Como aplicar o design de serviço no seu negócio?

O design de serviços tem transformado muito negócios que não iam bem em empresas prósperas. Saber como aplicar o design de serviços é parte importante do processo de desenvolver uma boa relação com os clientes desde o primeiro contato até após a prestação do serviço ou compra.

Mas, afinal, o que é design de serviços?

Também chamado service design, o design de serviço envolve a criação de um vínculo de confiança e segurança que envolve tanto a comunicação quanto a infraestrutura de um negócio. É permitir ao consumidor viver uma experiência completa de consumo.

Ou seja, de maneira simplificada, a satisfação do consumidor deve ser completa, e não somente com o produto. O atendimento, integração de canais (Omnichannel) no caso de e-commerces e a relação de respeito com o cliente são apenas parte do que representa o design de serviços.

E como aplicar o design de serviços no seu negócio?

A relação com o cliente deve ser repensada a todo momento. Assim como os hábitos de consumo mudam, a forma de garantir uma experiência agradável ao consumidor também vai se adequando às novas condições do mercado.

Um bom relacionamento permitirá maior retorno, fidelização e construção de uma boa imagem da empresa. Isso faz com que o seu negócio inclusive possa imprimir a cultura aos atendimentos que realiza, ou seja, o cliente passa a conhecer a sua identidade como empresa.

Faça uma lista, por exemplo, quais os aspectos do seu negócio:

  • Você vende produtos ou serviços?
  • Qual o porte da sua empresa?
  • Em que momentos você faz contato com seu cliente?
  • O cliente está satisfeito com a forma que você oferece o seu produto?

Isso significa dizer que você precisa conhecer o seu produto e o seu negócio.

Leiam também: Como acompanhar seus leads através do funil de vendas?

Respeite os cinco estágios do design de serviço

Exploração

No primeiro estágio, você deve se colocar no lugar do consumidor para entender o seu negócio.

A ótica do cliente é diferente e deve ser compreendida. Realizar pesquisas, entrevistas, mapas de consumo e desenvolver personas podem ser apenas algumas das ferramentas utilizadas na tentativa de entender como o seu negócio é visto.

Criação

O estágio de criação chega no momento em que o problema já está definido e chega a hora de gerar ideias que tragam a solução. Alguns chamam de brainstorm ou simplesmente de estágio dos post its. A ideia é deixar as ideias fluírem, e separar as que parecem realmente promissoras.

Nesse estágio da aplicação do design de serviços, quanto mais participantes envolvidos com os serviços/produtos, melhor. Assim as sugestões conseguem ser mais assertivas.

Reflexão

Nessa etapa, a reflexão é sobre as sugestões oferecidas no estágio da criação e que foram escolhidas como solução plausível. Aqui, os projetos começam a tomar forma, protótipos vão surgindo e testes são realizados.

É o estágio em que o time se adapta aos novos formatos escolhidos para garantir uma melhor relação com o cliente.

Implementação

Nesse quarto estágio, as mudanças se tornam mais visíveis, tanto para o time quanto para os clientes. As ferramentas, nova abordagem com o cliente, interface de aplicativo, seja lá qual for a mudança, se torna mais concreta e operativa.

Identificação de riscos e oportunidades

No quinto estágio, com as melhorias já implementadas, o design de serviço deve ser avaliado para que novas alterações sejam identificadas.

O design de serviços deve representar melhora constante nos produtos oferecidos, garantindo ao cliente uma experiência agradável e completa.

Ficou com dúvidas? Fale com um de nossos especialistas.