As suas maiores inovações apresentam um número baixo de adesão? Sua equipe encontra dificuldades para criar melhorias? Está perdendo clientes para a concorrência? Então está na hora de repensar o seu negócio, e uma maneira muito interessante de fazer isso é através do Design Thinking.
O Design Thinking é um processo emprestado do design que vem sendo cada vez mais aplicado por organizações, trazendo diversos benefícios. Ele permite uma abordagem que facilita e incentiva o uso da criatividade como solução inovadora para o seu negócio, identificando oportunidades, incentivando a inovação, além de ser uma forma que destaca sua empresa das demais.
O método é uma forma de conhecer a fundo seus clientes, sendo capaz de identificar suas necessidades e desejos prontamente, o que ele pensa e sente. É uma abordagem que foca em desenvolver soluções com mais valor para problemas complexos, mantendo sempre o foco no ser humano e utilizando da criatividade e inovação.
Ficou interessado no Design Thinking e quer saber como pode aplicá-lo ao seu negócio? Então continua com a gente e descobre mais desse método que vem revolucionando as empresas e o valor de suas entregas.
O que é Design Thinking?
Segundo a fundadora da Escola de Design Thinking do Brasil, Juliana Prosérpio, o processo é centrado no ser humano e busca através de pontos de vistas diversos oferecer as soluções de maiores valores para problemas complexos dos seus stakeholder. Resumindo, é uma forma de estudar a necessidade humana e propor soluções novas e altamente eficazes.
É importante entender que o Design Thinking é encarado como uma abordagem, não uma metodologia, pois sua aplicação não segue uma fórmula, mas se apoia na empatia e no trabalho em equipe para achar as soluções mais completas e inovadoras para empresa e o cliente, seja entendendo as necessidades e desejos do consumidor, criando produtos e serviços de valor ou construindo ferramentas e marcas.
Nessa abordagem, há o estímulo da participação de todos criando um ambiente mais participativo e estimulando a empatia entre a equipe. Isso é importante para que se tenham ideias divergentes que contribuam no processo de criatividade e no estabelecimento de uma solução para o problema. Além disso, outro benefício do Design Thinking é o baixo custo na implementação da empresa.
Um dos aspectos mais interessantes do Design Thinking é que ele pode ser adotado por qualquer negócio, desde que foquem na criatividade, inovação, usuário e outros pilares, como:
- foco em problemas específicos;
- equipe de perfil multidisciplinar;
- basear a ideia na experiência do usuário;
- elaboração da solução através de um processo de etapas (Imersão, Análise, Ideação, Prototipagem, e Validação e Implementação).
Etapas do Design Thinking e como ele pode ajudar seu negócio
O processo de aplicação do Design Thinking é dividido em etapas muito importantes para o resultado final. Cada uma delas pode ser muito significante para que você repense a organização e o caminho que seu negócio está tomando.
1. Imersão
Nessa etapa, como o próprio nome diz, a equipe mergulha no contexto do problema e utiliza da empatia para tentar compreender quais são os fatos e problemas, sem preconceito. Assim podem-se levantar informações e observações úteis para próxima fase.
É através da imersão que seu negócio pode conhecer mais a fundo o cliente e suas necessidades, além de fazer o reconhecimento de seus concorrentes.
2. Análise
Aqui todas as informações levantadas são organizadas, visualmente, em dados para facilitar a identificação de problemas e oportunidades.
Nesse caso, você pode adotar essa etapa no seu negócio como uma forma de reconhecer seu problema e definir formas inovadoras de resolução. Na Imersão e na Análise podem ser realizadas pesquisas entre consumidores, analisar tendências de mercado, definir personas, entre outros.
3. Ideação
É nessa etapa que as ideias são jogadas na mesa a fim de criar soluções inovadoras.
Você pode utilizar isso em seu negócio organizando um time multidisciplinar e estabelecendo um brainstorm para que surjam novas ideias a partir das informações coletadas.
4. Prototipagem
Aqui é definida a ideia mais proveitosa e criam-se formas de torná-la tangível, através de protótipos que podem ser dos mais simples ao mais complexos.
Para qualquer negócio, a criação de protótipos é uma ótima alternativa, pois é uma fase de testes que você pode descobrir se a solução está dentro do esperado para os clientes e atendendo aos seus desejos e necessidades.
5. Validação ou Implementação
Fase de desenvolvimento e experimentação. Nesse caso, o empreendedor busca validar suas ideias como soluções, encontrar possíveis ajustes e gerar um conhecimento ao longo do processo.
Viu como o Design Thinking pode ser aplicado em empresas de todos os portes? Onde estiver um problema passível de solução inovadora e de alto valor, você pode usá-lo. Comece esse desafio na sua empresa! Converse com um consultor Cysneiros!