Embora, aparentemente, o LinkedIn não esteja posicionado entre as redes sociais que são as mais queridinhas para conquistar clientes, recentemente, a plataforma atingiu 15 milhões de usuários brasileiros, como também, se tornou a maior rede de negócios online do mundo.
Mas, se você acha que essa ferramenta serve apenas como uma forma digital de conseguir networking, você pode com certeza estar perdendo bons negócios. Neste artigo, encontrará dicas práticas para que você possa conquistar seus clientes no LinkedIn e consiga vender cada vez mais!
Mantenha seu perfil atualizado
É comum as pessoas criarem perfis nas redes sociais e deixá-los incompletos. Afinal são muitas as informações para serem inseridas e muitas vezes, nem sempre todos têm tempo para preenchê-las, não é?!
Ter um perfil estratégico no seu LinkedIn é essencial para quem quer se destacar perante a concorrência. Por isso, deixe a preguiça um pouco de lado e dedique seu tempo para algo como o preenchimento do seu cadastro.
Então, fique bastante atento para o que não pode faltar no seu perfil do LinkedIn:
Busque uma foto profissional
Uma coisa todos nós concordamos que as fotos em documentos oficiais nunca ficam boas. E quem é que gostaria de tê-las em uma rede social? Mas, a verdade é que, mesmo que as suas fotos de férias na praia façam muito sucesso entre seus amigos, o LinkedIn não é o melhor lugar para elas.
Procure adotar uma imagem profissional. Vamos imaginar a seguinte situação: Como é que você iria para uma reunião com o seu potencial cliente? Essa é a foto ideal que você deveria usar.
Quer testar sua foto antes de publicá-la? Use o Photofeeler, essa é uma rede especializada em testar as suas fotos para ser usada em diferentes objetivos como no trabalho, socialmente e em encontros.
Tenha uma descrição interessante
Logo abaixo da sua foto, fica localizado a headline: é um campo no qual você pode colocar as informações do seu cargo atual e o local onde trabalha. Procure, adicionar informações que são essenciais como um certificado ou uma especialidade que se destaque no seu ramo de atuação.
Mostre suas competências e recomendações
É fundamental que você detalhe sobre a sua experiência profissional, o que faz e o que vende. Essa é uma ótima oportunidade para que atraia novos clientes.
Além do mais, explore as conexões que possui. Peça para que as pessoas recomendem o seu trabalho. Isso acaba tornando o seu perfil ainda mais qualificado e consequentemente gera cada vez mais credibilidade.
Informe seus contatos
Procure deixar sempre bem claro por quais meios e como você pode ser contatado, assim, os seus possíveis clientes poderão achá-lo mesmo quando você não estiver online no momento.
Interaja com sua rede
Curta, comente e compartilhe os conteúdos das pessoas que fazem parte da sua rede. Aproveite o momento em que outras as pessoas estão interagindo com o seu perfil para entrar em contato, e assim, iniciar um relacionamento, mande mensagens, troque ideias e, se surgir a possibilidade, agende uma reunião.
Amplie as suas conexões
Utilize os filtros do LinkedIn para localizar possíveis clientes para o seu negócio. Você pode pesquisar também através da localização, da área de atuação, a empresa, a titulação ou pela palavra-chave.
Além do mais, é possível reunir mais informações do seu público para ajudar tanto a montar apresentações de negócios como também até a formatar a persona que a sua empresa possui.
Se você tiver um plano premium, também pode usar o InMail como forma de entrar em contato com as pessoas que conseguiu localizar e convidá-las para fazer parte da sua rede. Além de ser simpático, ele também favorece que você inicie um diálogo.
Publique conteúdo de qualidade
Assim como o Facebook, o LinkedIn também possui uma timeline para que possa demonstrar as publicações da sua rede de contatos. Aproveite esse espaço para ser visto. Produza conteúdos que se tornem relevantes, como em um vídeo ou texto e que agreguem valor ao que você faz.
Mostre que você é uma autoridade no seu segmento e interaja com o público que se engajar com o que você posta. Certamente, você conseguirá ter excelentes oportunidades de gerar novos negócios.
Participe de grupos no LinkedIn
Os grupos são uma forma de ampliar as suas conexões de forma mais rápida e eficaz. Busque então participar dos que são mais relevantes para você. Interaja, contribua com seu conhecimento, incentive discussões, torne-se uma fonte de conhecimento.
Seguindo essas dicas simples, você conseguirá conquistar clientes no LinkedIn. Mas, é importante lembrar que existem outras mídias que você pode aliar à sua estratégia de marketing.
Porém, lembre-se de que o “clichê” já não é mais aceito! Inove na forma de fazer Marketing.