Conhecendo o Lindeza
O projeto Lindeza foi criado no ano de 2015 com o objetivo de realizar ações de transformação em eventos e conversas sobre a infância, baseando-se no conceito do Brincar Livre. Como resultado, o empreendimento social trouxe para o Nordeste a capacitação do Agentes do Brincar.
Gabriela Vasconcellos, fundadora do Lindeza, idealizou o projeto com o objetivo de manter viva a liberdade, criatividade e o lúdico que são características da infância que permanecem dentro de nós (independente da idade). A princípio, segundo Gabriela, o Lindeza busca: “[…] fazer sentir mais do que pensar”.
Através da arte e do brincar livre, o Lindeza desenvolve projetos sociais sobre a infância, promovendo o estímulo à vivência do outro e ressaltando nas pequenas belezas do cotidiano a pausa necessária em meio do caos.
Com o propósito de alcançar este objetivo, são desenvolvidas diversas atividades que estimulam a relação afetiva das pessoas, tais como:
- Capacitações (com médicos e professores);
- Dia do Brincar Lindeza – dia de ações sociais em bairros carentes do Recife;
- Dia Lindeza – dia conta com meditação guiada e atividades livres;
- Cine Lindeza – sessões de filmes inseridos na temática da infância com roda de diálogo no final;
- Trabalhos do brincar livre nas festas infantis;
- Lojinha online de brinquedos populares;
- E muito mais!
O desafio enfrentado
Gabriela percebeu que precisava de uma orientação especializada para ajudá-la. Então, ela percebeu que necessitava conceber uma estrutura de modelo de negócio que permitisse que o projeto cresça de forma sustentável.
Esse cenário era apoiado pelo fato do Lindeza não ter uma equipe para cuidar de todos os aspectos do seu negócio, o que por consequência, causava a ausência de um planejamento definido e uma clara estratégia do negócio devido ao grande volume de atividades operacionais que eram realizados pela empresa.
Ou seja, o Lindeza precisava entender melhor o seu segmento de clientes identificando claramente as dores e necessidades, da mesma forma encontrar meios de promover a melhoria da experiência do cliente.
Mas, apesar de já ter realizado divulgações através das redes sociais e Blog, todavia, ela ainda precisava melhorar a comunicação da sua empresa.
A solução
A partir do momento em que entendemos a necessidade do cliente e do diagnóstico inicial, percebeu-se que a empresa necessitava desenvolver um projeto de consultoria em Design Thinking, uma vez que o Lindeza buscava não só o crescimento, como também, queria aprimorar o nível de entrega realizada em seus serviços.
Desse modo, com o início da consultoria e a imersão do projeto de Design Thinking no contexto do desafio enfrentado, a equipe de consultores identificou que era necessária uma estruturação do seu modelo de negócio, um aprofundamento sobre a proposta de valor da empresa e também, o alinhamento conceitual sobre o propósito do projeto.
Além disso, necessitava não só de um amadurecimento da consciência das relações entre o projeto, como também, com os seus stakeholders (partes interessadas).
Posteriormente, foi identificado a necessidade de melhoria da divulgação da empresa e a criação de novas fontes de receita. Então, foi desenvolvido um projeto, em paralelo, para a criação de um novo site do Lindeza. Ele foi construído de uma forma que traduzisse os valores do projeto e da arte do Brincar Livre.
Os resultados gerados
Para maximizar os resultados da consultoria, optou-se por desenvolver em paralelo dois projetos: a consultoria em Design Thinking e a criação do novo site para o Lindeza.
Confira o depoimento da Gabriela Vasconcellos, fundadora do Projeto Lindeza.
Consultoria em Design Thinking
A consultoria de Design Thinking foi realizada com base na metodologia utilizada pela Cysneiros.
Você ainda não conhece a metodologia que utilizamos para os projetos de Design Thinking? Então, aproveite e aprenda quais são as etapas do Design Thinking e conheça também as suas abordagens.
Através da consultoria em Design Thinking foi possível orientar a empresária quanto à modelagem da lógica do negócio e no desenvolvimento de ações estratégicas, com o objetivo de aperfeiçoar o nível de entrega do serviço do projeto, identificando e corrigindo os possíveis erros técnicos no fluxo de atendimento e definindo estratégias necessárias para atender o público da empresa.
A fim de alcançar estes resultados, foram aplicadas diversas ferramentas inovadoras, baseadas na abordagem do Design Thinking, tais como:
- Construção do Mapa Mental do Projeto;
- Definição da Persona do Negócio;
- Criação da Jornada de Compra do Cliente;
- Desenvolvimento da Proposta de Valor do Lindeza;
- Brainstorming, e;
- Aplicação da Ferramenta de Seleção de Ideias.
Tudo isto possibilitou para que a Gabriela se sentisse mais:
“consciente e organizada, para que o público entenda qual é a minha missão e o que é que quero passar”.
Assim também foi promovida uma análise do ambiente no qual o projeto está sendo inserido. Ela foi realizada através da Análise SWOT, identificando as principais forças e os pontos de melhoria do Lindeza e as principais ameaças e oportunidades que estão disponíveis no mercado.
Assim como, também foram definidas as Personas do projeto, os principais canais de atuação e comunicação para a empresa, juntamente com um conjunto de ações estratégicas que deverão ser desenvolvidas pelo Lindeza (Plano de Ação Estratégico).
“fiz um mergulho bem profundo, para dentro da minha empresa. Para entender o que é a empresa, o que ela quer e para que ela serve!”
– Gabriela Vasconcellos, fundadora.
Desenvolvimento de Site
Logo após a construção das personas da empresa, elaboração do briefing e a conquista dos resultados alcançados pela consultoria em Design Thinking, foi possível realizar a criação de um novo site para o Lindeza, que traduzisse todos os seus valores, seu propósito e que comunicasse diretamente com o público-alvo da empresa.
O novo site foi desenvolvido em uma plataforma responsiva (adaptável à navegação em quaisquer plataformas como desktop, smartphones e/ou tablets). Ela é amplamente personalizável e altamente estável, sendo utilizada em mais de 70% dos sites atuais.
Dessa forma, o novo site também permite uma maior autonomia no gerenciamento e atualização de conteúdo para a empresa. Por consequência, esta tecnologia promove uma série de benefícios para o ranqueamento do site na plataforma de pesquisa do Google, tais como:
- Reduz a dependência exclusiva de terceiros (desenvolvedores);
- Aumento do nível de integração com redes sociais;
- Maior nível de segurança;
- Facilidade de integração com banco de dados externos.