Como mensurar os resultados da sua empresa?

Muitos empreendedores não têm uma noção básica de como mensurar os resultados da sua empresa. Ao passo que em vários casos, vão vivendo dia após dia. Após um dia ruim, apenas torcem para que o seguinte seja melhor. Dificilmente sabem quais são seus custos, média de vendas, capacidade de atendimento, índice de satisfação dos clientes, dentre outros.

Até os que fazem alguma análise, prendem-se basicamente ao que a empresa vendeu ou deixou de vender. Já que se preocupam exclusivamente com o resultado (o fim), e não com o que ocasionou o resultado (o meio).

Dicas de como mensurar os resultados da sua empresa

Já dizia Edwards Deming, “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia”. A partir dessa frase, conseguimos extrair uma fórmula básica que pode nos auxiliar em um processo de gestão mais eficiente e eficaz.

Então, vamos as dicas:

Estabeleça indicadores

O que você considera relevante para sua empresa e que acredita que pode e deve ser mensurado? Por exemplo: considero que o índice de satisfação dos meus clientes é importante e que pode ser mensurado por meio de pesquisas.

Se para você, isso não é relevante, talvez considere mais interessante analisar o valor das vendas mensais (mesmo que não seja recomendável analisar apenas isso). Comece a pensar e identificar possíveis indicadores que devem ser mensurados.  Só para ilustrar, vejamos alguns exemplos: vendas mensais; ticket médio; inadimplência; percentual de satisfação de clientes; número de reclamações; número de colaboradores capacitados por ano; etc. De fato, este é um primeiro passo para descobrir como mensurar os resultados da sua empresa.

Levante dados e informações

Depois que os indicadores forem estabelecidos, sugiro analisar o histórico dos dados e informações de cada indicador estabelecido. Caso tenha definido que um dos indicadores é o total de vendas mensal, procure identificar o número de vendas dos últimos doze meses, o mesmo deve ser feito para os  demais indicadores: buscar os dados e informações geradas em outros períodos. Por meio dessa ação, você terá embasamento de informações que ajudarão na definição de seu planejamento estratégico e para a tomada de decisões.

Estabeleça metas

Após definir os indicadores e levantar o histórico de dados e informações, você terá como definir as suas metas. Ou seja, caso identifique que no mesmo mês do ano anterior você vendeu “X” reais, você poderá almejar um crescimento de X% para o mês vigente e até, para o ano seguinte.

Assim como, se você identificou que no mês de junho do ano anterior obteve “X” reais de custo fixo, você poderá almejar uma redução de X% para o mês de junho seguinte. Ao estabelecer metas, você e a sua equipe são estimulados a alcançar os objetivos do seu empreendimento. Vale destacar que não só estas metas devem ser metas atingíveis como, também, faz-se necessário seguir as duas etapas anteriores.

Monitore e acompanhe

De nada servirá a realização das etapas anteriores, caso não crie o hábito de monitorar e acompanhar os resultados obtidos. Considero essa etapa uma das mais importantes, pois, por meio dela que você identifica o rumo da empresa, podendo antecipar os fatos, ao invés de se lamentar pelas vendas ruins ou a insatisfação dos seus clientes. Ou seja, tudo isso também contribuirá para o acompanhamento da produtividade do seu negócio.

Sugiro que quinzenalmente ou, até mesmo, mensalmente, faça reuniões estratégicas a fim de analisar os indicadores e seus resultados. Agora é começar! Visto que você já tem as principais informações de como mensurar os resultados da sua empresa, já sabe da importância do tema, vá em frente e sucesso!

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Para refletir…

Lembre-se da metáfora de Alice no país das maravilhas: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve!”. Portanto, tome as rédeas! Seja o grande capitão do barco do seu negócio e navegue rumo ao sucesso.