Ter suporte qualificado para alcançar resultados cada vez mais promissores faz toda a diferença, e é nesse cenário que a assessoria em marketing digital se encontra. É um setor ou, até mesmo, um empreendimento de gestão estratégica na área.
Sendo assim, é uma área de grande importância para que os empreendimentos possam estruturar com maior precisão a presença na internet, que se torna cada vez mais um requisito básico para a sobrevivência e destaque no mercado.
Entenda o papel da assessoria
Imagine que uma empresa do setor de fabricação de centrífuga concentradora deseja começar a investir em marketing digital ou aprimorar seus resultados nessa área.
Para alcançar um direcionamento mais preciso, ou melhor, traçado estrategicamente, a assessoria faz grande diferença.
A partir dos profissionais desse setor, há possibilidade de compreender de uma forma mais clara a importância e aplicação de recursos digitais de grande importância para o marketing da corporação.
Entre esses elementos, é possível citar as mídias sociais, parâmetros de posicionamento estudados para SEO (Search Engine Optimization), linkagens internas e externas, entre outras possibilidades.
Quando um empreendimento que produz totem em MDF, ou de qualquer outro setor, recorre a assessoria, comumente há dois pontos trabalhados:
Identificação do cenário
Naturalmente, para avaliar quais são os métodos mais compatíveis com os objetivos, as empresas e com os fatores que podem ser potencializados, é preciso identificar qual é o cenário real da corporação.
A melhor parte, é que organizações de todos os portes podem contar com esse serviço e com essa análise. Dessa forma, o projeto mais viável para o tipo de necessidade existente pode ser estabelecido.
Planejamento de marketing
O planejamento de marketing, que será abordado de uma forma mais abrangente ao longo do texto, é indispensável para que uma corporação tenha um direcionamento melhor nas ações de marketing digital.
Além disso, com o suporte da assessoria, é possível ter auxílio na execução do planejamento.
Para isso, as ações são pautadas com os objetivos do empreendimento, as métricas previamente estipuladas e os investimentos estratégicos.
A partir dos pontos levantados, as ações são definidas e os profissionais executam, gerindo assim as estratégias previamente abordadas.
Os benefícios do marketing digital para uma empresa
Ao falar da assessoria em marketing digital, é de grande relevância que exista clareza sobre o papel das estratégias online para uma organização e, consequentemente, dos resultados que uma gestão dessas ações pode proporcionar.
Entre os pontos de maior destaque, estão:
- Fortalecimento da marca online;
- Atração de mais negócios;
- Relacionamentos diferenciados com consumidores;
- Mais recursos para análise de resultados.
Grande parte desses benefícios estão associados ao fato de que com o marketing digital há possibilidade de alcançar, não apenas um grande número de pessoas, mas uma audiência qualificada.
Por exemplo, ao adotar as medidas mais adequadas, uma empresa que trabalha com sucata de ferro atingirá as pessoas que apresentam uma maior probabilidade de concretização de um negócio.
Ainda mais, para que a precisão e atração sejam viabilizadas no marketing digital, uma série de métodos são implantados.
Entre os tópicos necessários, podemos citar: pesquisas do público que precisa ser atingido, definição da persona, que corresponde ao modelo do cliente ideal, e a aplicação de marketing de conteúdo, em que os clientes são atraídos por meio de materiais relevantes.
Análise de Resultados
Em relação à análise de resultados, é algo que naturalmente depende dos objetivos estipulados, mas, neste ponto, é interessante citar que os recursos são variados para a observação de resultados.
Para compreender o quanto que essa vantagem é significativa, basta imaginar que ao investir em marketing digital, uma empresa que realiza transporte de container necessita acompanhar as métricas adequadas para efetuar melhorias constantes.
O grande benefício no cenário apresentado ao longo do texto, é que com o suporte de uma assessoria em marketing digital, há possibilidade de ter um direcionamento e a implantação de estratégias de uma forma mais assertiva.
Sendo assim, seja uma empresa que realiza a inspeção termográfica em painéis elétricos, ou de qualquer outro setor, a assessoria na área pode ter uma presença significativa para potencializar os benefícios das estratégias.
Qual é a diferença entre assessoria e consultoria?
Neste cenário, é de grande importância que a distinção entre essas atividades seja apresentada, uma vez que a confusão é muito comum em diversos casos.
No entanto, por mais que ambas tenham potencial para contribuir na relação das corporações com o marketing digital, apresentam pequenas diferenças.
A principal distinção entre assessoria e consultoria em marketing digital, é que no segundo caso os profissionais não executam diretamente as soluções.
Se uma empresa que atua com recuperação de piso de concreto, ou de qualquer outro setor, está buscando pelo diagnóstico de sua estratégia online, a consultoria pode ser uma solução favorável.
Afinal, os profissionais contribuem com uma melhor compreensão das metas, falhas e, até mesmo, de quais são as modificações mais viáveis para o empreendimento.
Já em relação ao assessor, conforme observado com as informações apresentadas anteriormente, é o profissional que está associado ao desenvolvimento e execução dos projetos.
A importância do planejamento de marketing digital
Para que um e-commerce que atende o segmento industrial, com itens como pinos extratores, organize uma estratégia digital, há necessidade de apostar em um planejamento bem elaborado.
Conforme citado anteriormente, é interessante ter compreensão do cenário real da empresa, sendo que esse resultado é alcançado por meio de práticas associadas com a elaboração do planejamento, em especial, pela necessidade de reunir dados precisos.
Em meio aos elementos trabalhados para auxiliar na execução do planejamento, é possível citar:
- Definição de objetivo;
- Posicionamento;
- Verificação de site;
- Análise da concorrência;
- Planejamento de plataformas;
- Execução;
- Verificação de resultados.
Quais os primeiros passos
Sem dúvidas, é algo que se adequa em qualquer setor. Dessa forma, o primeiro passo para que as metas sejam atingidas, é que elas sejam definidas de forma clara, até mesmo quando se pensa no suporte da assessoria.
Afinal, é a partir da definição de objetivos que será possível traçar as estratégias possíveis para que eles sejam alcançados.
Nesse ponto, é fundamental que todas as informações sejam transmitidas de forma clara, principalmente, quando se trata de um serviço terceirizado, pois é algo que aumenta as chances de que as expectativas sejam atendidas ou, até mesmo, superadas.
Análises são estipuladas pela assessoria, em especial, no site da empresa, por se tratar de uma das redes de maior destaque das corporações.
Quando um usuário busca por poltrona de massagens preço, ou qualquer outra informação, certamente é decisivo ter uma boa experiência e um modo geral.
Naturalmente, o modo de atuar pode variar de maneira significativa entre os profissionais. Mas, de forma geral, as táticas são averiguadas, o que envolve desde o design até o conteúdo.
Melhores posição nos mecanismos de busca
Entre outros fatores que, normalmente, compõem o planejamento de marketing atrelado à atuação da assessoria de imprensa, está a verificação de táticas compatíveis com a empresa para alcançar posições mais favoráveis nos mecanismos de busca.
Dessa maneira, estratégias SEO são trabalhadas, principalmente, em relação à análise de palavras-chave mais rentáveis e de importância para o empreendimento.
Afinal, são elementos cruciais para diversas táticas, uma vez que correspondem aos termos aplicados para as pesquisas nos buscadores.
Uma análise de mercado, assim como o planejamento de plataformas a serem utilizadas, também é uma atividade significativa.
Basta considerar que a análise garante a identificação de oportunidades, pontos mais fortes e possíveis fraquezas. Sendo assim, o planejamento das plataformas viabiliza a execução dos processos, inclusive para fortalecer os pontos estudados.
Reforçar de autoridade com assessoria de marketing digital
Uma técnica amplamente abordada a partir dessas análises, é a implantação de esforços voltados para construir ou reforçar a autoridade da empresa no meio digital.
Para isso, menções em outros sites são trabalhadas por meio de links em conteúdos de grande importância. Sendo uma tática atrelada à estratégia de link building. Isso contribui de maneira significativa com a visibilidade das empresas e com o posicionamento nos mecanismos de busca.
Em qualquer setor do mercado, a análise de resultados é imprescindível, afinal, é preciso ter uma visão clara da performance das táticas empregadas.
Por essa razão, ao recorrer ao time de assessoria, é fundamental prezar por relatórios e acompanhamento constante de resultados.
Não só pela parte que abrange o planejamento de marketing digital, mas também por conta do papel da assessoria como um todo. Assim, um grande potencial para que a presença online das empresas seja trabalhada de uma forma mais eficaz.
Por esse motivo, é indispensável garantir uma assessoria de confiança. Principalmente, ao considerar que falhas podem comprometer severamente a marca no meio digital e/ou gerar grandes prejuízos devido à falta de retorno.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.