Em um cenário de vendas cada vez mais orientado ao digital, existem vários canais que têm contribuído para as empresas e marcas ganharem espaço no mercado e aumentarem seu faturamento.
Entre esses canais estão as mídias sociais, que permitem gerar comunicação com consumidores cada vez mais inseridos na internet do que no mundo físico.
Confira abaixo o poder que esse canal tem para suas vendas:
O que são as mídias sociais?
O termo “mídias sociais” muitas vezes é confundido com as redes sociais, mas existe uma diferença aqui. Elas são formadas por todos os canais onde pode haver comunicação entre pessoas e a criação de conteúdos.
A confusão ocorre porque a maioria das mídias sociais são também redes sociais, mas nem sempre o são, como, por exemplo, os blogs ou o Twitter, onde as pessoas podem interagir através de comentários, mas o foco não é o relacionamento propriamente dito.
Assim, as mídias sociais são todos canais populares usados para compartilhar conteúdos, vídeos, textos e imagens, passando mensagens relevantes conforme o público que consome seus materiais.
O poder das mídias sociais para vendas
Em um momento em que os brasileiros são a terceira maior população do mundo utilizando seu tempo nas redes sociais, com mais de 150 milhões de usuários conectados (70,3% da população, segundo dados da WeAreSocial), grande parte desse tempo é gasto em mídias sociais.
Com cerca de 78% da população nas redes sociais, são muitas horas diárias gastas acessando conteúdos e interagindo com marcas e lojas virtuais. Dessa forma, é fundamental a adoção de estratégias para que você captar e reter pessoas para o seu negócio.
E com a pandemia, esse índice cresceu ainda mais, tanto que 70% das empresas brasileiras recorreram a esse canal para garantir mais competitividade no período, segundo a Fundação Getúlio Vargas.
E estar presente no digital impacta diretamente no comportamento de consumo. A IDC levantou dados que mostram que 88% dos brasileiros ativos na internet preferem esse meio para realizar suas compras.
Com essa intensificação do digital como forma de adquirir produtos e serviços, a grande tendência para aumentar as vendas e ganhar relevância é estar presente nos canais mais consumidos por eles, ou seja, as mídias sociais.
Abaixo listamos alguns dos principais pontos que mostram o poder das mídias sociais para realizar vendas, inclusive, indo mais além de só fechar pedidos, mas criar relacionamentos com os clientes.
Criam conexões e geram humanização
Uma forma de melhorar as vendas é se tornar próximo dos consumidores, criando conexões reais além de um simples anúncio de produto.
Nas mídias sociais, as empresas possuem um espaço para conversar sobre temas relevantes para seu público com mais frequência, se tornando relevante e parte de seu cotidiano, o que favorece a construção de um relacionamento mais duradouro.
Também, permite a humanização das marcas, seja através de pessoas que a representam ou ao mostrar o dia a dia do negócio, mostrando o lado humano por trás dos produtos.
Capta tráfego e melhorar as conversões de venda
Gerar tráfego é essencial para vender mais na internet. Ao estar presente em diferentes canais e permitir interações, você consegue direcionar os consumidores para sua loja, tendo muito mais visibilidade no digital.
As conversões consequentemente aumentam, tanto pelo tráfego gerado, pelos conteúdos focados em explorar os benefícios dos produtos; quanto pelos canais que permitem uma comunicação mais próxima para gerar convencimento.
Isso tudo é ainda mais potencializado pela capacidade em promover a marca nas mídias sociais através de ações pagas, atingindo um público ainda maior e com segmentações que identificam aqueles mais próximos do momento de compra.
Essas são algumas das informações que provam o poder das mídias sociais para que empresas alcancem um novo patamar de vendas em um consumo cada vez mais digital.
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