O marketing digital é um conceito que tem tomado uma proporção cada vez maior em todo o mundo, isso porque ele mudou por completo o universo dos negócios e trouxe benefícios que pareciam inimagináveis.
Quem possui o seu próprio negócio sabe bem que é um grande desafio manter tudo em dia e ainda conquistar novos clientes. É preciso pensar em diversas estratégias, plataformas, equipamentos, ferramentas e maneiras diferentes para isso.
Com a chegada do marketing digital, tudo se tornou mais simples, fazendo com que as pessoas mudassem por completo a maneira como divulgam seus produtos ou serviços e também a forma como se comunicam com seus clientes.
Hoje, é ainda mais simples para uma empresa de táxi aéreo captar mais clientes com o marketing digital, pois ele acompanhou as diversas mudanças do mundo e se adaptou ao universo empresarial.
Após o boom da internet e das redes sociais, o mundo e nossas rotinas mudaram por completo, seja a maneira como trabalhamos, consumimos, produzimos ou nos comunicamos. Não há como negar que elas mudaram da água para o vinho.
E o marketing digital se tornou tão importante dentro das empresas justamente por isso, por acompanhar essas mudanças e entregar tanto aos empreendedores quanto aos consumidores novas maneiras de produzir, vender e comprar.
No mundo em que vivemos, tudo se tornou digital, então não seria diferente quando falamos de empresas e marcas no mercado. Hoje encontramos mais propagandas nas redes sociais do que em pontos de vendas físicos.
Não é à toa que uma empresa de suporte de TI consegue triplicar o seu número de clientes quando conta com o marketing digital, pois sabe os diversos benefícios que ele traz para todo e qualquer tipo de negócio que nele investe.
Sendo assim, hoje conheceremos a fundo o que é o marketing digital, a importância dele nos dias de hoje e algumas das suas principais estratégias para te provar como esse conceito está mudando por completo a realidade de muitos negócios.
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Marketing digital: conceito e importância
O marketing digital nada mais é do que um conjunto de estratégias que tem como objetivo principal aumentar os resultados de uma pessoa ou empresa através de aplicações em um ambiente 100% digital.
O marketing tradicional que estávamos acostumados se baseia na realização de ações para divulgar um produto ou serviço através dos principais canais de comunicação da época, que era a rádio, a televisão, os outdoors, os panfletos e outros.
Com a chegada da internet, tudo mudou. Assim como conseguimos encontrar uma equipe de serviços de cabeamento de rede preço em poucos segundos, também conseguimos mudar por completo nossa maneira de trabalhar.
E o marketing digital trouxe justamente isso, essa transformação na definição de estratégias que ajudam as marcas a crescerem e venderem mais os seus produtos e serviços, assim como aumentar a sua relevância e fama no segmento.
Sendo assim, podemos entender que o marketing digital é muito mais do que apenas um novo conceito de mercado, mas uma maneira personalizada e moderna de fazer os negócios crescerem e obterem resultados ainda melhores.
E foi justamente por isso que ele se tornou tão importante, pois o marketing digital é um conceito que acompanha as mudanças do mundo e soube se adaptar a elas para ajudar as empresas que também estavam se reinventando e as que estavam nascendo no mercado.
Além disso, o marketing digital é um conceito versátil, que serve para todo e qualquer tipo de negócio, desde uma empresa que presta locação de multifuncional no ABC até mesmo uma clínica odontológica.
Afinal de contas, independentemente de qual seja o tamanho ou segmento do seu negócio, tudo o que um empreendedor deseja é ver sua marca crescendo tanto em faturamento quanto em notoriedade dentro do mercado.
E o marketing digital traz esses dois pontos importantes dos negócios, tanto a possibilidade de ter mais vendas e faturamento quanto a chance de também aumentar a fama e autoridade da sua marca no segmento.
Com isso conseguimos entender que o marketing digital está longe de ser apenas mais um conceito que só promete ajudar uma marca a crescer, mas não cumpre essa promessa. Pelo contrário, o marketing digital promete e cumpre promessas de mudanças como:
- Maior captação de clientes;
- Construção de autoridade;
- Melhor relacionamento;
- Maior alcance da marca;
- Mais vendas e faturamento;
- Maior fidelização de clientes;
- Maior taxa de conversão.
Seja para vender uma consultoria tratamento de efluentes ou até mesmo um produto físico, o marketing digital se tornou essencial e pode ser aplicado em diversas plataformas e de diferentes maneiras, trazendo ótimos resultados para a sua marca.
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Dicas para implementar o marketing digital
Muitas pessoas ainda acham que aplicar o marketing digital é um bicho de sete cabeças, mas a verdade é que, se você possui um celular ou computador com acesso à internet, você já tem tudo o que precisa para colocar esse conceito em prática.
E para te ajudar nessa missão, selecionamos algumas das principais estratégias e dicas para te ajudar a investir no marketing digital de maneira eficaz e simples, respeitando o seu tempo e, aos poucos, conhecendo mais sobre esse mundo. Confira:
Defina seu público-alvo
O público-alvo dentro do marketing digital diz respeito à construção de um grupo de pessoas que possuem características de pessoas que podem comprar o seu produto ou serviços, independentemente do gênero, das dores ou desejos das pessoas.
Por exemplo, o público-alvo de uma rede de fabricantes de estação de tratamento de água pode ser empresas que estão passando por problemas relacionados ao tratamento de sua água contaminada que está deixando os funcionários doentes.
Essas características ajudam a marcar a saber mais sobre o perfil de seus clientes, o que ajuda a atrair aqueles que realmente irão comprar de você, pois atrair todo mundo nem sempre significa algo bom.
Muitas vezes é melhor atrair menos clientes, mas aqueles que fazem parte do seu perfil de cliente, do que atrair milhares que não irão se interessar pelo que você oferece e não irão comprar de você.
Aposte no marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais usadas e benéficas do marketing digital, isso porque ela é simples de ser aplicada e muito eficiente quando o assunto é atrair novos clientes e provar o valor da sua marca no mercado.
Ela se baseia na produção de conteúdos gratuitos e que têm como objetivo principal ajudar as pessoas a resolverem um problema ou esclarecer uma dúvida, o que mostra que você tem propriedade no assunto e pode ajudá-la com aquilo que precisa ou deseja.
Por exemplo, uma empresa de tratamento de resíduos sólidos que produz um artigo para seu blog explicando sobre os benefícios desse serviço tem mais chances de fazer com que os clientes se sintam confiantes em adquirir esse serviço justamente dela.
Isso porque o marketing de conteúdo constrói uma reputação e autoridade para a marca, que faz com que ela seja vista como a especialista no assunto, o que traz muitos resultados.
Invista nas redes sociais
Hoje é quase impossível conhecer alguém que não tenha um perfil em pelo menos uma das diversas redes sociais que existem. Elas mudaram por completo nossas relações, os conteúdos e a forma como os consumimos.
Mas além de serem plataformas onde podemos nos divertir, as redes sociais também se tornaram muito importantes para as empresas que desejavam investir na atração de novos clientes, afinal de contas, o que não falta nas redes sociais são pessoas.
Seja uma empresa de planejamento e gerenciamento de obras ou até mesmo um advogado autônomo, as redes sociais possuem perfis dos mais variados serviços e produtos que usam esse espaço para divulgá-los para as pessoas que lá estão.
Por isso, investir nas redes sociais também é uma maneira de garantir que a sua marca esteja dentro do conceito de marketing digital e ainda tenha ótimos resultados dentro das plataformas com milhares de usuários ativos todos os dias.
Essas são apenas algumas das diversas dicas de marketing digital para te ajudar a entender a importância desse conceito nos dias de hoje e como ele pode mudar por completo a realidade do seu negócio.
Considerações finais
O marketing digital continua se reinventando todos os dias, por isso é importante estar atento às novidades que aparecem nesse meio. Sendo assim, não deixe de estar atento, estudando e buscando cada vez mais conhecimento sobre o assunto.
Dessa maneira você se tornará um empreendedor cada vez mais inteligente e pronto para o que der e vier, contando com o marketing digital como seu principal aliado em um mercado que promete mudar bastante nos próximos anos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.