Você investe em cibersegurança para o seu negócio? Nos dias atuais, é prati
camente impossível pensar em:
- Gestão;
- Processos;
- Atendimento ao cliente;
- Vendas.
E mais uma infinidade de atividades que acontecem diariamente dentro das empresas, sem pensar em utilizar a internet, não é mesmo? Mas e você está tomando todos os cuidados necessários para impedir as invasões e crimes digitais?
Se a resposta for “não”, saiba que você está colocando em perigo o seu negócio, a reputação da sua marca, os dados e a confiança dos seus clientes.
Só para você entender, a segurança é essencial para as empresas de qualquer setor, sejam elas de conserto de bombas, vendas de artigos religiosos ou uma livraria.
Em 2017, o Brasil ocupava o sétimo lugar na lista de países com mais ameaças de ataques cibernéticos, e não pense que esse número melhorou com o passar do anos, afinal a cada dia os criminosos criam novos golpes cibernéticos.
Por isso, se você tem uma empresa de exaustor industrial, por exemplo, é essencial construir ambientes corporativos que sejam seguros através da cibersegurança.
Para te ajudar a entender melhor sobre essas questões e te apresentar os principais riscos, criamos este artigo, então continue lendo para saber como se proteger de ataques cibernéticos e criar um ambiente seguro tanto para você como para os seus clientes.
Leiam também: Conheça o poder das mídias sociais para vendas
O que é cibersegurança?
Antes de mais nada, é essencial entender todo o conceito que está em torno da cibersegurança. Saiba que se trata de um conjunto de medidas tecnológicas que protegem:
- Computadores;
- Redes;
- Programas;
- Dados.
De todo e qualquer tipo de invasão suspeita e indevida que possa causar prejuízos tanto para pessoas físicas como a empresas de carimbador rotativo ou qualquer outro segmento que possui algum site com os seus produtos e serviços.
Enquanto os empreendedores cuidam do seu negócio e de toda segurança que diz respeito ao seu orçamento, a cibersegurança fica responsável em proteger a sua empresa no ambiente online.
A tecnologia beneficia a todos, porém ela também é responsável pelo aumento dos sites maliciosos, hackers e crimes online. Infelizmente isso tem se tornado cada vez mais comum, com isso as empresas estão vendo necessidade de investir na cibersegurança.
Caso a sua empresa tenha as redes e sistemas invadidos, isso pode causar enormes prejuízos, como:
- Perda de dados;
- Roubo de senhas e identidade;
- Exposição de informações sigilosas;
- Manipulação de dados.
E uma série de problemas que podem ser irreversíveis e acabar afetando a empresa de uma forma que se torne muito difícil se recuperar. Então, assim como uma empresa de tanques em polipropileno, é necessário investir muito em cibersegurança.
Importância da cibersegurança
Saiba que investir em cibersegurança é fundamental para proteger o seu site e consequentemente o seu patrimônio, com isso todas as informações e dados do seu negócio e dos seus clientes estarão seguros.
Veja a seguir algumas vantagens que uma empresa possui quando investe em cibersegurança.
Evita o comprometimento dos dados
Os dados são como se fosse o ouro da nossa geração, saiba que eles são valiosos e por isso existem muitas pessoas que desejam essas informações, por isso se você tem uma empresa de lavador de gases, por exemplo, a proteção desses dados deve ser prioritária.
Proteger informações do seu negócio e dos seus clientes é fundamental para o funcionamento da sua empresa, não pense que investir em cibersegurança é perda de dinheiro, muito pelo contrário, se arriscar a ter os dados roubados é um grande prejuízo.
Por isso, seja qual for o seu empreendimento, de pequeno, médio ou grande porte, invista em cibersegurança, e saiba que esse será o melhor dinheiro que você irá gastar com a sua empresa.
Confiabilidade das informações
Um outro fato importante a se destacar é que a cibersegurança torna os arquivos muito mais confiáveis e relevantes, pois é por meio da ferramentas usadas nesses sistemas que é possível coletar, armazenar todos os dados, além de perceber qualquer alteração.
Por exemplo, se você teve uma invasão e alguma informação foi alterada com o intuito de causar prejuízos, todos os erros e mudanças executadas serão identificadas facilmente, para que medidas sejam tomadas.
Garantia da área de TI mais estratégica
Quando você investe em ações de seguranças, consegue reduzir riscos, além de economizar tempo da sua equipe de tecnologia que seria gasto tentando resolver os problemas gerados por uma invasão.
Ao invés disso, eles podem focar em atividades estratégicas, seja para automatizar questões ou desenvolver melhorias em seu sistema.
Vantagem competitiva frente ao mercado
Diariamente somos apresentados a casos de vazamento de informações e comprometimento de dados sigilosos, até órgãos públicos são vítimas desses ataques, por isso é fundamental investir na segurança do seu site.
Pois caso aconteça algum vazamento de dados na sua empresa, os clientes irão ficar preocupados, buscando assim a concorrência, onde se sintam mais seguros. Então é necessário sempre investir em cibersegurança para sua empresa de granalha de aço.
Aposto que você não quer perder os seus clientes, ainda mais por uma questão de segurança, não é mesmo? Sendo assim, investir em cibersegurança é uma forma de estar à frente dos seus concorrentes.
Principais ameaças de seguranças
Saiba que quando você não investe em cibersegurança, o seu site fica vulnerável a diversos ataques, então vamos apresentar alguns dos mais comuns, porém saiba que existem inúmeros deles.
Malware
Esse é um termo utilizado para descrever um software mal-intencionado que podem ser:
- Spyware;
- Ransomware;
- Vírus;
- Worms.
Ele consegue violar a rede através de uma vulnerabilidade, que acontece quando uma pessoa clica em um link perigoso, em seguida ele instala um software de risco, e uma vez dentro do seu computador ou sistema, ele consegue:
- Bloquear acesso aos componentes principais da rede;
- Instalar software nocivo adicional;
- Obter informações secretamente ao transmitir dados do disco rígido;
- Prejudicar determinados componentes;
- Tornar o sistema inoperante.
Pense que um vírus deste dentro de um site de uma empresa faria um estrago, não é mesmo? Então, assim como uma empresa fabricante de cabo PP, mantenha a cibersegurança como prioridade.
Phishing
Essa é uma prática de enviar comunicações fraudulentas que parecem ter vindo de alguma fonte confiável. O phishing geralmente costuma estar presente em e-mail e seu objetivo é roubar dados confidenciais, como informações do cartão de crédito ou de login.
Ela também é capaz de instalar um malware na máquina da vítima, e com isso fazer tudo que foi descrito no item anterior, e essa é uma ameaça virtual bem comum, então é fácil saber como evitar esse problema, assim como uma empresa que vende solda orbital faz.
Ataque man-in-the-middle
Esse ataque também é conhecido como ataque de espionagem e ocorre quando os invasores conseguem se inserir em uma transação entre duas partes, dessa forma quando os invasores interrompem o tráfego, eles conseguem filtrar e roubar os dados.
Existem dois pontos comuns de entrada para esses ataques, como em Wi-Fi público e não seguro. Se você usar uma dessas redes, os invasores podem inserir entre o dispositivo se um visitante e a rede.
Dessa forma, sem saber você transmite todas suas informações para o invasor. Uma vez que o malware viola um dispositivo, o invasor consegue instalar o softwares e pegar todas as informações da vítima, como senhas, acessos às redes sociais, cartões, bancos, etc.
Se você utiliza o seu celular para mexer nas redes sociais da sua empresa, é preciso tomar cuidado com essa ameaça.
Dicas de segurança
Existem algumas práticas que podem ajudar a sua empresa a se proteger desses ataques cibernéticos, são elas:
- Ter uma política interna de segurança e privacidade;
- Criar rotinas de treinamento para colaboradores;
- Estabelecer boas práticas para gestão de senhas;
- Fazer um mapeamento de riscos cibernéticos;
- Criar um processo de gestão contínua de vulnerabilidades;
- Definir os mecanismos de proteção baseado no mapeamento de riscos;
- Criar um processo de resposta a incidentes;
- Ativar o HTTPs em seu website;
- Manter seus softwares atualizados;
- Manter um backup de suas informações;
- Adicionar firewall à sua conexão com a internet;
- Oferecer treinamentos para mitigar ataques de phishing.
Essas são algumas precauções que você pode tomar para melhorar a segurança do seu site. Existem algumas hospedagens que já fornecem algumas dessas práticas, por isso a dica final é procurar uma boa plataforma de hospedagem.
Afinal ela que irá abrigar o seu site, e se for uma plataforma que não tenha protocolos de segurança, suas informações ficam vulneráveis, por isso faça uma boa pesquisa e não leve em consideração apenas o preço.
Como você pode perceber, a cibersegurança é um investimento necessário para a sua empresa. Aqueles negócios que não contam com essa prática acabam comprometendo suas informações e dos seus clientes, causando desconfianças e grandes perdas.
Manter o seu site seguro ajuda você a aumentar suas vendas e seguir crescendo no mercado, o que é essencial para manter o seu empreendimento prosperando.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.