A alta velocidade com que as mudanças do mercado ocorrem torna difícil o desafio de gerir uma organização. Pensando nisso, resolvemos trazer a tona algumas Metodologias Ágeis que podem ajudar você não só a superar esses desafios, como também a elevar o patamar de gestão da sua empresa.
Assim sendo, os métodos ágeis surgiram como uma alternativa ao modelo de gestão convencional, baseados em procedimentos e ferramentas robustas e complexas – muitas vezes engessadas.
Metodologias Ágeis
As metodologias ágeis destacam-se das demais por promoverem uma maior flexibilidade, bem como, adequação às mudanças e agilidade. Desse modo, elas permitem que as equipes de gestão de projeto possam tomar decisões rápidas diante da imprevisibilidade do mercado.
O grande diferencial dos métodos ágeis é desenvolver um ambiente de gestão de projetos que promove o acompanhamento e adaptação constante. Alguns costumam se referir à estas metodologias como uma filosofia, pois além dos benefícios que já falamos elas também fomentam:
- Práticas de comunicação constante
- Trabalho em equipe
- Gestão à vista
- Foco no cliente e nas entregas
- E auto-organização
Saiba como utilizar o Lean para criar valor para a sua empresa. 😉
O que são as Metodologias Ágeis?
Os métodos ágeis compõem um conjunto de ferramentas e práticas que buscam promover entregas rápidas, eficientes e de qualidade, através de uma abordagem de negócios baseada no equilíbrio entre as necessidades dos clientes e os objetivos da empresa.
Apesar de existirem diversas metodologias ágeis que podem ser utilizadas para a gestão de projetos: Feature Driven Development (FDD), eXtreme Programming (XP), Microsoft Solutions Framework (MSF), Dynamic System Development Model (DSDM), entre outras. Iremos, contudo, focar em dois excelentes métodos que possuem um processo de implantação simples: o SCRUM e o KANBAN.
SCRUM
O SCRUM foi desenvolvido por Jeff Sutherland, e é amplamente utilizado na indústria de desenvolvimento de softwares. Trata-se de uma Metodologia Ágil desenvolvida para gestão de projetos complexos.
A metodologia, em síntese, propõe que um projeto seja dividido em diversos ciclos de atividades acompanhado por reuniões frequentes, propiciando oportunidades de refletir e melhorar o processo com agilidade, promovendo mudanças de planejamento sempre que forem necessárias, de forma livre e pouco engessada.
Os princípios básicos do Scrum são:
- Realização de reuniões diárias de até 10 min., que devem ser rápidas e objetivas
- Promover uma gestão à vista das atividades, através de quadros e ferramentas de visualização
- Trabalhar com pequenas equipes, de até 10 pessoas
- Desenvolver um ambiente de grupo, baseado na horizontalidade
- e Priorização das atividades
Se você se interessou por essa metodologia e deseja se aprofundar, aconselhamos que assista esse vídeo:
KANBAN
O Kanban é outra Metodologia Ágil utilizada para a gestão de processos e atividades. Composta não só por um quadro (segmentado em ciclos de atividade), como também, por um conjunto de cartões que representam as atividades/necessidades que devem ser realizadas/atendidas.
Ou seja, na medida em que as atividades vão evoluindo, os status dos cartões vão mudando, até que a atividade seja devidamente concluída. E uma vez que surja um novo trabalho ou atividade a ser realizada, um novo cartão é criado.
Devido a sua gestão à vista, o Kanban possibilita que sua equipe acompanhe e identifique rapidamente o status das atividades.
Sua empresa está com problemas de gestão? Siga estes passos!
#DicasFinais
As duas metodologias ágeis citadas são extremamente eficientes para a gestão de projetos em equipes pequenas. Pois promovem uma melhor comunicação entre a equipe, além da flexibilidade de adaptação necessária para reagir às mudanças e contratempos que podem surgir no desenvolvimento do projeto.
O Kanban aliado a metodologia do Scrum promove melhor gestão visual do projeto, uma maior facilidade de atualização dos cartões (atividades) e o desenvolvimento adaptativo. Sobretudo, possibilita que a equipe enxergue todas as fases de desenvolvimento do produto ou serviço.
Então, se você gostou do tema e quer saber mais sobre estas metodologias ágeis, aguarde os próximos posts.