A importância da gestão de tráfego pago

Para se promover na internet e manter o seu e-commerce na ativa, é preciso saber realizar uma boa gestão de tráfego. Quando pensamos no tráfego pago, é necessário entender como o mesmo funciona e como aproveitá-lo.

É comum que muitas empresas e até mesmo pessoas iniciantes na área de negócios tenham bastantes dúvidas referente ao assunto, porém, é necessário buscar cada vez mais informações para entender a melhor aplicação dessa funcionalidade.

Com isso em mente, o texto de hoje irá abordar a importância de saber realizar a gestão do tráfego pago, mostrando as vantagens que o mesmo pode trazer para o seu negócio, assim como dicas de como aplicar esse método na prática e de forma funcional.

Pode ser uma fábrica de lonas, uma loja que vende produtos geek ou até mesmo uma grande logística que trabalha junto do e-commerce.

Com a era digital, todos tiveram que migrar para a internet de alguma maneira, seja remodelando todo o negócio ou só desenvolvendo um site de maneira que atraia mais clientes.

Com o avanço da tecnologia e a utilização da internet em praticamente tudo nos dias de hoje está conectado ou precisa de uma conexão com a rede. Não apenas isso, mas as pessoas também buscam através de sites, blogs, propagandas, produtos e serviços na internet.

Antigamente, por exemplo, para realizar um curso de brigada de incêndio, era necessário se locomover até instalações próximas ao corpo de bombeiros para, primeiramente, ter informações referentes ao curso, para somente depois verificar as possibilidades e sua rotina.

Hoje em dia, as pessoas buscam dados do que procuram pela internet e se informam o máximo possível, necessitando que a sua empresa saiba se vender e que tenha um bom conteúdo , que agregue valor e que mostre aos usuários o porque devem comprar ou se especializar em seus cursos e produtos.

Mas, para que isso aconteça, as pessoas precisam conhecer o seu negócio, visitar o seu site, ou seja, precisam te conhecer. E embora o tráfego orgânico seja muito incrível, para acelerar esse processo, o tráfego pago se mostra necessário e eficiente.

Portanto, para que o seu curso de aeromoça online seja mais eficiente, os tópicos a seguir irão abordar melhor o conceito de tráfego pago, suas vantagens, assim como dicas que podem ser a diferença entre o sucesso na aplicação da estratégia.

O conceito de tráfego pago

De forma simples e direta, o tráfego pago se refere às pessoas, aos usuários que chegam no seu site, no seu e-commerce através de anúncios publicitários realizados pela plataforma escolhida pela sua marca, sendo a grande maioria através do próprio Google.

Diferente do tráfego orgânico, onde a criação de conteúdo e outras estratégias de marketing são usadas para atrair mais leads e clientes, no tráfego pago, a própria empresa utiliza de dinheiro para impulsionar suas ações publicitárias e acelerar o processo de conhecimento do site.

Mesmo que o comércio seja sobre manutenção de cozinha industrial, sempre existe público para tudo e eles precisam te conhecer para adquirir seus produtos e fazer com que a empresa gire. 

Dessa forma, alguns benefícios podem ser destacados, como:

  • Crescimento mais rápido da organização;
  • Leads e clientes encontram o site mais rapidamente;
  • Maior alcance das estratégias de marketing;
  • Resultados praticamente imediatos.

Em outras palavras, esse tipo de estratégia se torna muito chamativo para diversas empresas no mercado, principalmente quando se é iniciante e não se sabe exatamente como atrair clientes ou para economizar tempo e emplacar suas vendas o mais rápido possível.

Outra vantagem é que qualquer negócio pode se beneficiar dele, desde desenvolvedores de softwares até uma empresa de medicina do trabalho. Porém, não é porque é pago que significa que não é necessário saber e entender o mercado que o rodeia.

É preciso saber como funcionam as plataformas, assim como o próprio Google Ads e o SEO, sigla que significa Search Engine Optimization ou otimização de mecanismos de busca em português. 

O primeiro é o principal meio de pagar tanto a você quanto os anunciantes quando compartilhar os produtos e serviços por meio da propaganda.

Já o SEO, nada mais é do que a Otimização dos Mecanismos de Busca, que trabalha de forma a deixar o seu site de advogado de condominio melhor ranqueado e mais próximo da primeira página do Google.

Quanto mais próximo dos primeiros resultados, maior a possibilidade dos usuários e leads encontrarem a sua marca, seu site, e serem convertidos futuramente, gerando rendimento tanto para a sua empresa quanto para o próprio Google.

Aplicando o tráfego pago

Agora que ficou mais simples de compreender como é o tráfego pago e como ele abre diversas possibilidades para os mais variados tipos de negócio, chegou o momento de entender melhor como ele funciona na prática e como aplicá-lo em sua organização.

Com isso, os tópicos a seguir reúnem diversas informações que podem ser muito úteis para a sua assessoria contábil e outros modelos de negócios, portanto, confira e analise o quão úteis podem ser para o que sua empresa busca.

    1. Conheça o seu público

Para que qualquer negócio funcione, é preciso que se tenha um pleno conhecimento de como o seu público-alvo é, ou seja, é preciso conhecê-los e entender as suas necessidades, suas dores e as possibilidades que seu negócio oferece.

Quando se conhece o público, você estará atento não somente ao que ele quer ver em seu site e seus produtos, mas quais os canais de comunicação que ele mais utiliza, sendo benéfico para o tráfego pago, afinal, sua gestão ocorrerá a partir dessa escolha.

Tenha em mente a possibilidade de criar personas que representem o seu cliente ideal. Com isso, você saberá se investe em fazer propagandas de papel interfolha ou de outro produto e se torna mais simples de prever os próximos passos deles.

    2. Não minta

Se tem uma coisa que é extremamente frustrante para qualquer pessoa que clique em um anúncio é ele ser mentiroso ou dar falsas informações. 

Portanto, quando fazer os anúncios, tenha em mente não mentir ou passar valores muito baratos nele, mas o preço final será completamente diferente.

Pode parecer extremamente clichê, e no final é mesmo, mas quando montar seus anúncios, seja bastante objetivo e verdadeiro. 

Agir contrário a isso criará uma certa taxa de rejeição por parte do público e sua empresa terá investido dinheiro a toa, pois o mesmo não terá sido inteiramente aproveitado. Acima de qualquer coisa, tenha ética e respeito pelos leads e clientes. 

Mentir apenas deixará a sua organização marcada no mercado e, acredite, não existe nada que suje mais a imagem de uma empresa do que o próprio marketing boca a boca dos usuários e de seus próprios clientes.

    3. Utilize de gatilhos mentais

É sempre muito interessante e necessário mostrar para os leads e usuários exatamente qual ação sua empresa espera deles e, nada melhor do que utilizar e fazer uma boa gestão dos gatilhos mentais para isso, afinal, todas as pessoas possuem os seus.

Os gatilhos mentais são palavras, termos, frases que geram um certo sentimento, sensação em nosso cérebro que ajuda a nos levar a determinada ação e, quando pensamos no ramo empresarial, tais ações, normalmente, levam a comprar ou adquirir algum produto.

Por isso, nos anúncios, invista em palavras de urgência caso deseje criar esse sentimento e fazer com que o lead clique, como “Últimas unidades”,  “Desconto somente até amanhã” e “Brinde especial para os primeiros 50 clientes”.

Através de e-mails marketing e newsletter, com a assinatura em seu site que o usuário chegou através do tráfego pago, também é possível deixar o cliente sempre atento a novidades e assim criar toda uma rede de contatos e oportunidades para os diversos leads que podem aparecer para a sua marca.

Considerações Finais

O texto de hoje mostrou como é importante saber gerenciar o tráfego pago para a sua organização, assim como todo o conceito que aborda esse tema, as vantagens que o mesmo pode oferecer e algumas formas de melhorar a sua aplicação e ser mais efetivo.

Tudo pode variar de empresa para empresa, afinal, gerenciar o estilo de marketing de uma loja de produtos geek e de uma joalheria são totalmente diferentes, mas a base e o conceito são os mesmos, precisando apenas verificar as melhores maneiras de se aproveitar.

Portanto, continue estudando e verificando como aplicar a essência da sua marca nas estratégias de negócios e como utilizar isso a favor da sua empresa. Com isso, os resultados serão surpreendentes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.