Sabemos do apreço que cada empreendedor tem pela sua empresa e o quanto ele se dedica. Porém, também estamos cientes das dificuldades encontradas no dia a dia e dos desafios econômicos que estamos enfrentando. Estes aspectos são enfatizados ainda mais pelos Erros de Gestão, aumentando o nível de mortalidade empresarial no nosso país.
Visto que trabalhamos para que as micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras possam crescer e melhorar os resultados e errar cada vez menos, listamos a seguir os 8 principais erros de gestão mais comuns nas MPEs para que você, empresário, possa identificar estas falhas com maior rapidez e saber como solucioná-las.
LEIA TAMBÉM: Definir o seu público-alvo: por que isso é tão importante?
#1 Falta de Planejamento é o primeiro dos Erros de Gestão
Muitos empresários iniciam as atividades da sua empresa sem realizar qualquer pesquisa de mercado, análise de viabilidade e/ou planejamento estratégico da empresa. A falta deste planejamento, sem definições claras de visão de futuro e objetivos, deixa a empresa sem um direcionamento correto a ser seguido.
O planejamento não é apenas importante na abertura do empreendimento, ele também é necessário durante toda a vida da empresa, para que você não se depare com a mesma situação que Alice no País das Maravilhas – perdida(o) e sem destino.
Esse é um dos principais erros de gestão que levam as micro e pequenas empresas à falência. Se você não quer cometer o mesmo erro da Alice, procure planejar a sua empresa. Conheça o “Passo a passo sobre Planejamento Estratégico“.
#2 Não ter controle financeiro
Controlar as finanças da empresa é uma atividade desafiadora vivenciada por muitas, e é neste aspecto que alguns empresários acabam se perdendo e misturando as contas pessoais com as contas do próprio negócio – um dos principais erros de gestão, sendo determinante para o controle de qualquer organização.
Deve-se ter atenção com o Controle e ao Fluxo de Caixa da empresa, ou seja, todo recurso financeiro que entra e sai do negócio. Pois o desconhecimento e descontrole dessas contas, pode levar a sérios problemas financeiros.
#3 Copiar modelos de negócios existentes
O empreendedorismo por necessidade ocorre quando o empresário não identifica uma boa oportunidade de mercado para empreender e acaba, em muitos casos, abrindo um novo negócio devido à necessidade financeira e esta atitude está atrelada a cópia integral de algum modelo de negócio já existente e caracteriza um grande problema para o surgimento de um novo negócio, dado que é difícil saber se o modelo copiado atua da melhor forma, em razão das particularidades e estrutura única de cada empresa.
Ao copiar uma ideia de negócio existente, você deve fazer ajustes no seu modelo para que ele se torne adequado à realidade do seu negócio. O correto, então, é reproduzir as melhores práticas do mercado adaptando-as às necessidades da sua empresa.
#4 Não acompanhar a rotina da empresa
O distanciamento entre o empresário e as atividades da empresa também é um erro de gestão comum nos estabelecimentos brasileiros.
Deixar a empresa a cargo exclusivamente de dirigentes (terceiros) é muito arriscado, uma vez que nem sempre os interesses de ambas as partes serão os mesmos.
Aqui não estamos falando que o empreendedor precisa trabalhar 24h por dia ou ficar supervisionando toda e qualquer atividade, mas, alertando para a necessidade de acompanhar as atividades da empresa, nem que seja por meio de indicadores e reuniões periódicas.
Aprenda a como mensurar os resultados da sua empresa lendo este texto que separamos para você!
#5 Falta de divulgação da marca e seus produtos
Não basta apenas ter bons produtos e serviços, um ótimo planejamento e controle interno, toda empresa deve ter uma boa divulgação da sua marca e dos produtos e serviços com os quais trabalha.
Esperar que a sua empresa tenha sucesso em vendas apenas através do “boca a boca” é um erro. Você também deve buscar outras estratégias de Marketing e Publicidade, dentre elas o Marketing Digital, para divulgar a sua marca.
Lembrando que você deve definir qual o seu público alvo, saber do que ele gosta. Ainda mais, deve conhecer qual o meio de comunicação que ele utiliza. Assim, poderá elaborar uma boa estratégia de comunicação.
#6 Não se adaptar às necessidades do mercado
O mercado está em constante mudança e o empresário que não busca novas oportunidades acaba ficando para trás. Não se informar sobre as necessidades do mercado acaba sendo um dos principais erros de gestão cometidos pelos microempresários.
Acompanhar as mudanças dos perfis e gostos dos consumidores, a entrada de novos concorrentes, as novas tecnologias disponíveis e as tendências do mercado são alguns aspectos que devem ser considerados por todas as empresas.
Sendo assim, é importante ficar atento a estas necessidades e procurar se atualizar através de feiras, cursos de especialização, Missões Empresariais e estudar o mercado.
LEIA TAMBÉM: Metodologias Ágeis que vão melhorar a produtividade da sua empresa
#7 Contratar mal e Privilegiar Parentes
Geralmente, os micro empreendimentos comentem erros durante o processo de contratação de novos talentos. E estes erros são ocasionados por:
- não possuir processos para recrutamento e seleção;
- ou por sempre realizar contratações de parentes ou de profissionais com base apenas em indicações.
Bem como, essas contratações geralmente selecionam pessoas que não têm o perfil ou capacidade técnica necessária para ocupar a função disponível, e que ocasionalmente termina na demissão do profissional mal contratado.
Além disso, essa estratégia errônea gera um prejuízo grande para a empresa já que todo investimento não gerará resultado.
#8 Não inovar
O antigo panorama do modelo concorrência por qualidade e preço já não é mais suficiente. Do mesmo modo, em um cenário onde as características e qualidade dos produtos/serviços são bem semelhantes se faz necessário inovar para criar um diferencial competitivo frente aos seus concorrentes.
Portanto, você deve buscar ter ideias inovadoras que criem um diferencial e gerem resultados para o seu negócio. Assim, este diferencial pode ser um ganho de produtividade; melhoria de processo; desenvolvimento de novos produtos e serviços; aprimoramento de práticas organizacionais; ou novas estratégias de marketing.
Leia este texto e “Conheça os principais obstáculos para Inovar nas Pequenas Empresas”
Agora que você já conhece os principais erros de gestão…
EVITE-OS! Você enquanto empreendedor deve monitorar todas as áreas da sua empresa, identificando as falhas e oportunidades de melhoria.
Pode parecer complicado, mas com organização e planejamento você será capaz de manter seu negócio saudável e planejar futuras estratégias que promoverão o crescimento da sua empresa.
Você conhece outro erro de gestão muito comum nas MPEs? Comente conosco!
Fonte: Sebrae Nacional