntas que ache de alta importância. Uma ferramenta legal que pode te ajudar nessa criação é o gerador de persona.
Uma dica super importante: VOCÊ NÃO É A SUA PERSONA. Então na hora de responder, fique atento e lembre que você precisa enxergar com os olhos de quem você quer alcançar e não responder com base nas suas preferências, fechado?
—-
Bem, então é isso! Agora você já sabe o que é persona e vai conseguir estabelecer melhor os seus objetivos e desenvolver estratégias que darão melhores resultados, sem dúvida alguma.
Acompanha a gente nas redes sociais, toda semana são diversos conteúdos exclusivos que vão ajudar você e o seu negócio. A gente se vê lá!