Home office: 8 dicas de otimização de tempo

Trabalhar em formato home office tem sido a escolha de muitos profissionais, encontrando nessa possibilidade um meio de otimizar o tempo e de reduzir custos. Esse cenário é possível hoje graças à tecnologia, que permite que o estabelecimento e os seus funcionários consigam se manter em contato em grande parte do período por meio da internet.

Esse formato de trabalho oferece uma série de vantagens, possibilitando que custos relacionados ao transporte e com a estrutura da empresa sejam diminuídos. Do mesmo modo, o colaborador evita ficar horas no trânsito, e pode aproveitar melhor o seu tempo.

Comprometimento de ambas as partes

Mas o home office é uma decisão que exige comprometimento de ambas as partes. Afinal, é preciso ter muita disciplina com relação aos horários, assim como é importante fornecer o suporte necessário, tanto em termos de equipamento quanto de treinamento.

Atualmente, já existem negócios que trabalham em formato exclusivamente home office, assim como os que intercalam dias presenciais e a distância, ou ainda os que possuem parte do seu trabalho remoto e parte na estrutura física.

Uma empresa guarda documentos, por exemplo, pode ter a sua estrutura administrativa funcionando por teletrabalho, porém possui uma demanda presencial, e por isso atua em formato misto.

Já um blog de notícias que trabalha exclusivamente pela internet consegue manter todo o seu time em home office, e investir em reuniões virtuais para o alinhamento da equipe.

De fato, o home office tem sido visto com bons olhos há muito tempo, e possibilita que um estabelecimento encontre a melhor solução para o seu funcionamento ao considerar diversas possibilidades.

Mas para que o profissional que trabalha em casa consiga um bom desempenho no seu trabalho à distância, é essencial que ele conduza a sua rotina da melhor maneira possível.

Para ajudar nesse aspecto, este artigo traz 8 dicas importantes. Quer conhecê-las? Então siga na leitura deste conteúdo e saiba quais são elas.

Dica 01: Organize o ambiente

Para quem vai atuar em formato home office, uma dica é indispensável é ter um espaço próprio para o trabalho dentro do lar.

Há quem invista no aluguel de um imóvel onde seja possível utilizar um dos cômodos como escritório, mas mesmo quem não tem essa opção pode facilmente encontrar uma área onde será possível posicionar a sua mesa de trabalho.

O ideal é sempre fugir dos locais onde há maior dispersão na casa, seja com a presença de outras pessoas ou por causa do uso de aparelhos de televisão, por exemplo.

Isso é fundamental ao se pensar em um profissional que atua com tradução técnica, já que o seu trabalho exige grande concentração.

Dessa forma, é essencial organizar o ambiente adequado para que as atividades possam ser feitas sem distrações.

Dica 02: Estabeleça horários

Da mesma forma que em funções presenciais, é importante ter horários estabelecidos para a realização do home office.

Você precisa se organizar para despertar no horário correto, para começar pontualmente conforme a demanda das suas atividades, assim como também é importante ter momentos para as refeições e encerrar o dia de trabalho tranquilamente.

Isso é necessário para quem trabalha presencialmente em uma empresa de aluguel de impressoras, do mesmo modo que é para quem está atuando via teletrabalho.

Afinal, deve-se manter grande parte do trabalho em período comercial, principalmente quando é preciso lidar com clientes empresariais, que só funcionam nesses horários.

Dica 03: Tenha um cronograma

Organizar todas as tarefas que devem ser feitas durante o dia é uma maneira simples e funcional de garantir que elas estejam planejadas e possam ser cumpridas dentro do prazo.

Como o formato home office permite uma administração mais maleável do tempo, é possível conciliar tarefas da casa com as do trabalho, de maneira que seja possível realizar ambas conforme a demanda e prioridade.

Sendo assim, é importante ter um cronograma que leve em consideração:

  • Os horários que você acorda e dorme;
  • O período das refeições;
  • O horário das reuniões da semana;
  • As atividades que precisam ser feitas no trabalho;
  • As atividades que precisam ser feitas em casa.

Dessa maneira, é possível organizar uma rotina, e cumprir todas as atividades do cronograma sem deixar que o trabalho impacte nos cuidados da casa e vice-versa.

Dica 04: Estipule metas

Tal como em uma loja especializada na venda de divisórias drywall preço, uma boa maneira de garantir o cumprimento das atividades e dos objetivos é estabelecer metas que contribuam para a produtividade.

Para alcançar um determinado faturamento, é indispensável que um número ideal de vendas seja feito, de modo que o funcionário sabe quantas ligações ou atendimentos ele precisa fazer, em média, para alcançar a sua meta.

Da mesma forma, quem está em home office já possui um conhecimento geral do que é necessário fazer para entregar o seu trabalho no período correto.

Por isso, é importante estipular as metas que sejam adequadas para o momento, de modo que a produtividade de quem trabalha de casa esteja garantida.

Dica 05: Faça pausas durante o trabalho

Tão importante quanto a quantidade é a qualidade. Isso quer dizer que você não apenas precisa entregar os seus trabalhos no horário, mas também que eles devem ser feitos da melhor maneira possível.

Para ter a certeza de que você conseguirá manter a qualidade dos seus serviços de consultoria ambiental SP, por exemplo, não deixe de fazer pequenas pausas durante o dia.

Isso é importante para recarregar as energias e para aliviar a tensão decorrente de algumas funções.

Não à toa, é cada vez mais comum ver esse tipo de recomendação, que além de ajudar a manter a motivação durante o trabalho, também serve para otimizar os processos e organizar as ideias.

Por isso, do mesmo modo que é preciso saber trabalhar e entregar o que foi pedido, também é necessário saber parar quando a atividade está sendo improdutiva, retomando-a dali a pouco tempo para finalizar com maior empenho.

Dica 06: Cuide da sua saúde

Alguns quadros de saúde têm sido vistos em profissionais que trabalham diariamente em escritórios, como as lesões por esforço repetitivo, sedentarismo, estresse ocupacional e problemas de visão.

Tudo isso ocorre em pessoas que passam grande parte do período de trabalho sentadas e não investem em cuidados para melhorar a sua saúde.

Se você trabalha com projeto arquitetônico residencial, por exemplo, e sabe que passa grande parte do tempo sentado em frente ao computador, é indicado fazer exercícios para estimular as articulações e os músculos.

Para isso, você pode adquirir bolinhas de fisioterapia e outros acessórios, e utilizá-los durante o período de trabalho para relaxar a musculatura.

Ao mesmo tempo, é fundamental que você realize atividades físicas, como academia ou caminhadas simples, para trabalhar os diferentes grupos musculares e evitar o ganho de peso corporal.

Dica 07: Invista em equipamentos

Se você vai trabalhar em casa, seja com o desenvolvimento de sistema para loja de roupas ou com serviços de contabilidade, não deixe de investir em equipamentos para o desempenho das suas funções.

Procure adquirir móveis e cadeiras que permitam maior conforto durante o período de trabalho, evitando assim dores nas costas.

Você também deve garantir que o seu notebook e outros acessórios tecnológicos estejam funcionando adequadamente, para que as atividades diárias sejam executadas sem dificuldades.

Dica 08: Use a tecnologia a seu favor

Há uma série de suprimentos tecnológicos que podem auxiliar na realização das atividades do trabalho de modo prático e eficiente.

Há aplicativos desenvolvidos para organizar uma agenda, para fazer reuniões de trabalho, e até mesmo alguns mais específicos para a criação de design de etiquetas adesivas personalizadas, que ajudam na organização de relatórios e documentos.

Tudo isso deve ser utilizado para potencializar os trabalhos que serão realizados, sendo eles para a otimização de atividades ou para a automação de processos.

Nesse sentido, é importante buscar alternativas que possam oferecer suporte de acordo com a área em que se atua, para que seja possível desfrutar da tecnologia a seu favor.

Investir na compra de equipamentos mais modernos também é fundamental para que as necessidades profissionais possam ser supridas adequadamente, levando em consideração as últimas novidades do mercado.

Considerações finais

O home office é uma modalidade de trabalho que vem ganhando cada vez mais adeptos, seja por empresários autônomos ou por empresas que encontraram vantagens nesses formato de trabalho.

Por isso, torna-se indispensável encontrar meios de tornar a atividade feita em casa muito mais produtiva e eficiente, de modo que ocorra a otimização do tempo sem perder a qualidade das funções feitas a distância.

As dicas abordadas neste conteúdo podem ser fundamentais para quem deseja obter um maior desempenho no home office, conseguindo assim realizar o seu trabalho da melhor maneira possível, estando em casa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.