Já faz um tempo que a internet deixou de ser um lugar restrito, destinado apenas aos jovens. A internet adequou-se ao mercado consumidor brasileiro e hoje, mais do que nunca, ela faz parte do dia a dia do brasileiro.
Com o passar dos anos, a diversidade de usuários tornou-se uma característica marcante da web, que abriga homens e mulheres, jovens, adultos ou idosos, sem distinções entre faixa etária, gênero, etnia, classe social, religião, orientação sexual ou característica qualquer.
Hoje, a internet absorve todo o tipo de conteúdo, de maneira única e que se adapta ao objetivo de agradar todo mundo. O que atrai não é apenas conteúdo, mas, principalmente, a relação das empresas com seu público através da comunicação e relacionamentos. São esses canais que aproximam cada vez mais o consumidor de seus produtos/serviços. E esse tipo de abordagem tem crescido de maneira significativa nos últimos anos.
Mercado Consumidor Brasileiro
De acordo com dados divulgados pelo Ibope (2013), o comércio eletrônico tem atraído mais de 60% dos usuários brasileiros. Segundo o último estudo, o número de pessoas que utilizam a internet já passa de 105 milhões.
Em outra pesquisa realizada em 2018 pela consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), 21% do mercado consumidor brasileiro realiza compras online semanalmente – o maior índice registrado desde 2014.
Estes dados se configuram em uma grande oportunidade para as empresas, que precisam desenvolver estratégias capazes de atrair a atenção desses consumidores que tem como maioria pessoas entre 12 e 17 anos, jovens acostumados com a tecnologia desde que nasceram.
Agora que conhecemos um pouco do cenário brasileiro, podemos notar que, se quisermos obter resultados significativos, não devemos disponibilizar informações para o público consumidor brasileiro sem o mínimo de preocupação com a forma como ele terá acesso a isso.
O que sua empresa precisa saber se quisermos agradar o consumidor brasileiro?
É aqui que você e sua empresa deve ter atenção e procurar reunir o máximo de sensibilidade possível para entender o mercado e ser prestativo com o consumidor.
Tendo em mente que o perfil do público hoje na internet possui um comportamento mais ágil e prático, que busca sempre por algo que facilite e otimize seu tempo, vamos começar observando algumas características sobre seu público alvo, o qual que pode estar lhe procurando neste momento na internet:
Praticidade
Você deve procurar facilitar a vida do consumidor montando uma lógica prática que conduza seu público até seus produtos/serviços. Por exemplo, ordenando os produtos segundo preferências. Além disso, disponibilize também uma lista de desejos que ele tenha acesso no futuro.
Imediatismo do público
Outro aspecto que devemos estar atentos hoje em dia, além de tudo isso, são os movimentos das redes sociais. Bem como, a constante necessidade de estar atento a várias coisas ao mesmo tempo, originou o imediatismo desta nova geração.
Se grande parte dos jovens não consegue ouvir sequer uma música até o final (o que me irrita bastante, por sinal), como vão aguentar procurar muito tempo por uma informação ou produto para a conclusão de uma compra?
Preço
Para conquistar o público com mais de facilidade, as empresas devem mostrar o preço de maneira mais atrativa e clara. Outra dica é: sempre que houver um desconto, que também seja destacado o preço cheio do produto.
Visual também é importante
Design agradável e aprimorado através de um padrão visual previamente pensado com imagens de boa qualidade e conteúdo em vídeo. Esses são alguns aspectos de uma enorme lista de artifícios, visuais e comunicativos, que pesam bastante na decisão de compra.
Conclusão
Não sejamos negligentes e descuidados com algo tão importante como a presença na web da sua empresa. O público percebe facilmente o descuido e pode correr rapidinho para o concorrente mais próximo dele. Pelo contrário, busquemos por uma maior competitividade de mercado.
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Fonte: Número de pessoas com acesso à internet no Brasil chega a 105 milhões