Dispositivos móveis e seus impactos para seu negócio

2015 ficou marcado como o ano em que dos dispositivos móveis dominaram a primeira tela. Isso significa que, a partir desse ano, as buscas pelo mobile se tornou a principal fonte de atenção das pessoas, ganhando não só para os computadores e notebooks como também para as telas de tv.

Se você tem um negócio físico, mas ainda não entende por que precisa se preocupar com a cultura mobile, certamente você precisa ler esse post.

O consumidor da Era Digital

Você já deve ter notado que o perfil do seu cliente mudou. Hoje, o consumidor é muito mais informado: em muitos casos, tem mais conhecimento sobre o produto do que o próprio vendedor.

Cerca de 86% dos usuários de smartphone fazem pesquisa de compras por dispositivos móveis. O consumidor da Era Digital não entra mais na internet, ele vive online.

dispositivos móveis e seu impacto: mulher comprando pelo celular

Por entender esse novo cenário, muitas empresas estão adaptando seu setor comercial para o formato Omnichannel, ou seja, atendimento feito através de multiplataformas 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Segundo dados de 2015, nós olhamos para os nossos celulares, em média, 150 vezes ao dia. Logo, o consumidor de hoje não vai mais esperar a sua loja abrir para tirar uma dúvida.

Às 2h da manhã, fazendo buscas pelo celular deitado em sua cama, ele já descobriu todos os benefícios do produto do concorrente, esclareceu suas dúvidas pelo FAQ e realizou a sua compra online. Quando você abrir a sua empresa, às 8h, ele já estará esperando pelo código de rastreamento da compra que realizou.

Então, pense bem: quantas prováveis vendas você perdeu só hoje?

Ignore os dispositivos móveis e sua empresa será ignorada

As compras online são uma realidade, não é moda nem novidade. Hoje, já é possível fazer de tudo por meio de buscas pelo mobile: desde chamar um Uber a por exemplo encomendar um tecido feito por artesãs nigerianas.

E acredite, para esse novo consumidor, uma experiência positiva, vale mais do que preço baixo.

Então, se o seu foco era bater o preço da concorrência, saiba que agora você concorre com os gigantes do mercado norte-americano e chinês. Sua empresa consegue bater o preço de uma Amazon, por exemplo?

Segundo dados do Opinion Box, 42% dos entrevistados preferem ficar sem água e sem energia elétrica a ficar sem o celular. Logo, para sobreviver ao novo mercado, seu negócio precisa estar online, com uma fácil navegação pelo celular e agregar valor ao que você faz.

Seu site precisa ser amigável

E é aí que entra a usabilidade do seu site. Muitos empresários alegam que ter um site não lhes trouxe o retorno esperado em vendas. Claro que primeiramente precisamos saber como foi estruturada a estratégia de marketing digital, mas acredite, a maioria nem chegou a isso!

Entretanto, numa análise bem rápida, podemos afirmar que muitos não deram a importância necessária ao mobile. Não adianta ter um site lindo no desktop, se ao tentar acessá-lo pelo celular, o consumidor tem dificuldades na navegação. Ele irá embora! E é por isso que muitas empresas têm boas conversões em buscas pelo computador, mas baixíssimas através do celular.

Sendo assim, ter um site responsivo pode ajudar bastante. Mas, se você quiser realmente conquistar esse segmento, o melhor é um layout mobile first, ou seja, pensado exclusivamente para dispositivos móveis. Como nesses casos a usabilidade é otimizada, as taxas de conversão tendem a ser bem maiores.

Teste agora seu site, usando uma ferramenta do próprio Google.

Buscas por dispositivos móveis

Um app pode aumentar as suas vendas

Ainda segundo dados do Opinion Box, 81% dos brasileiros baixaram ao menos um aplicativo no último mês. Logo, é importante estar atento para a criação de apps de venda online, tornando seu negócio mais próximo do cliente.

Certamente, você já ouviu que se faz necessário criar relacionamentos com seu consumidor. Os aplicativos são uma excelente maneira de conseguir essa interação. Por meio deles, é possível enviar alertas sobre ofertas e produtos personalizados, convidar para eventos, mostrar lançamentos.

O essencial é que você compreenda que o mobile é mais um agregador ao diferencial competitivo da sua empresa. Mas o primeiro passo é entender que estratégia é a mais indicada para o seu negócio e como executá-la.

Quer saber como adaptar a sua empresa para o mercado mobile? A Cysneiros pode te ajudar. Entre em contato conosco e marque um bate-papo com nossos consultores.