A fim de otimizar o tempo do empreendedor, vender pelas redes sociais ajuda a aumentar o número de clientes através dos negócios digitais. Elas redefiniram sua forma de ação e hoje são excelentes plataformas de vendas.
Embora as opções sejam inúmeras, saber o que fazer com elas é um grande problema entre empreendedores. Por esta razão, apresento algumas ferramentas que você pode utilizar para promover publicações e vender pelas redes sociais.
E aí, encara o desafio?
Diferentes Redes Sociais e suas Ferramentas
YOUTUBE
Se você, empreendedor, quer adotar uma estratégia de marketing para atingir marcas e empresas, uma boa mídia é o YouTube. Há mais de 1 bilhão de usuários ativos e há ferramentas de compartilhamento para o Facebook, Gmail, WhatsApp e muitas outras.
Vinculando uma conta do YouTube ao Google Ads, você pode criar anúncios em formato de vídeo que podem ser assistidos pelos usuários. Isto ocorre por conta da segmentação feita pelo YouTube, que permite que a sua publicidade seja direcionada apenas para pessoas interessadas no conteúdo.
Isto é, caso o usuário faça uma busca sobre moda praia ou moda infantil no Google, os anúncios destes segmentos poderão ser apresentados antes, durante ou depois da exibição de algum vídeo no YouTube. Isso também faz com que o anunciante atinja o seu público-alvo.
Vale a pena ressaltar que existem algumas opções de formatos de anúncios, cada um com um objetivo de atingir um público-alvo definido. Os valores são geralmente atrelados à interação do usuário com seu anúncio, fator que é muito positivo, pois você apenas irá pagar pelos usuários que se interessarem pelo seu conteúdo.
No ano de 2018, o Facebook deixou claro que o conteúdo orgânico (gratuito) produzido não teria tanta penetração e alcance se comparado aos anúncios de páginas e marcas de empresas. Assim, caso você esteja em busca de empreender e queira insistir em um alcance orgânico, gratuito, saiba que estará em desvantagem e terá menor visibilidade.
Dessa forma, o uso do Facebook Ads (Plataforma de Anúncios do Facebook) se tornou cada vez mais essencial para obter diferencial competitivo em marketing e alcance, e ainda checar o retorno do investimento por publicação.
Uma informação relevante: muitos empreendedores não querem investir nessa ferramenta por diversos motivos (desconhecimento ou receio por exemplo). Portanto, se você quer se diferenciar de várias empresas, impulsione suas publicações!
Como dito antes, o alcance das empresas que investem no Fabebook Ads é bem maior que das (empresas) que não investem. A ferramenta proporciona uma escolha entre 10 tipos de anúncios, formatos publicitários, e a partir da escolha de qual o melhor anúncio há a possibilidade de segmentar seu público e definir o seu alcance. Isto é, você pode delimitar para quem seu anúncio deve ser apresentado, levando em consideração fatores como: região; sexo; interesses.
A segmentação é uma excelente forma de melhorar sua forma de vender pelas redes sociais, visto que, o anúncio só será mostrado para o público-alvo. Neste caso, você gastará menos e sua publicação será mais assertiva, pois o alcance será mais restrito e a publicidade seria completamente voltada aos seus potenciais clientes.
É possível notar muitos empreendedores utilizando o perfil comum do Instagram. Mas é preciso saber que este formato possibilita apenas postar conteúdo, receber curtidas e comentários.
Entretanto, o formato business (perfil comercial) permite uma gama de possibilidades para empresas. É gratuito e o empreendedor só precisa ter uma conta no Instagram com mais de 100 seguidores, associando ela a conta do Facebook.
Na conversão do perfil comum para a conta comercial, diversas ferramentas úteis para os negócios são disponibilizadas pelo Instagram. Nesse formato é possível inserir os contatos da empresa, conhecer as estatísticas da sua conta, colocar o preço dos seus produtos ou serviços sobre as postagens (para contas com mais de 10 mil seguidores).
Você deve estar ciente que as publicações gratuitas alcançam um número baixo de pessoas, e por isso é preciso promovê-las. Este método é pago, mas garante um alcance e segmentação muito maior, tornando suas publicações mais visíveis e sua empresa mais conhecida.
Também existem aplicativos (muitos são gratuitos) com a função de aumentar a quantidade de seguidores e atrair um público novo, seguir perfis selecionados a partir de características específicas ou aleatórias. Outros aplicativos também avaliam a interação dos seguidores, informando publicações que aproximam ou afastam seu público-alvo.
A ideia é fazer com que a sua conta receba mais seguidores e, consequentemente, mais pessoas tenham acesso aos seus produtos e serviços.
A mídia apresenta um dos maiores potenciais relacionados às vendas, pois tem a maior quantidade de usuários ativos. Apesar de o WhatsApp Messenger ser uma ferramenta limitada para empresas, uma alternativa existente é a possibilidade de criar listas de transmissão. Onde é possível enviar uma mensagem para várias pessoas individualmente (bem melhor que um grupo) e criar listas baseadas no perfil do cliente.
O WhatsApp também proporciona um serviço voltado para empresas ou empreendedores, o WhatsApp Business. Há um leque de possibilidades para o aumento de vendas e para um melhor gerenciamento de clientes.
Essa ferramenta conta com dois diferenciais:
- As configurações da empresa: local onde está pode colocar seu endereço físico, e-mail, horário de atendimento, contatos e muitas outras informações. Para otimizar o tempo do empreendedor e para aumentar as vendas da empresa, ainda é possível criar mensagens de saudação e de ausência (que são enviadas automaticamente), bem como elaborar respostas rápidas, onde o empreendedor elabora um texto e atrela ele a um atalho, por exemplo: ao criar o atalho “obg” você pode inserir uma mensagem longa de agradecimento.
- Existe a possibilidade de colocar etiquetas nos clientes, definindo a situação do cliente em relação à empresa. Isto indica se ele é um consumidor assíduo, se os pagamentos estão em dia e a sua fase da jornada de compra.
Apesar de não ter a maior quantidade de usuários ativos, o LinkedIn apresenta um ponto positivo: ser direcionado ao mundo corporativo. Uma vantagem é a versão Premium que fornece estatísticas e amplia a capacidade de alcance de uma empresa ou empreendedor na rede.
Além da possibilidade comum de anunciar pelo LinkedIn Ads, o que não é tão simples, o LinkedIn Pulse permite criar artigos e os compartilhar com suas conexões, que recebem uma notificação quando ele é postado. Quando um usuário interage com o seu artigo, as conexões dela também terão acesso ao mesmo, aumentando o alcance da sua publicação.
Apesar do LinkedIn Pulse não ser voltado para a venda de um produto, ele permite que um artigo de boa qualidade seja alcançado por muitas pessoas. Elas conhecerão sua empresa e seu segmento de atuação, podendo te procurar em outras mídias e consumir o que você está oferecendo. Assim, quanto maior a interação, mais visibilidade sua empresa ganhará.
Confira “Tudo o que você precisa saber para conquistar clientes no LinkedIn” e cada vez mais, vender pelas redes sociais.
Pode ser muito útil para promover a empresa, mas não apresenta tantas possibilidades de anúncios quanto o Facebook ou o Instagram. No entanto, o Twitter também possui algumas estratégias de marketing, que podem fazer com que sua empresa seja mais vista.
Uma delas é a utilização de uma hashtag (#), já que além de servir para indexar seu post, permite que pessoas lhe encontrem e que você rastreie mensagens postadas por potenciais compradores. Por exemplo, se sua empresa é de confecção, você pode pesquisar por uma hashtag relacionada (jeans, por exemplo) e enviar uma mensagem específica para as pessoas que surgem no resultado da busca.
Esta é uma técnica bastante usada por empreendedores que não querem investir dinheiro na mídia. Entretanto, é válido ressaltar que algumas pessoas acham a abordagem um tanto invasiva.
Além disso, é possível promover a sua marca de uma maneira mais discreta, porém paga, utilizando o Twitter Ads. Essa ferramenta possibilita quatro opções para promover sua conta ou tweets específicos, atingindo um público maior ou exatamente seu público-alvo.
Também para aumentar a visibilidade da sua empresa, 2 aplicativos podem ajudar a gerenciar a sua conta e o tempo:
- Tweriod: Verifica o horário em que seus seguidores costumam ficar mais ativos, dando a possibilidade de você postar seus tweets no horário mais adequado, aumentando a visibilidade do seu conteúdo.
- Buffer: Serve para várias mídias e tem o objetivo de automatizar processos, por exemplo: você pode preparar um conteúdo para a semana inteira e a partir de horários previamente escolhidos por você, o buffer, fará o tweet, economizando seu tempo.
GOOGLE MEU NEGÓCIO
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que serve para colocar as informações da sua empresa no Google, como: nome do negócio, endereço, horário de funcionamento, entre outros, fazendo com que várias informações da sua empresa sejam encontradas.
Desta forma, assim que alguém buscar pelo nome do seu negócio, sua empresa será vista no Google e poderá atrair potenciais compradores.
Saiba como colocar sua empresa em destaque nas Rede de Pesquisa do Google e no Google Maps, faça agora o Mini Curso Google Meu Negócio, ele é totalmente gratuito e online.
Crie ações de impacto para Vender nas Redes Sociais
Suas ações na internet devem gerar vendas. Avalie todas as possibilidades apresentadas acima e impulsione seu produto ou serviço.
Algumas dicas para a promoção de ações é seguir este roteiro: defina suas personas.
- crie mensagens claras e objetivas;
- desperte a atenção visual para a loja;
- aposte na experiência do usuário;
- facilite a navegação;
- analise o comportamento dos visitantes.
Embora estas redes sociais possam impulsionar as vendas, há dificuldades sobre o tema de como investir em mídia paga. Por isso, sugiro que você dê uma olhada neste material massa: “O Guia de Mídia Paga para Inbound Marketing”.