O cenário econômico atual e a grande concorrência têm criado inúmeras barreiras para o empreendedor brasileiro. Com o uso constante da tecnologia, o perfil do consumidor vem mudando e, se nesse novo contexto atrair novos clientes é difícil, imagine garantir um bom faturamento?
Independente do tamanho da sua empresa, certamente a baixa lucratividade é um dos motivos que te fazem perder boas horas de sono. Mas, na grande maioria das vezes, medidas tomadas por desespero ou impulso geram ainda mais gastos e menos resultados.
Claro que não existe uma fórmula mágica que garanta redução de custos e aumento das vendas, mas, adotando algumas medidas, é possível expandir os negócios. Acompanhe as dicas que os consultores da Cysneiros separaram e fature o ano todo!
1- Fidelize seus clientes
Atualmente, ter uma boa carteira de clientes não basta, é preciso fidelizá-los. Melhor dizendo, o sucesso de um negócio está diretamente ligado ao seu número de fãs e não estamos nos referindo aqui às pessoas que curtem apenas as suas postagens, mas sim, aos consumidores que não só compram de você, mas se tornam verdadeiros embaixadores da sua marca.
Quando um cliente “apaixonado” realiza um marketing espontâneo para o seu negócio, isto é muito mais eficiente do que a maioria dos anúncios que você poderia ter realizado para atingi-los. Desse modo, você aumenta sua base de clientes sem gastar diretamente com isso.
Transformar um cliente em fã, além de mais barato, pode ser mais fácil do que você imagina. O primeiro passo é ter um bom atendimento. Escute seu cliente, ofereça descontos personalizados, distribua brindes a cada indicação ou ainda dê prioridade em lançamentos. O consumidor atual quer mais que produtos ou serviços, ele quer viver experiências únicas, quer se sentir importante para a empresa com a qual está se relacionando.
2 – Desenvolva um relacionamento
Já se perguntou por que hoje, num mercado antes tomado pelas empresas gigantes, a cada dia, mais e mais clientes buscam negócios menores e nichados?
Ora, se as grandes marcas conseguem mais opções de produtos e melhores valores, por que os consumidores estão migrando?
A resposta é simples: Eles estão atrás de um relacionamento com as marcas que usam, querem se sentir parte de um grupo e se envolver no que acreditam.
Com o uso massivo das novas tecnologias, muitos empreendedores correram para as redes sociais em busca desses novos consumidores e acabaram criando perfis apenas como uma versão digital de seus catálogos. O resultado? Grandes números de seguidores, baixas interações e pouquíssimas vendas.
Qual a solução? Busque transformar seus canais em um espaço de comunicação direta com o seu cliente. Antes de vender produtos, venda o seu negócio! Mostre que você pensa no seu cliente e o quer sempre por perto!
3 – Agregue valor
Quando se pensa em atrair novos clientes, muitas vezes a medida adotada é a diminuição dos preços! A conta parece bem simples: baixando os valores cobrados, ganho a concorrência e aumento as minhas vendas. Mas, essa conta funcionava para o mercado das empresas gigantes, hoje ela não bate mais!
Já reparou que o consumidor atual pode adquirir o mesmo produto de qualquer lugar do mundo a apenas um click? Ele agora tem o poder de decisão sobre os bens que deseja adquirir. Por isso, pesquisam, buscam referências e querem mais de uma empresa do que só o produto.
Num mundo com mais do mesmo, o preço é cada vez menos importante! As pessoas pagam o que acham justo pelo que você entrega. Então, busque maneiras de agregar valor ao que você oferece para que o seu produto ou serviço passe a ser lembrado positivamente e não porque custou pouco. Afinal, se o seu diferencial é só o valor cobrado, alguém sempre poderá fazer mais barato.
4 – Diversifique a sua oferta
Segundo o especialista em marketing Philip Kotler, “Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Então, ao invés de investir seus esforços em atrair um novo público, a melhor alternativa é aumentar o ticket médio dos que já possui. Ou seja, diversifique as opções de produtos e serviços oferecidos, crie combos, ofereça descontos na compra do segundo ou terceiro item.
Também é interessante fazer uma análise de tudo que estiver tendo pouca saída. Muitas vezes uma estratégia de marketing resolve a baixa demanda, mas, há casos em que é preciso realizar melhorias ou até substituições do produto. Você já parou para entender como é o processo de compras do seu cliente? Se ainda não, realizar um Mapeamento de Processos pode ser a solução que você vem procurando.
5 – Crie novos canais de distribuição
Pense um pouco: Quantas vezes nos últimos anos você guardou um folder ou cartão de visita de uma empresa? Em contrapartida, quantas vezes, apenas hoje, você entrou no Google ou em alguma rede social? A diferença é significativa e representa a realidade do mundo contemporâneo.
O consumidor moderno está online e, se ele está lá, o seu negócio também deve estar. Ter uma presença digital significativa é como conseguir uma vitrine na rua mais movimentada do mundo.
Mas antes de sair criando perfis nas redes sociais, procure entender o seu público. Que redes ele utiliza? Que linguagem usa? Que conteúdos mais consome? Entendendo o seu consumidor, você começa a escrever sua própria receita para um faturamento mais consistente.
Em todo caso, é importante frisar que antes de colocar todas essas etapas em andamento, você precisa realizar uma análise dos seus processos internos para conferir se não há etapas que estão prejudicando a sua lucratividade. Se notou que tem problemas de gestão, acompanhe nosso outro post e garanta a eficiência dos seus negócios.